europephotodark

EUROPA – CADA UM POR SI E DEUS POR TODOS?

Europa, Lá Fora, Uncategorized

Comentei aqui algumas semanas atrás…pra quem não lembra:

EUROPA – DE REPENTE AS COISAS MUDAM DE LUGAR

EUROPA – DE REPENTE AS COISAS MUDAM DE LUGAR 2

Sobre algumas mudanças no continente europeu….seguindo nessa análise…

Importante ver que o fantasma da deflação vai sendo colocado de lado…último dado do CPI Europeu mostrou nova alta…ainda tímida, mas é algo.

 

E as expectativas inflacionárias nunca estiveram tão fortes….

 

Não obstante, o dado do PMI composto da zona do Euro, divulgado essa semana foi bom e melhor que o esperado…

 

pmicomposto-eu

 

Ainda assim nem tudo está resolvido…óbvio que não. Indicadores alemães inspiram cuidado e podem minar essa retomada europeia…acho que tá faltando óleo no motor alemão por lá….será que isso não vai afetar os planos de reeleição de Merkel??

PMI industrial ficou um pouco abaixo do esperado:

alemanha1

 

Vendas no Varejo abaixo:

 

Crescimento do PIB trimestral arrefeceu…

alemanha2

 

MAS ESQUEÇAM ISSO! O MAIOR RISCO PARA O MERCADO ADVINDO DE EUROPA SÃO OS QUE VOU LISTAR ABAIXO…O GEOPOLÍTICO

 

PRIMEIRO.

E no curto prazo lembram que falei do referendo que ia ter na Itália? Pois é agora no início do mês os italianos decidem se querem um EXIT a la UK … ou se vão continuar na zona do euro…All in all é volatilidade e risco, os quais mercados precificam para baixo….veja o que tá acontecendo com os bancos por lá…

 

SEGUNDO.

Como será uma Alemanha sem Merkel? Quem sabe?! Incerteza em relação a mudança ou não do governo é sempre um risco, não é mesmo? Partido anti-imigrante de direita “Alternative for Germany” tem grandes chances de ganhar espaço…tanto que Merkel já alertou para o risco dos sites de notícias “fakes” na era das redes sociais…eleição ano que vem…tensão a vista…

 

merkel1

 

 

TERCEIRO. Resultado de imagem para le pen france

Ainda é cedo para falar em FREXIT…mas os desdobramentos recentes dão conta de um avanço da extrem direita…Le Pen é o nome por lá… “No PEN no gain?” … nossa essa foi horrível…mas enfim

Olha quem mais cresce nas apostas …

 

 

CONCLUSÃO

No momento que Europa parece dar sinais de melhora em sua economia, o cenário político começa a ganhar espaço e num sentido nada positivo. Se não bagunçar completamente o cenário mundial e os fluxos de comércio, é possível que as incertezas lá gerem algum fluxo de dinheiro pra cá…isso se nossas incertezas política se reduzirem também….enfim…muitos “SE’s”

Ahh não coloquei um outro risco político nada desprezível aqui….esse cara aí embaixo:

 

 

Leave a Reply