20160628 – Thoughts

Bolsas, Brasil, Curiosidades, Emergentes, EUA, Thoughts, Uncategorized
Tempo de leitura: 5 min

TÔNICA DO DIA

Bom dia a todos,

Vou ficar devendo a tônica pois hoje tenho um compromisso profissional…mas pelo que vi é dia de recuperação..

Pra mim dia corrido…ainda assim as análises estão aí!

 

LÁ FORA

 

#NÃOVAITERHIKE

Mercado coloca na conta agora que não vem hike nos juros tão cedo…parece que os ursos dominam mesmo…chances de o FED elevar os juros até dezembro despencaram de 50% para 15%!

naovaiterhike

 

 

EUA – O OVO OU A GALINHA? O CAPEX OU A PRODUTIVIDADE?

Já comentei bastante aqui do copo meio cheio, meio vazio da economia americana. Janet Yellen comentou em seu último speech que a falta de crescimento da produtividade americana é um problema que ela tem acompanhado de perto…já tinha comentado aqui …seguem os links:

PUT YOUR MONEY WHERE YOUR MOUTH IS!

NÃO VAI TER HIKE!

Confesso que não sei quem vem primeiro, o ovo ou a galinha, a falta de crescimento da produtividade é resultado de um baixo capex (investimentos) pelas empresas norte-americanas ou o não crescimento dessa produtividade faz com que as empresas não invistam? Acho que seria a falta de Capex mesmo que está levando a essa situação…veja que os investimentos vem caindo e com ele puxando a produtividade….

 

Corroborando a um cenário de menos investimentos e receios com o crescimento americano, tivemos o dado de gastos com construção despencando esse mês de junho…sem capex e investimento imobiliário o que faria a economia americana crescer? Não sei…só sei que #nãovaiterhike!

 

 

 

ALEMANHA – OS 3 PORQUINHOS

Lembra do célebre conto dos 3 porquinhos? Pois é o lobo mau chamado Brexit veio e soprou a casa dos comprados em Pound, derrubando-a…logo depois foi a vez da casa dos comprados em ações de bancos europeus que também foram pelos ares…mas parece haver uma casa alemã bem solidificada que é o porto seguro dos porquinhos investidores! Falo de ações de real estate por lá..por isso a alusão com os porquinhos e suas casas…alemão gosta de salsicha e casa tem a ver com Real Estate (ahh, ahh… entenderam o trocadalho do carilho?).

“The German residential story is largely intact despite significant political and economic uncertainty,” Morgan Stanley analyst Bianca Riemer wrote in a note to clients on Monday in which she increased her rating on Vonovia’s stock to buy from hold.

Talvez esse bom desempenho do setor de Real Estate explique a melhora no Zew (índice de expectativas econômicas), superando inclusive as estimativas por lá.

 

ALEMANHA – NA TERRA DOS YIELDS NEGATIVOS

Seguindo na Alemanha, ontem e outros dias comentei aqui sobre os efeitos da aversão a risco em nível global sendo aliado a liquidez abundante sendo precificada sob a forma de yields negativos…ou seja, investidores compram títulos de ativos considerados seguros, seus preços sobem e seus yields despencam…esse gráfico mostra a realidade dos títulos alemães…

 

 

 

NO BRASIL

 

ANÁLISE DE PADEIRO

Gosto de análises simples…contas de padeiro…sem nenhum demérito…lembro que quando pequeno ia comprar pão para minha vó…morei no interior até meus 8 anos…gloriosa Cruz Alta,…sou missioneiro, criado em terra vermelha! Voltando…lembro que admirava a capacidade do padeiro em fazer contas “difíceis” pra mim com tamanha facilidade…ele escrevia no papel do pão com aquele lápis que guardava na orelha, o preço do leite, manteiga, presunto, queijo e o pão e calculava tudo de uma vez só…uau!!! Do alto dos meus 7 anos pensava “cara esperto ele hein!”

Enfim aqui vai uma análise simples de nossa realidade…o Economatica calcula o crescimento da Receita Líquida Operacional das empresas de capital aberto desde 1987…em 2015 esta teve queda de 5,43% quando descontada a inflação…ou seja, um decréscimo real, apesar do crescimento nominal. Esse cenário não era registrado desde 1998, quando as empresas tiveram queda de -0,54%.  O gráfico deixa claro o tamanho da dificuldade enfrentada em 1990…

No 1T16, os números também não são nada favoráveis! Houve queda de 7,64%….

A análise aqui é simples…top line decrescendo é um bom ou péssimo sinal? Ruim não é mesmo?! Sim exatamente isso….por isso resultados do 1T16 foram tão fracos.

A pergunta que não quer calar é: chegamos ao fundo do poço?! Meu palpite é: sim e esse 2T16 vai ser o fundo do poço.

receita economatica

 

 

 

CURIOSIDADES…

O QUÃO IMPORTANTE É ESTAR CONECTADO? 

Interessante nossa posição nesse contexto mundial de estar sempre conectado…mas seria por conta do face e instagram ou por questões de trabalho? rs

Infographic: Always Connected? | Statista

 

Era isso, 

Abs.

WILL

 

 

Leave a Reply