pexels-photo-87236-large

PETRÓLEO – PODE CASAR MEU FILHO

Petróleo

Tem uma historinha interessante sobre casamento…certa vez um rapaz perto dos 30 anos, com um emprego bom, relacionamento estável com sua namorada chega para o pai e fala: vou me casar. Ao que o pai responde instantaneamente: peça desculpas a mim!

O rapaz sem entender indaga: por quê? O que eu fiz? Você não gostou da notícia? Tem algo contra meu relacionamento?

Pai: peça desculpas. Filho: Por quê?  Pai: peça desculpas.

Filho: Por quê?  (e isso segue por alguns minutos)…até que o filho cansado resolve atender o pedido do pai e diz: Ok! Desculpe! Não sei pelo que, mas me desculpe!

Ao que o pai responde: ok, você está pronto para casar então!

Por que comento isso? 

Porque não sou um especialista em petróleo, mas comentei aqui algumas vezes que não via muito espaço, dado conjuntura macro no mundo, para fortes valorizações da commoditie. E veja que o mesmo andou…portanto caro leitor, me desculpe. 

petroleoout16

 

O que motivou essa alta recente?

3 FATORES: 

(i) Tivemos alguns dados de estoque mostrando que o mesmo se reduziu… (ii) declarações do ministro de energia saudita: “It is not unthinkable that we could see $60 by year-end,”… (iii) e pra fechar a conta os russos deram declarações que estariam dispostos a cooperar para reduzir a oferta da commoditie no mundo (postei um gráfico do crescimento do output de petróleo russo nos últimos anos….para ver, CLIQUE AQUI).

Será sustentável essa alta? Não sei…mas me chama atenção alguns pontos:

Essa semana que passou a elevação dos estoques mostrados pelo American Petroleum Institute trouxe um freio para expansão do preço do petróleo…o mesmo foi confirmado com o dado do departamento de energia americano também mostrando elevação..

 

Não obstante, a produção da OPEC (países expostadores) segue avançando…

 

E essa alta nos preços tem permitido alguns produtores fixarem preços no mercado futuro e com isso voltarem a produzir. Dá uma olhada nesse gráfico que mostra um maior uso das plataformas de petróleo nos EUA…

Com isso fica difícil acreditar que esse petróleo vá para os US$ 60 comentado pelo ministro árabe. 

Gráfico abaixo (o primeiro) mostra que os estoques seguem elevados quando comparado a média de 5 anos…

 

 

Mas é verdade que em termos de dias de oferta, tem havido um ajuste…o qual ajuda a justificar a elevação de preço.

O problema parece ser o fato de que só os EUA realmente vem diminuindo sua produção (talvez isso mude, conforme gráfico acima das plataformas)…como mostrei alí em cima países exportadores seguem produzindo a todo vapor…enquanto nos EUA a produção da commoditie se encontra no menor nível em 48 estados!

 

Comento aqui porque o petróleo exerce uma tremenda influencia em diversos ativos, notadamente emergentes….vide o caso de Petrobras que vem subindo forte em bolsa (obviamente que nesse caso tem vários fatores micro que ajudam a justificar também).

Enfim, sigo achando que esses US$ 60,00 meio difíceis de serem atingidos…mas posso estar errado de novo…

#mybad

 

 

Leave a Reply