tonicadasemana2

TÔNICA DA SEMANA – 20160926

A Tônica, Tônica do Dia

Começo pelo que normalmente coloco no fim, a agenda…mas com uma boa razão: sinceramente não sei o que vai acontecer nessa semana, mas fazia tempoo que não via uma semana TÃO INTENSA em indicadores assim há muito tempo!!

Segunda: dados importantes acerca da economia alemã; discurso de 2 diretores do FED; Super Mario Draghi falando; debate entre Hillary e Trump a noite.

Terça: o importantíssimo relatório de inflação no Brasil, e a confiança do consumidor no Brasil e nos EUA; diretor do FOMC falando e PMI de serviços nos EUA.

Quarta: estoques de petróleo e reunião a OPEP; encomenda de bens duraveis nos EUA; 2 diretores do FOMC discursam, além da chefona Janet Yellen; Super Mario Draghi fala novamente

Quinta: PIB trimestral dos EUA e vendas de moradias por lá.

Sexta: resultado fiscal do Brasil (contas do governo); PIB do UK; CPI europeu; confiança do consumidor de Michigan e PMI de Chicago nos EUA.

Sem data: aprovação da PEC 241/2016 que limita o crescimento dos gastos do governo.

 

Se fosse pra chutar diria que vai ser tipo Galvão narrando a natação:

 

Brincadeiras a parte, temos eventos potencialmente relevantes pra mercado…

Se fosse pra destacar…diria o relatório de inflação no Brasil tem sua importância para o cenário de juros interno e é muito importante de ser acompanhado.

Externamente, o meeting da OPEP e o super Mario falando para o estressado mercado europeu são os mais relevantes. Para o mercado lá fora, é bem possível que esse VIX (indicador de volatilidade do mercado) dê outra estressada…é batata amigo…mijou fora do pinico esse negócio faz spike….

 

vixsetfim

 

Então esse rally que vimos em nosso bolsa na semana que passou corre sérios riscos…tanto de ser confirmado quanto de ser relativizado…o cenário não muda do dia pra noite, mas da mesma forma que a fala da Janet deu um gás para os emergentes na semana que passou (vide gráfico),

 

essa quantidade de eventos relevantes é sempre nociva para mercados frágeis como o nosso. 

 

No entanto, penso que se o governo conseguir aprovar a PEC 241 que limita os gastos temos um BAITA trigger para nossa bolsa andar e ir além dos 60k.

 

Uma ideia que deixo com vocês é: aproveitar as altas para para vender umas opções de compra (calls) …estratégia boa para quem tem papéis que não quer se desfazer destes. Limita a alta, é verdade, mas reduz o preço de compra do papel o que é sempre uma boa…além disso, quando recomendo isso, estou pensando com uma cabeça de gerar retorno absoluto…bater o CDI mesmo.

Enfim, penso que a tônica e dica de deixo para essa semana é essa aí debaixo:

 

Leave a Reply