commoditys

BRASIL – SOMOS COMMODITIES ?!

Bolsas, Brasil, Moedas

Não adianta dizer que não…Brasil é visto aí fora como commodity! Será?? Me pergunto muito sobre isso…

Mas me parece ser a simplificação necessária para o gringo rapidamente entender e tomar a decisão de “traidar” Brasil. O que quero dizer com isso? É que o desempenho das commodities explicam e bastante o desempenho de nossa bolsa.

Mas repara que mais recentemente tivemos um descolamento interessante (gráfico abaixo: Ibov é a linha roxa e o DJ commodities o gráfico de candles). Ainda que o DJ Commodity Index seja discutível para fazer essa comparação, penso que essa nos diz algo…

somoscommodities

 

Em suma, passamos o ano todo de 2015 seguindo em linha com as commodities…até que o impeatchment surge e muda um pouco as coisas de figura…descolamos em março e voltamos a colar em junho…descolamos novamente, mas será que isso durara? Será que passado o impeatchment não voltaremos a ser negociado como commodity?

 

Interessante notar que o efeito na moeda também é semelhante…dá uma olhada nesse gráfico que compila o CRB com o Emerging Currency Index…

 

 

Minha ressalva aqui é porque li que alguns investidores começam a se questionar se o rally de emergentes não estaria chegando ao fim…

Entenda: commodities se recuperaram, como vimos acima…mas movimento nos emergentes foi bem mais amplo…logo teria corrigido grande parte de erros de precificação passado.

Veja esse gráfico abaixo que pega desde as mínimas de janeiro – linha azul é o MSCI World (todas bolsas junto), em vermelho o MSCI Emergentes e em verde o Ibovespa. Chama atenção nossa outperform não é mesmo?

 

somoscommodities2

 

Pois é você pode estar pensando que claramente isso irá corrigir…certo?

Tentei induzir o leitor ao erro de pensar dessa forma…mas deixe-me passar um pouco da aflição de um gestor de carteiras pra você….existem alguns bons bilhões de dólares que ainda não foi direcionado para mercados emergentes…logo essa ideia de que esse movimento de entrada de recursos para emergentes estaria acabando pode não ser verdade! Eai nossa bolsa tem muito pra andar!

Veja que o fluxo de investimento estrangeiro para mercados emergentes ainda esta longe das máximas de anos atras…

 

somoscommodities3

 

Soma-se a isso algumas pesquisas que mostram que o investidor estrangeiro está não só de olho no Brasil, mas com viés otimista para nossa macroeconomia…rel recente do Santander mostra isso…

somoscommodities4

 

 

E a pergunta é: eai Will qual setores vão performar? O que eu compro ou vendo?

idk shrug colin farrell doubt in bruges

 

“Empiricamente” sugestões infalíveis para ganhar 400% na bolsa me parecem fadadas ao fracasso…ehehe… mas é aquela história se você vive de fazer previsões ou análises faça um monte delas, alguma você vai acertar! hehehe

Sobre os setores penso que melhor que isso, é olhar as empresas mesmo. Nesse sentido, busco fazer isso na minha carteira e vou postando coisas aqui … falei de Fibria semana passada…segue valendo a pena na minha humilde opinião…

 

 

 

Leave a Reply