BRASIL – IBOV DEU “PT”?

Bolsas, Brasil

A culpa é sua

Se eu tô aqui jogado
no meio da rua

(…)

E agora fala
Que droga de amor
É esse que sentia

Ontem eu era o amor da sua vida
E hoje eu sou o que? E hoje eu sou o que?
Hoje eu sou passado pra você.

Paran ra ra paran ra ra….

 

Encerramos setembro nos 58.367 pontos…veio outubro…juras de amor e gringos entrando aqui no Brasil comprando ações…ativos e o Ibovespa voando chegando a bater 65k …chegou a nossa vez…agora é só amor…

Mudou o mês, mudou a lua, mudou o presidente nos EUA e os gringos parecem ter zarpado daqui…tiram mais de R$ 3 bi nessas 2 primeiras semanas de novembro!

Eu fui tão inocente Por acreditar que ainda me amava

Que droga de amor é esse que sentiam? 

 

Poisé amigo…mercados flutuam…por isso tento manter minhas emoções sob controle e focar naquilo que realmente faz sentido…acredito que preços de ações possuem uma correlação com os fundamentos e o desempenho de suas atividades…logo temos sempre que olhar o que esta acontecendo na economia real!

 

Nesse sentido me parece emblemático o dado que tivemos semana passada do IBC-Br, espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrando uma pequena alta de 0,15 % em setembro na comparação com agosto e terminou o terceiro trimestre com contração de 0,78 % sobre o período anterior. O mercado projetava ao redor dos 0,20% em setembro.

ibcbrset16

prodindset16

 

A economia brasileira completou mais um trimestre com retração, o sétimo consecutivo pela métrica do Banco Central (BC), na série com ajuste sazonal. É a pior sequência da série estatística iniciada em 2003.

Sim isso já é passado e já está refletido nos resultados das ações agora do 3T…aliás comento sobre isso no post:

SERÁ QUE AS EMPRESAS BRASILEIRAS ESTÃO FAZENDO O FEIJÃO COM ARROZ?

 

Mas a questão é que muito da expectativa positiva ou de recuperação da atividade econômica interna infelizmente não está se concretizando. 

 

Pra corroborar tem mais um dado interessante. O Índice ABCR  (Associação Brasileira de Concessões de Rodovias) de atividade referente ao mês de outubro apresentou queda de 0,4% na comparação com setembro. O índice que mede o fluxo de veículos nas estradas concedidas à iniciativa privada.

Mas o que destaco aqui é que o que puxou pra baixo foi a redução do fluxo de pesados (caminhões) em 3,1%! Temos notadamente um modal rodoviário de logística de distribuição interna…então se tem menos caminhão rodando por aí temos sim um MAL SINAL! 

Em relação a outubro de 2016 sobre outubro de 2015, o índice total caiu 7,5%. Nessa mesma base de comparação, o fluxo de veículos leves e pesados apresentou queda de 6,1% e 11,5%, respectivamente.

abcr

 

Não sou pessimista, não me entenda mal. 

Mas também não sou de acreditar em milagre…faltando 2 meses para o natal (em outubro) ver o fluxo de caminhões se reduzindo nessa magnitude me preocupa.

 

Outro dado que é meio lento em mostrar melhora, mas que tem que ser olhado é o emprego…e aqui, nenhuma melhora…o que é bem ruim para a aposta de melhora no consumo…

empregoitaunov16

 

 

Mas então já era Will?

 

Minha visão além do alcance:

Resultado de imagem para visão além do alcance

4T vai decepcionar em termos de crescimento econômico e nego vai ver que projetar crescimento de 2% pro Brasil em 2017 é loucura e vão revisar cada vez mais para baixo.

Atividade fraca que seguirá no 1T17 aliada a uma inflação mais controlada (vide gráfico do ITAU abaixo) forçará o Bacen a dar uma porrada nos juros para baixo em algum momento.  Não será agora em dezembro porque existe o receio Trump instaurado nos mercados…mas pode esperar no 1T17 vem.

E com uma base de comparação muito fraca, alguma recomposição de estoques e os investimentos que o governo comenta saindo do papel teremos a volta do crescimento no 2T17.

 

inflacaoitaunov16

 

E o IBOVESPA? Comento mais nesse post aqui:

 

 

Bom…acho que é isso…vou

Pega meu violão
Um copo uma cerveja
Um uísque e um cigarro

 

 

 

 

Leave a Reply