BRASIL – IBOV DEU “PT”? #NOT – parte 2

Bolsas, Brasil

Primeiro post foi aquele sofrido… realidade é foda, como diz a marrom (Alcione):

“Você me vira a cabeça, me tira do sério / Eu vivo seguindo teus passos / Eu sempre estou preso em seus laços”

Vocês devem pensar..esse Will é maluco…ou tem uns gostos meio estranhos…Alcione? hehehe…Why not? Assim sigo eu tentando entender o mercado … mas chega de sofrência!! Vamos deixar a sofrência de lado!

 

Sim atividade tá fraca como comentei no post 1 sobre o tópico…mas quis escrever essa parte 2 comentando minha visão macro para o Brasil tirando a estigma negativa que possa ter ficado no primeiro.

Acho PERFEITAMENTE FACTÍVEL chegarmos aos 75k pontos em 2017… 25% de upside…isso mesmo. 

Como? 

  • Inflação controlada no início de 2017 e expectativas apontando para baixo;
  • Juros começando a cair bem em algum momento do 1T17;
  • Atividade recuperando no 2T17;

Salvo choques externos muito fortes acho que esse é um cenário base factível. Trump não é tão disruptivo assim para o Brasil na minha opinião…o impacto comercial me parece sobre avaliado…o impacto em termos de fluxos de capitais existe e está sendo observado no curto prazo, mas o curto prazo é incerto mesmo, logo se os fundamentos seguirem avançando o fluxo volta. Lembro que o mercado olha sempre 6 meses a frente…logo, se esse cenário for real e o país voltar a crescer no 2T, não seria nada absurdo imaginar que esses 75k pudessem ser atingidos até na metade do ano.

 

Uma forma de ver isso é através da relação inversa entre taxas de juros e o Ibovespa.

Faço uso de um estudo do Santander que salienta isso. Segundo eles a correlação inversa é de 0.9 , o que é um bocado! A tabela abaixo eles relacionam os ciclos de cortes de juros com os movimentos do Ibovespa…no mínimo interessante…

santanderpeibovnov16c

santanderpeibovnov16d

 

Seguindo nessa visão otimista, como justificar 75k? 

Base de comparação da atividade é baixa, logo qualquer crescimento de lucro vai parecer porrada; custo de dívida caindo libera resultado financeiro; recomposição de estoques já gera alguma melhora de atividade por si só; e tu ainda tem preços de commodities melhores em comparação as mínimas atingidas no 1S16. Mas tudo isso é obviamente um cenário benigno…algumas coisas tem que acontecer para isso se tornar realidade. 

 

Novamente faço uso do estudo do Santanderpode parecer que estou viesando minha opinião pelo que eles escreveram…acreditem, não estou! Tanto que acho que eles vão errar na previsão de PIB de 2% pra 2017…ainda assim, tem alguns pontos relevantes na análise deles.

P/L estimado para os próximos 12 meses do Ibovespa é uns 13x (no gráfico aparece 14x, mas coloco na conta a queda do Ibov recente, pois o rel foi antes dessa queda)…. Se tu colocar crescimento de lucro de 20% pra ano que vem, para simplesmente manter o mesmo múltiplo atual (esses 13x) o Ibovespa teria que ir para os 72k. O Santander faz uma análise parecida e chega no seu target de 75k com um P/L de 12,5x como seu base case.

 

santanderpeibovnov16

 

Olhando o histórico esses 13x é topo e obviamente gera aquela desconfiança de comprar no topo do múltiplo…mas o que traria esse múltiplo muito pra baixo? Alguma M muito grande que afetasse o Ibov ou um crescimento muito mais significativo de lucro (lembre-se: Preço = Ibov dividido pelo Lucro das empresas)…então existe sim a chance dos lucros surpreenderem e termos um múltiplo que pudesse ser considerado barato.

Essa análise de sensitividade deles ajuda a entender essa relação…

santanderpeibovnov16b

 

Mais uma vez, NÃO estou dizendo que eles estão certos ou que acredito 100% nesse tipo de análise…só penso que faz sentido olhar esse tipo de coisa e que me parece algo racional sim…o que precisa acontecer são os avanços que comentei lá em cima e que isso se traduza em expansão de lucros das empresas. Sim vão ter percalços no meio do caminho, realizações e tals…mas importante sempre é focar na big picture sindo tendo fé e acreditando que as coisas estão sendo resolvidas e que nosso país vai melhorar…e se isso acontecer dá pra ganhar algum dinheiro com a bolsa!

Coisas mudaram…até a seleção brasileira tá dando show!! Voa canarinho, voa!!

Leave a Reply