TÔNICA DA SEMANA – O SHOW TEM QUE CONTINUAR…

A Tônica, Bolsas, Brasil, Emergentes, EUA, Lá Fora

Ai ai ai

Me nego a ficar falando de política aqui…é o que está de volta a tona…mas aí vira papo de bar…de bêbado…se for pra ter esse tipo de conversa que seja sobre futebol então…porque podemos chacotar o Inter que se tudo der certo vai cair pra série B e do meu Grêmio que será campeão da Copa do Brasil! Se bem que na real no futebol a situação, ao menos para mim, também é de 8 e 80…posso acabar a semana campeão do Brasil e com o Inter na B…ou como vice e tendo que aturar os colorados na série A (bate na madeira!)

Ahhh PARABÉNS PALMEIRAS! Mereceram o título! 

 

All in all vou viajar…semana que vem envio o BUGG pra vocês de algum café no país de Gales….

 

Ahh então bora falar de música!

Lá láiá lá láiá Lá láiá lá láiáLá láiá lá láiá … o show tem que continuar! 

 

CONTAS DO GOVERNO

….Teu choro já não toca meu bandolim
Diz que minha voz sufoca teu violão….

Enquanto a PEC 55 ou 241 não vem, o violão das contas segue sendo sufocado por um governo grande e por uma previdência que vai quebrar se nada for feito… semana que passou tivemos mais um dado mostrando quão crítica é a situação…Tem que ter PEC, tem que ter reforma da Previdência…mas seria bom também os governantes terem um pouco de vergonha na cara e cortarem seu budget…foda…fico realmente puto com esse tipo de coisa…foi mal.

 

 

 

 

JUROS

…Se acabou o gás
Pra cantar o mais simples refrão…

Acabou o gás da economia e seguimos com um juro bizarro…

E com gastos elevados a teoria da dominância fiscal que foi levantada ano passado (quando os gastos do governo são os responsáveis pela inflação e a política monetária restritiva acaba sendo contraproducente) segue forte. Enquanto isso, o Bacen ainda se pergunta se tem que baixar juros?! Eu hein….Os investidores agradecem…veja que o Brasil é o melhor lugar para as operações de carry trade no mundo (se financiar com juro baixo lá fora para investir a juro elevado aqui).

Enfim essa semana tem Copom…vamos ver o que vem…mercado aposta nos 0,25pp..mas podia mandar um 0,5pp né?!

 

 

FLUXO DE BOLSA

…Mas iremos achar o tom
Um acorde com lindo som
E fazer com que fique bom
Outra vez o nosso cantar
E a gente vai ser feliz….

Para bolsa minha cabeça para o longo prazo (12 a 18 meses) seguem intacta…sigo achando muito interessante o investimento em bolsa…acho sinceramente que dá pra ganhar mais dinheiro que os 12% que está precificado na curva de juros ou ainda que os 14% de um préfixado em Selic.

Achei esse gráfico interessante…apesar do foco da publicação ser Argentina e Vietnam, veja que o existe ainda um grande espaço para que as empresas brasileiras acessem o mercado de capitais. Traduzindo: esse gráfico mostra que o valor de mercado sendo negociado na bolsa hoje é 27% o valor do PIB, enquanto que nos EUA esse valor remonta 125%. Não estou dizendo que vamos chegar ao nível americano, mas pensando num loooooongo prazo, não seria absurdo pensar em 50%, seria? Ou seja, mais empresas com capital aberto e mais ações sendo negociadas no mundo.

marketcapfreefloat

 

Mas….

…Se a gente nota
Que uma só nota
Já nos esgota
O show perde a razão…

 

No curto prazo, bicicleta que não pedala cai….a nota do fluxo e da melhora de humor esta se esgotando…veja que o último dado de confiança não foi bom…

confiancaconsumidornov16

“O resultado de novembro resulta da calibragem de expectativas. Na falta de notícias positivas no front econômico e dada a contínua deterioração do mercado de trabalho, uma parcela dos consumidores brasileiros reduziu o otimismo em relação à perspectiva de melhora no horizonte de seis meses” afirma Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor.

 

Economia segue definhando e projeções de crescimento tem se ajustado a um cenário onde o Brasil cresce menos…0,5% a 1% ano que vem…nesse cenário começa ficar mais difícil ver expansões de 20% de lucros pra ano que vem que justifiquem o valuation atual de 14x P/L de bolsa e uma alta de uns 25% do Ibov pra lá dos 75k…

Não por acaso o fluxo pra emergentes foi bem negativo nessas últimas semanas como mostra a linha vermelha do gráfico abaixo.

 

 

All in all semana tensa e cheia…acredito que mercado segue volátil..tentando se recuperar da porrada do Trump, mas ainda MTO incerto com a agenda política tomando conta…

 

AGENDA

Pra essa semana não vou postar aqui a agenda, porque ela está BEM MELHOR descrita aqui nesse link abaixo…é um MUST READ!

AGENDA DA SEMANA

 

 

Leave a Reply