600x600

EUA – HOW DEEP IS YOUR LOVE?

EUA, Lá Fora, Uncategorized

Voltando estou me atualizando um pouco sobre tudo que aconteceu…estava no País de Gales…curtindo o silêncio, a calma, a paz e o frio do countryside. Foi top.

Voltando, o mundo pós Trump está bem diferente…interessante como o mercado é frenético e muda de opinião como troca de roupa!

“Ah Will, mas teve evento” ….Sim teve, mas sabe como é neh, o mercado sempre exagera! Mas ok, por hora está sendo na conta um cenário novo…algo que já tinha começado mais cedo…chamei atenção para isso, lembram:

EUROPA – DE REPENTE AS COISAS MUDAM DE LUGAR

EUROPA – DE REPENTE AS COISAS MUDAM DE LUGAR 2

TRUMP A CRIANÇA QUE ENCHE A CASA

Eram essencialmente expectativas inflacionárias aparecendo…reflexo da alta de commodities pós o mergulho em janeiro de 2016

 

All win US?

Pois bem, isso vem sendo colocado na conta da seguinte forma: Treasury, dólar e S&P pra cima … uma aposta nos EUA bem descarada mesmo…(cursor posto na segunda-feira pós vitória de Trump)

treasurypostrump

dolarpostrump

sppostrump

 

Veja que não foi só contra mercados emergentes, reverberou lá no Japão!! Esse movimento de aposta nos EUA gerou um spread gigante entre os yields americanos e japoneses…ambos portos seguros para os investidores…agora os japoneses estão meio que contra parede para eventualmente mudar sua frouxa política monetária….

 

A questão que está posta agora nos mercado lá fora é HOW DEEP IS YOUR LOVE? Is it like the ocean? What devotion are you? Is it like nirvana? How deep is your love?

Calvin Harris nos ajuda a explicar isso ao final desse post…questão é, até onde vai essa escalada da treasurie, força do dólar e alta do S&P? Já digo aqui, I don’t have any fucking clue on it! Não sei mesmo…mas olhando o histórico de longo prazo nos EUA diria que a média de 3,5% pra treasurie é um teto importante, ou seja ainda teria espaço sim…falei esses dias com um gestor de multimercado que falou que tinha posição mirando nos 3% pra treasurie.

 

 

trumpbitch

Yellen na semana que passou ajudou a reforçar esse “LOVE” com US.

Depois de anos pedindo estímulos fiscais finalmente as autoridades monetárias estariam sendo atendidas? Muito se falava que só a política monetária não salvaria o mundo de um cenário de ostracismo e não crescimento…poisé thats it, is Trump bitch! I got u he said.

Poisé, mas com isso ela se viu na obrigação de avisar o mercado que, com mercado de trabalho no pleno emprego, vai ter de retirar estímulos e política monetária frouxa até então vigente.

Abaixo o sistema de dots que o FED adotou…em suma e traduzindo, o que se espera agora são 3 elevações de juros em 2017 e 2 em 2018, com a taxa alcançando 2,25%.

 

 

Pull me closer, again
How deep is your love?

 

Mas não só de ata e expectativas podemos viver não é mesmo? SIM! 

E nesse sentido dá uma olhada no último PPI (inflação ao produtor, tipo a nossa de atacado) que tivemos nos EUA…apontando pra cima, batendo estimativas e reforçando essa tese de juros pra cima nos EUA.

 

 

CPI (inflação ao consumidor) também corrobora esse cenário… chegando já perto do target do FED em 2%.

 

 

 

Aí sempre surge uma galera mais exagerada né…. que aponta para um yield nominal de até 5% nos próximos anos…oh loko meu! Mais sobre isso no twitter  

 

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE PARA NÓS BRASILEÑOS? (pausa dramática)marmota

Porque isso tem dragado o fluxo…quando o trade estiver “done” ou finalizado, nego vai procurar outra coisa pra apostar, logo é legal saber quando isso pode acontecer…quem sabe não seriam os emergentes ? Vai saber…

 

 

E DAQUI PARA FRENTE?  

A meu ver, essa tônica nova trazida por Trump irá permanecer por mais um tempo, ainda que nunca um movimento se dê em linha reta….daqui para frente, além dos indicadores de inflação, o mercado prestará muita atenção ao desenvolvimento da atividade econômica nos EUA a meu ver.

 

Veja que o dado de PIB americano que foi porrada (+3,2% no 3T16 ante 3% de estimativas) teve um componente forte da redução de estoques que seguem caindo…

 

Enquanto a produção industrial continua meio que naquela estagnaçãozinha básica….

 

 

E a utilização de capacidade também está longe dos picos…

 

 

Mas alguns indicadores da semana passada indicaram alguma melhora caso do NY factory activity e do FED Filadélfia Index…ambos BEEMMM acima do esperado e na abertura do dado tu encontra uma elevação dos investimentos como o principal catalisador para essa alta!

 

 

 

 

RESUMO/CONCLUSÃO

Well, EUA estão mais na moda do que nunca…mercado está em LOVE com o US…mas How Deep is your Love? Aparentemente é “really deeper” … logo, tendência me parece ser de continuidade desses movimentos, ou seja, a aposta de que a economia americana vai crescer, que vai ter inflação e que treasurie é pra cima…com isso dólar pra cima contra outras moedas e S&P não teria muito pra cair não… muito disso já vem sendo antecipado, mas os dados e eventos sugerem que a tônica e direção está dada … questão é até que ponto um dólar mais forte não pode prejudicar um setor exportador por exemplo….mas como disse a tônica parece dada e não é das melhores para emergentes. 

Let me in on all your secrets
No inhibition, no sin
How deep is your love?

 

 

Leave a Reply