pexels-photo-24329

CHINA – 7 UPDATES E CURIOSIDADES IMPORTANTES SOBRE CHINA

China, Curiosidades, Lá Fora

Enquanto estive no País de Gales o mundo seguiu girando…economia se movimentando e bizarrices acontecendo na China…esta é uma compilação de algumas delas…. vejamos:

Primeiro,

A tônica dos últimos anos segue valendo em 2016, ainda que ao final desse ano tenha havido um influxo de recursos privados para investimentos imobiliários. Qual tônica? Que o crescimento chinês tem sido derivado essencialmente do investimento público!

 

 

Com reservas internacionais em queda, até onde esse governo consegue sustentar esses 6,5% de crescimento de PIB??? A ser respondida nos próximos anos…

A curiosidade… tão verdadeiro como os dados de crescimento na China é o hímen de algumas meninas por lá. Desculpe o assunto polêmico e delicado, mas elas estão levando a sério demais a expressão “lavou tá nova” (desculpe o baixo nível)…mas o fato é que centenas de mulheres estão gastando uma grana para reestabelecer sua virgindade através de cirurgia plástica…polêmico!

It is possible to restore your virginity in China.

 

 

Segundo,

Um acontecimento muito mais recente e não tão estrutural. Com Trump e esse novo mundo que se apresenta, os yields no mundo todo reagiram…na China não foi diferente…que porrada hein! (Lembrando: yield pra cima, preço de títulos pra baixo)

 

 

Não foi só os títulos do governo que reagiram…Essa força do dólar e da economia americana pós-Trump gerou um selloff de bonds corporativos na China…Simples, com juros mais atrativos nos EUA, porque não investir lá…empresas mais seguras, país mais pró-mercado e que apresenta algum crescimento…e por aí vai.

 

 

A curiosidade…Outro trend muito comum por lá são os pijamas…isso mesmo…pijamas são fashion em Shangai…sério mesmo…é tipo um “pijama é o new black por lá”… pessoas andam com isso pelas ruas por lá….

 

Pajamas are the new black in Shanghai.

 

Terceiro.

“Mas Will, se teve selloff o câmbio também responde a isso não?”. Correto! Ainda que com desvalorizações controladas e com governo tendo que se segurar na cadeira pra não deixar o Renminbi degringolar, o que temos visto é sim queda desta moeda contra o dólar…muito gestor macro tem ganho dinheiro hoje no Brasil apostando nisso inclusive! 

 

A curiosidade…assim como o governo tem sua estranha forma de controlar o câmbio, a polícia na China usa gansos ao invés de cães policiais…acredite se quiser! A justificativa é a de que eles tem boa visão e são agressivos…eu hein!

 

Quarto. 

Seria razoável supor que o mercado acionário chinês se comportasse como os demais emergentes, ou seja, pós-Trump e com esse humor menos favorável pra emergentes as ações em tese cairiam. Well, China possui dinâmica própria…evento Trump parece ter passado desapercebido como mostra o gráfico abaixo (candles para o índice Shangai Xomposite e a linha é o MSCI Emergentes) …o que afetou de fato a bolsa por lá foram novas regulações e maior do controle do estado sobre o trading, justificando a queda em dezembro…interessante….

chinadez16

 

Isso a meu ver reforça minha tese de bolha nas commodities metálicas…puro trading…se governo vier e regular, estoura!! 

A curiosidade…assim como o mercado chinês possui sua dinâmica própria, existe um parque temático de anões na China….o Kingdom of the Little People! Meio bizarro essa, mas a ideia é que os anões cantem e dancem para divertir os visitantes…mais de 100 anões são empregados.

China has a dwarf theme park called “Kingdom Of the Little People”.

 

 

Quinto. 

Pelos últimos dados, não há sinal de desalavancagem na China…com PIB crescendo 6% e a oferta de crédito e moeda crescendo a 13% – 14% ao ano fica difícil achar que é natural ou sustentável. Último dado dos novos empréstimos na China superou e muito as estimativas dos analistas…é o #GiganteAlavancado que tanto comentei aqui.

A curiosidade… essa alavancagem toda também é vista no cristianismo…como assim? Analistas apontam que em 2030 a China deverá ser o país com o maior número de cristãos do mundo! Acredite se quiser!

 

Soon, China will have the most Christians on Earth.

 

Sexto.

Apesar dos pesares e/ou do custo de fazer essa economia crescer com muita alavancagem, ao menos a atividade vem respondendo … os últimos dados de atividade surpreenderam pela ponta positiva (maior crescimento que o esperado) e a inflação segue apontando para o alto, o que denota alguma melhora na atividade e que o risco da China seguir exportando deflação ao mundo se reduziu substancialmente. Segue a sequência: PMI da industria, PMI de serviços, CPI e PPI (inflação ao consumidor e produtor, respectivamente).
chinadez16-2chinadez16-3

chinadez16-4

chinadez16-5

 

A curiosidade…todos na mesma batida, no mesmo timming…não, não estou falando de fazer a economia crescer, mas sim da timezone mesmo…apesar de ser gigante a China inteira opera em apenas um fuso horário!

8

 

 

Sétimo.

E no sétimo dia Deus descansou, então é sagrado… no comments nem curiosidades aqui.

 

CONCLUSÃO

Primeira conclusão é que China é realmente muito curiosa…rs

Brincadeiras a parte, penso que o trend segue sendo de crescimento e tudo parece controlado na China…os riscos de cauda de um slowdown muito mais forte parecem ter sido dissipados…longe de tudo estar tranquilo por lá, mas aquelas apostas de que uma grande e grave crise financeira poderia eclodir por lá a qualquer momento parecem que ficam um pouco fora de radar por ora.

Agora sem dúvida alguma preocupam-me: bolha nos metais; nível de alavancagem da economia como um todo; queda das reservas internacionais; geopolítica com Trump

Leave a Reply