20160621 – Thoughts

Bolsas, Brasil, China, Curiosidades, EUA, Europa, Thoughts, Tônica do Dia, Uncategorized

TÔNICA DO DIA

Bom dia a todos,

Vou ser breve aqui na tônica…mercados na Europa seguem a inércia de ontem e sobem cerca de 0,5% com o pound continuando a ganhar força na aposta que não vai ter Brexit, ou seja, o UK é nosso! heheeh…no caso europeu. Nos EUA futuros ensaiam uma alta também…cerca de 0,3%, lembrando que hoje tem fala da Yellen no congresso e senado, o que pode sempre trazer uma pitada de volatilidade ao mercado…na Ásia tivemos alta no Japão, mas queda na China e em outros mercados…no net o Asia Dow fechou positivo em 0,8%….petróleo cai mais de 1%.

Internamente não tem como deixar de comunicar a concordata mais aguardada e prevista do mercado…da OI…a notícia ecoa lá fora e não ajuda em nada na imagem do Brasil enquanto atração de investimentos…não é nada, não é nada, a OI era uma gigante de um setor importante…isso é o que eles enxergam lá fora….

No mais temos fala do Cunha a imprensa as 11hs..sabe-se lá o que pode vir…lava-jato sempre por aí…e operação turbulência da PF sobre a questão do avião usado por Eduardo Campos…

UM PARENTESES

Empiricus 2? Ahh muita gente pensou e/ou me sugeriu montar uma empresa de análise independente tal qual uma “Empiricus 2″…nunca foi minha intenção…pra quem quer algo assim, já esta sendo feito e tão marketeiro quanto: Trade4Life

Não é crítica não..só não é minha praia…no Bugg não vou vender nada, não pretendo ser mentor de ninguém, dar dicas “quentes” e cobrar por isso…sou apenas um cara dividindo algumas ideias de mercado com amigos….free…como tem que ser…economia colaborativa no mundo financeiro…rs…

 

 

LÁ FORA

 

EUA – ME DÊ MOTIVOS

O síndico Tima Maia era demais mesmo! Pra quem não viu a peça que retrata sua vida, recomendo fortemente! O FED parece querer motivos para aumentar os juros por lá…ontem comentei alguns vários motivos de porque não aumentar…well aqui vai um ao menos que pode ser uma preocupação para o FED.

Nível de endividamento das empresas nos EUA se encontra alto…pontos vermelhos mostram o nível de alavancagem existente quando o ciclo se inverteu e começaram a pipocar defaults (falências) por lá…

“Me dê motivos…pra aumentar os juros…”

 

 

 

THE BLOODY BREXIT FOR GOD SAKE 

Bla bla bla …BREXIT…muito barulho…não consigo ouvir direito! Quando essa balburdia acabar e a polemica com o referendo tiver passado, nego volta a fazer conta…Not cheap at all for God sake!

Gráfico de múltiplos P/E e EV/Ebitda da bolsa inglesa…

brexit

 

FLUXO EM COMMODITIES

Achei interessante esse gráfico de fluxo de investimentos em commodities….veja que o principal responsável pelos investimentos em commodities esse ano foi o fluxo para o ouro…#naovaitercasamento.

 

 

 

EUROPA – UMA PAUSA PARA ECONOMIA

Apesar da euforia com o Brexit que vimos ontem, vale fazer uma pausa para rever alguns dados da falhada macroeconomia europeia….euforia de ontem é compreensível…tivemos uma bazooka de liquidez por lá, taxas de juros historicamente baixas, logo tem dinheiro para ser aplicado…retirando o receio com o Brexit, abri-se espaço para uma certa corrida para ativos de risco. Não to aqui pra botar água no chopp, mas pra chamar atenção pra algumas coisas…

(1) Gastos com construção na Europa seguem bastante baixos…por que isso é importante? Por vários motivos: setor importante para crescimento econômico e para medir atividade por lá…ou seja, ainda fraca; é um setor que emprega muita gente; é um setor que alavanca crescimento de outros setores…e por aí vai…enfim…atividade fraca ainda nesse importante setor por lá…

 

 

(2) Expectativas inflacionárias seguem definhando…sinal de que a interpretação de mercado é: esse negócio não melhora tão cedo!

 

 

Só pra ilustrar, o PPI espanhol mostra uma deflação tão forte quanto a crise de 2008!

 

 

 

(3) Motor alemão mais exposto ao slowdown nos mercados emergentes…

 

 

Existem mais dados/indicadores mas não quero ser enfadonho….

 

 

CHINA – NA ABUNDÂNCIA DAS ÁGUAS O TOLO TERÁ SEDE! 

Esse provérbio que, se não me falha a memória, esta na bíblia, também foi belamente usado na música “Rat Race” do gênio Bob Marley. Penso que se trocasse a palavra “água” por “terra” e “sede” por “desfalque”, poderíamos usar para a realidade chinesa hoje…”na abundância das terras o tolo terá um desfalque em seu bolso” ..hehehe

Isso porque o preço de terra na China vem subindo vertiginosamente! Só mais um indício de bolha por lá. Gráfico abaixo mostra o preço médio de um terreno nas 100 principais cidades chinesas subiu cerca de 50% em 12 meses! Hoje preço médio de 1m² nessas cidades, custa R$ 1.607,35. Mais interessante é que terrenos custam mais que casas prontas em regiões próximas a essas pesquisadas.

 

 

 

NO BRASIL

Sei que estou devendo análises aqui de Brasil….aguardem…eu prometo melhorar! =)

 

BRASIL CAMPEÃO? VAMO REALZINHO! 

Não esse não é um post sobre futebol…até porque “Brasil campeão” e futebol são expressões que não andam muito juntas ultimamente.

Well só quis botar em contexto que o maior ajuste para tudo que vem acontecendo no mundo e em nossa economia, foi feito já no câmbio…veja que nossa moeda foi a de melhor performance quando comparada a importantes pares como a Rússia e África do Sul.

 

 

CURIOSIDADES…

BITCOIN NÃO PARA! 

Qual é o melhor não ativo do ano em termos de performance?

Acertou quem respondeu Bitcoin…olha a porrada que já deu no ano!

 

 

 

Era isso, 

Abs.

WILL

 

 

Leave a Reply