20160415 – Thoughts

Bolsas, Brasil, China, Curiosidades, EUA, Europa, Petróleo, Thoughts

TÔNICA DO DIA

Bom dia a todos,IMG_20160414_100519

Invertendo a ordem vamos falar do interno.

Sendo breve. Chegamos no dia do Tchau Querida! Final de semana promete! 14hs no domingo..não dá pra perder! 

Já disse há muito tempo…mudei o curso da minha vida entre outras coisas por esse evento. Acredito que sim, muita coisa irá mudar. Não será a solução para todos os problemas, mas para alguns sim!

No desespero Dilma tentou apelar para o STF…não conseguiu…sabe que a derrota esta dada. Cunha perdeu ontem na questão da ordem da votação que agora será alternada…

A votação começá pelos deputados de Roraima, seguidos pelos do Rio Grande do Sul. Depois, votam os parlamentares de: SC, AP, PA, PR, MS, AM, RO, GO, DF, AC, TO, MT, SP, MA, CE, RJ, ES, PI, RN, MG, PB, PE, BA, SE e AL.

Ainda tem muito disse que me disse…falam de ser barrado no senado, o que eu acho mmmtoo improvável, falam de Dilma defender eleições em outubro, falam de radicalizações dos movimentos sociais…e por aí vai. Well não sei dizer, mas daqui pra frente teremos muita volatilidade e novidades afetando o mercado todos os dias. Mas acredito que acontecendo o impeatchment ainda tenhamos algum gás de curto prazo na bolsa…fiz post sobre isso.

Externamente os mercados não estão muito animados. Bolsas na Europa recuam (Stoxx 600 -0,4%) e futuros americanos apontam queda moderada de 0,2%.

O que está pegando? A meu ver o petróleo que cai quase 2%! Traders e investidores estão receosos de assumir novas posições Long com um evento mega importante no domingo…nesse caso não é o impeatchment, mas sim a reunião em Doha…a qual pode dar novas pistas acerca de congelamento de produção.

“Momentum is building behind an agreement that likely excludes Iran (and potentially Libya). While there will likely be little effect on the physical market an agreement would represent an important psychological shift in setting oil prices,” investment bank Jefferies said on Friday.

Bicicleta que não pedala cai…logo mercados para baixo. Com relação a isso, do que li, entendo que o encontro em Doha não parece ser tão market mover para novas altas, dado cenário de demanda ainda fraco, mas seria muito mais pelo lado da oferta de prevenir novas quedas. Abaixo comento sobre o petróleo…

Que mais? Tivemos o PIB chinês mostrando avanço de 6,7% na comparação anual..not bad! Em linha com estimativas. E o banco da China também trouxe report acerca da expansão monetária por lá que excedeu e muito as estimativas…esse $$ fluiu para construção e fez com que preços de casas pulassem 71% na comparação anual…super saudável…#NOT!

Ainda…Resultados dos bancos tem sido melhores que o esperado…tanto que as ações destes subiram…hoje é a vez da maior corretora dos EUA a Charles Schwab e do Citi apresentarem seus números…

É isso…foca na sexta! 

 

LÁ FORA

EUA – VIDA DURA PARA OS PEQUENOS

Gosto sempre de coisas diferentes..indicadores, divergências…coisas que pouca gente ou ninguém fala…é lá onde estão os calls mais interessantes.

Muito se fala da pujança da economia americana, por isso sou tentado a olhar sempre onde seria seu calcanhar de aquiles.

Este não é um dos casos, MAS é interessante ver alguns indicadores divergentes. Gráfico mostra que a confiança do consumidor por lá segue crescendo, se expandindo. Por outro lado, o índice de confiança dos pequenos empresários vem caindo desde 2015. Seria isso resultado de margens pressionadas com aumentos de salários, afetando o otimismo dos pequenos. Ponto aqui é que os pequenos juntos são grandes…e sua falta de otimismo não me parece um bom sinal…vale monitorar…

 

EUA – DEFESA É O MELHOR ATAQUE? 

Seguindo na linha das divergências, gráfico abaixo mostra outra. Não quero parecer negativo, nem tampouco pessimista…mas olhando sempre com outra perspectiva, investidores nos EUA tem se posicionado de uma forma bem conservadora, preferindo ações defensivas…por que será?

