cisne-negro2

TÔNICA DA SEMANA – 20161031

A Tônica, Bolsas, Brasil, EUA, Europa, Lá Fora, Moedas

Vamos lá para essa semana quebrada pelos finados…a bruxa estaria solta? Será que teremos mudança de tendência? Na verdade os mercados lá fora já não estão tão bonitos assim…aqui dentro é que a pujança das commodities e a entrada massiva de gringos nos catapultou a outros patamares.

Mas lembro que a lua mudou no domingo…seria um novo ciclo? hehehe…Quem sabe…os ursos estão loucos para que aconteça, mas mas contra tendência é sempre mais difícil não é? Sofre na pele isso! Conto mais no post da CARTEIRA DO WILL.

De qualquer forma tem uns cisne negros por aí:

Cisne negro 1: FBI em cima de Hillary elevando as possibilidades de vitória de Trump…mas já li que isso não afetou lá essas coisas….

Cisne negro 2: geopolítico na Europa…Alemanha estria enviando tanques para fronteira com a Rússia para em tese proteger a Lituânia…da uma olhada:

Alemanha enviará tanques à fronteira russa

Estranho…e na Islândia piratas tomam o poder! Não você não leu errado e eu não estou bêbado:

Islândia pode se tornar o primeiro país governado por piratas

 

Temos resultados aqui que podem sustentar nossa bolsa, assim como o bom resultado das eleições e a liquidez global….De qualquer forma, não pelos cisnes, mas acredito que podemos ter uma pausa para respirar nesse mercado…ou então abrem-se as portas para ativos considerados de segunda linha que ficaram pra trás.

 

YIELDS…TUDO QUE CAI TEM Q SUBIR?

Um assunto novo que já está sendo comentado lá fora é a questão dos yields que vem subindo nas mais diversas economias…comentei muito aqui que vivíamos em um mundo de juros negativos, mas isso esta mudando! Comento bem sobre isso no post sobre Europa (EUROPA – DE REPENTE AS COISAS MUDAM DE LUGAR) mas basicamente o que estamos vendo é que tivemos alguns sinais de inflação ainda que tímida….

 

 

e isso motivou muita gente a vender seus bonds/títulos e pararem de apostar que juro vai ficar negativo pra sempre! Esse é o ponto! Nego tinha precificado que juros no mundo ficariam significativamente baixos por MTO tempo! Esses sinais, ainda que fracos, de inflação faz muita gente se zerar…

Nos EUA a perspectiva de aumento de juros ja está sendo precificada:

 

 

E isso tem implicações para o mundo todo, inclusive emergentes!! 

Comentei isso no post sobre o Brasil e no da Europa:

BRASIL – WHO CARES?

EUROPA – DE REPENTE AS COISAS MUDAM DE LUGAR

 

Entramos na última semana antes das eleições nos EUA (08/11), então qualquer notícia de emails, FBI e outras coisas mais podem roubar a cena….mesmo assim vamos a agenda: 

Segunda: Dados de inflação e PIB da zona do Euro; PMI de Chicago e a noite o PMI Chinês.

Terça: PMI da industria inglesa; PMI da industria americana; Produção Industrial e dados da Fenabrave no Brasil.

Quarta: feriado por aqui mas muita coisa acontecendo lá fora; preços de imóveis e PMI da construção no UK ; PMI da industria e tx de desemprego na Alemanha; PMI da industria na Europa; pesquisa ADP nos EUA e estoques de petróleo. E ainda tem a reunião do FOMC que ninguém espera nada demais, mas é sempre um evento importante.

Quinta:  tx de desemprego na Europa; decisão de juros no UK; pedidos de auxílio desemprego, ISM e PMI de serviços e encomenda de bens duráveis nos EUA.

Sexta: IPC-Fipe por aqui; PMI de serviços na Europa; Payroll nos EUA e discursos de vários diretores do FED.

 

Em termos de balanços temos:

resultados2

Leave a Reply