TÔNICA DA SEMANA – 20160919

A Tônica, Bolsas, Brasil, EUA, Lá Fora, Thoughts

Começo aqui fazendo propaganda de outro post….sobre os EUA:

EUA – A FALÁCIA DO AUMENTO DE JUROS…

Mas é sério…é um must read!

Esse e outro que explica a importância dos 0,25% de aumento nos juros por lá:

POR QUE 0,25% DE AUMENTO DE JUROS NOS EUA FAZEM TANTA DIFERENÇA?!

Sério, são importantes…

Por quê?

Porque é simplesmente o maior risco de mercado atualmente! Só por isso!

Dá uma olhada na pesquisa da Merril sobre qual seria o maior driver para ações atualmente no mundo:

 

 

Não obstante ser um risco tremendo, grande parte dos investidores acredita que ambos ativos, ações e bonds, estão sobreavaliados (vide gráfico). Logo qualquer susto gera a paúra instaurada desde sexta, dia 09/09.

 

bondsovervalued

 

Mas calma, nem tudo está perdido…na verdade, no relativo, emergentes seguem sendo uma boa aposta para o dinheiro que está sem paradeiro por aí….veja que ele tem fluido para emergentes:

 

 

Só penso que essa realização atual, super saudável, não é culpa dos outros…veja que os dados de nossa economia seguem horrorosos, logo isso acaba exercendo certa influência nos preços…não por acaso o CDS brasileiro voltou a subir…

 

 

cdsbrazil

 

 

Pra essa semana a meu ver a tônica é de espera até quarta as 15hs quando Janete deve manter os juros inalterados…isso tá praticamente dado…seria uma surpresa muito grande acontecer algo diferente….mas então…penso que o mercado deve ficar meio parado de lado e tomar rumo na quarta…lembrando, 15hs!

E depois…nada muda a meu ver…mercado seguirá tentando descobrir se FED aumenta ou não juros e se o trade de surfar os yields para baixo realmente acabou…tipo e agora, para onde vamos?

No mais, em termos de agenda, fora esse evento:

  • hoje tem o IBC-Br no Brasil, Focus, IPCA-15 e vencimento de opções.
  • terça tem dados de housing nos EUA.
  • quarta é o dia! Temos a decisão de juros no Japão seguida da coletiva e sempre a possibilidade de um “estimulozinho” do governo; temos estoques de petróleo; e óbvio o evento da semana que é a fala da janete.
  • quinta tem Mr.Draghi falando após o relatório mensal do BCE.
  • sexta temos PMI’s da zona da UE e alguns discursos de dirigentes do FED…preparem-se!

 

Semana passada comentei que deveríamos seguir a tônica externa de realização…resultado? Queda de 1,6% do IBOV na semana!

Penso que a questão do FED dará a tônica, mas internamente sempre tem algo acontecendo…

Mesmo com o recesso branco do congresso, a cena política ainda tem a sua relevância dado que o paladino mascarado Eduardo Cunha atacou homem forte do governo Temer….ainda que sua credibilidade esteja arranhada, me preocupa se ele sai disparando sua metralhadora de maldades por aí. Mais detalhes na repo do Infomoney:

http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/5551146/eduardo-cunha-ataca-homem-forte-governo-temer-preocupa-palacio-planalto

Olhando numa perspectiva semanal, há espaço para realizações até os 55k? me corrijam se eu estiver errado, mas enfim….penso que até aí ainda seria saudável. A julgar pela carruagem, seguimos para lá….mas sem perder a fé e o bom ânimo! 

Boa semana a todos.

 

Leave a Reply