buggCapa

20160629 – Thoughts

Bolsas, Brasil, Curiosidades, Emergentes, EUA, Europa, Tônica do Dia, Uncategorized

TÔNICA DO DIA

Bom dia a todos,antigas-garrafas-de-agua-tonica-antarctica-290-ml-13733-MLB139598645_3946-O

Serei breve aqui…o rebound de ontem continua por hoje e parece que o temor  com o Brexit fica de lado e bolsas seguem reagindo. Mercados na Ásia tiveram sessão positiva +1,9%, na Europa alta de 2,14% inclusive com o pound se recuperando a subindo 0,5%, futuros americanos com 0,6% de alta e petróleo sobe mais de 1%. Mas me chamou atenção o fato de alguns ativos considerados “heaven” não estarem na ponta oposta daquilo que seria o normal com o apetite por risco ligado….ouro sobe 0,17% e yields de títulos seguem em queda…estranho.

O que motiva essas altas? Poderia dizer que além dos motivos técnicos normais (cobertura de vendidos, realização de lucro pra quem vendeu, um ou outro short squeeze) existe a perspectivas de os BC’s do mundo reagirem para acalmar mercado e atenuar danos do Brexit, além do #nãovaiterhike. Mercado começa a colocar na conta que nesse cenário não existe espaço para elevação de juros nos EUA…algo positivo pra nós emergentes.

Internamente, comentei aqui na segunda que não ficava tão pessimista…era óbvio que o pânico global ia bater em nossas ações aqui, mas passado isso, penso que com o mercado de commodities (especialmente agrícolas) e emergentes podem se mostrar resilientes a essa crise no mundo desenvolvido. O desempenho das commodities não foi de pânico pois existe um fundamento altista…além disso a liquidez abundante externa pode migrar pra cá (nem q seja um pouquinho). Junto a isso tu tem o Brasil tentando arrumar a casa e um cenário de não elevação de juros nos EUA…me parece positivo não? comento mais sobre isso no post: NÃO DIGAM QUE NÃO FALEI…

O ajuste maior está sendo feito no câmbio, ainda mais após as declarações do Ilan ontem e também porque as empresas devem trazer resultados trimestrais do 2T16 bem ruinzinhos…mostrando o fundo do poço…além do que a melhora na confiança dos agentes (comento no post: A MULHER TRAÍDA READQUIRE A CONFIANÇA 2) tem q ser traduzida em operação: compra e venda de produtos!

 

LÁ FORA

 

OS EMERGENTES E A MAROLINHA DO BREXIT

Com todo esse frenesi causado pelo Brexit, os emergentes se saíram bem…aqui vai uma análise da volatilidade em países desenvolvidos e depois emergentes…a tormenta Brexit foi só uma marolinha aqui (parafraseando Lula)…

 

 

Veja que os yields dos títulos russos por exemplo nem se mexeram!

 

 

Comentei já que o Real passou muito bem por toda essa tormenta…

Isso nos diz algo não? Sim! Primeiro, o que interessa para os emergentes são os movimentos de commodities, as quais se mantiveram bem frente a toda essa tormenta (isso pensando no médio prazo…no curtíssimo, vimos que bolsas caíram, algo normal mesmo). Dá uma olhada:

commoditiesposbrexit

 

Segundo, como comentei na segunda, abre-se uma janela positiva pra emergentes…Brexit já passou, não elevação de juros nos EUA, busca por diversificação + juros baixos no mundo podem trazer recursos para países com bons fundamentos….oremos!

 

 

TRADE NADA FÁCIL, MAS ÓBVIO…

A análise do movimento da volatilidade que postei acima, me fez pensar sobre um trade nada fácil, mas óbvio…

Movimentos de estresse e pânico no mercado são corriqueiros…devemos aprender a lidar com isso…eles vem e vão. Um trade não simples mas diria que quase óbvio é a compra de volatilidade…

Não é simples porque fazê-lo através de uma estrutura de opções requer que tu acerte na mosca o timming o que é deveras difícil; confesso que nem sei como se faz para comprar VIX lá fora, mas entendo que tenha a variável câmbio no meio que pode atrapalhar tua operação, além do custo de carregar essa operação contra um CDI, dado que por vezes, os spikes observados na volatilidade demoram para acontecer….

Mas enfim volta e meia acontece….e agora, voltamos ao normal….

vix

 

 

 

 

NO BRASIL

 

NÃO DIGAM QUE NÃO FALEI…

Vou ser bem repetitivo…não é por falta de conteúdo, mas é pra reforçar mesmo! Comentei na tônica do Dia de hoje, algo que havia falado na segunda…reforço aqui porque já parece acontecer o que falei! 

 

Internamente, não fico tão pessimista…o que acontece, o mercado de commodities e emergentes podem se mostrar resilientes a essa crise no mundo desenvolvido. Veja que o desempenho das commodities até agora não foi de pânico…. O fundamento para commodities agrícolas (não metálicas) parece altista, temos uma liquidez abundante que pode migrar (ainda que em pequena escala) para os mercados emergentes, na linha da diversificação. All in all, Brasil vem “tentando arrumar a casa” e parece termos chegado ao fundo do poço…Real se mostrou resiliente nesse turbilhão de novidades que vivemos, e temos um cenário de não elevação de juros. Penso que passada essa paúra, mercado possa voltar a especular medidas de socorro pelos BC’s (algo já comentado sobre China) e isso poderia motivar um cenário positivo internamente…veremos….isso tudo SE esse Brexit não sacudir o mundo tal que tudo desabe…hehehe

 

Aí leio no Infomoney o seguinte:

comprebr

 

Tivemos ainda o UBS soltando seu viés positivo com Brasil, citando coisas que tinha comentado: Brasil arrumando a casa e commodities…

comprebr3

comprebr2

E sobre a confiança que ele citou…segue o post abaixo

Vamos as compras? 

 

 

A MULHER TRAÍDA READQUIRE A CONFIANÇA 2

Comentei aqui já sobre a confiança sendo recuperada…a mulher traída…rs

Coloco aqui uma compilação dos indicadores de confiança…todos mostrando melhora! Isso é muito relevante!

Penso que que essa é a grande alteração do cenário macro para o segundo semestre!

BR_conf ind BR_conf comerc

BR_conf consum BR_conf serv

 

Acompanhar esses dados que, sendo confirmados, irão nos tirar do fundo do poço que nos encontramos. Não preciso nem dizer o quanto confiança é importante para bolsa né? Em julho temos nova rodada de dados…vale monitorar para ver a inflexão na atividade econômica de fato!

 

 

 

 

CURIOSIDADES…

O LUGAR MAIS SEGURO PARA O SEU DINHEIRO! 

Nessa era de incerteza qual seria o lugar mais seguro para colocar seu dinheiro?

Para os japoneses, no cofre! Vendas de cofres por lá tiveram um salto!

 

 

 

Era isso, 

Abs.

WILL

 

 

Leave a Reply