 

OURO – DIVERGÊNCIA INTERESSANTE

Ainda, apesar da queda no preço, e do apetite por risco, o ouro segue atrativo.

Ao menos o asset under management no ETF de ouro segue aumentando…Belo ponto levantado pelo CS. Quem tem C* medo!

Bearish sign? 

 

 

PETRÓLEO – DOHA E O REBALANCEAMENTO DA INDUSTRIA

Aquilo que já comentei algumas semanas…hedge funds desmontaram posições short no petróleo e hoje estão muito mais long…sempre um risco..domingo temos a reunião que pode confirmar ou não que essa aposta foi bem sucedida…veremos…para o curto prazo é sempre um risco.

http://bugg.com.br/2016/03/30/20160330-thoughts/

 

Já para o longo prazo, penso que esse mercado está se rebalanceando … toda essa celeuma gerada sobre o petróleo tem servido para uma coisa: reduzir a produção do shale gas nos EUA, o que é positivo para preços no médio/longo prazo.

 

 

Ademais, investimentos das empresas também se reduziu sobremaneira…o que de certa forma é um indicativo bullish também a meu ver. Da uma olhada na redução do CAPEX da industria esse ano versus 2015.

 

 

NO BRASIL

E AGORA JOSÉ? TRADING IDEAS…

Well sendo práticos: o evento está dado…impeatchment sai…por isso vinha focando comentários nos próximos passos, com Temer no governo.

Penso que bolsa pode sim andar…aliás não sou apenas eu…toda torcida do Flamengo está nessa.

financista1

financista2

Não é propaganda pro Financista, mas é fácil achar matérias desse tipo…consenso é sempre MUITO perigoso, mas acho que nesse caso exista razão para essas estimativas.

Sendo pragmático o que dá pra fazer? Trading Ideas:

(1) para os atrasados, comprar uma call fora do $ em BBAS ou Petro pode ser uma alternativa…suuuper arriscado;

(2) para os pessimistas, comprar uma put dessas mesmas empresas é um hedge emocional;

(3) para investidores, uma estrutura de capital protegido em BBAS não está mal…algo para junho por exemplo…proteção para queda e surfar uma parte da alta esperada…estou montando pra mim…;

(4) para investidores mais de médio prazo, foco na segunda e terceira linha da bolsa…comentei isso ontem…esses papeis voam e geram um belo alpha no médio prazo. Num cenário de ruptura e mudança de ciclo penso que são os papeis a serem olhados. que comentei ontem até…me incluo aqui….já comprei SMTO3…depois explico melhor….mas tem vários outros que merece ser olhados. Daqui pra frente foco nisso!

 

CALLS DO BUGG

Detesto fazer marketing pessoal, ou contar vantagem…juro que não é isso. Fiz um exercício de avaliação dos “calls” que soltei por aqui….só pra saber mesmo…mas o resultado me agradou deveras…bom saber que não estou tão mal assim! Melhor ainda é saber que teve gente que seguiu!

Óbvio que bolsa andou e ajudou, mas ainda assim, pensando com a cabeça de gerar retorno independentemente de qualquer coisa, fiquei satisfeito com o desempenho.

callsdobugg

Não coloquei alguns calls mais macros, tal como comprar ouro, o long&short DolarXEuro, as NTN’s que garantiam IPCA + 7% …. mas já adianto que todos andaram favoravelmente também! Vamos que vamos! Com tudo…menos com as costas!

 

CURIOSIDADES…

TEM TATUAGEM MELHOR NÃO? 

Cara tatuou Trump para se lembrar de ser uma pessoa melhor! Tem ideias melhores não?!

O pênis minúsculo é uma alusão ao slogan ‘Make America great again’ (Para tornar a América grande novamente). A tattoo se baseou no polêmico quadro da artista americana Illma Gore.

Pra quem quer saber mais:

http://blogs.oglobo.globo.com/tattoo/post/americano-tatua-retrato-de-donald-trump-nu.html

A tatuagem finalizada

 

Era isso, 

Abs.

WILL

 

 

Leave a Reply