sunrise-phu-quoc-island-ocean

EMERGENTES – TUDO VAI BEM OBRIGADO

Brasil, Emergentes

Voltando a falar sobre emergentes, lembram do que disse na semana passada? Não..normal..imaginei..então dá uma olhada no link abaixo:

EMERGENTES – ANO BOM A VISTA?

Como tinha dito nesse post, parece que teremos um ano deflacionário nos emergentes…ou seja, aquilo que acontece no Brasil é parte de um grande movimento observado all over the world! Não tem nada de teoria conspiratória tá?! É simples constatação econômica! E aliás não só na inflação, mas como em outro indicadores também.

 

Veja que a inflação indiana segue cedendo bem:

 

Na Rússia, a curva de juros também segue semelhante a brasileira, não é mesmo? Dá uma olhada:

 

 

 

Falta só nossa produção industrial dar esse “jump” que a indiana deu….#OREMOS

 

 

Mas all in all, os mercados emergentes estão performando muito bem em 2017, vide o MSCI abaixo. Parece que o mercado comprou essa tese de que teremos um ano de crescimento e com inflação sob controle nos emergentes…algo que também temos visto aqui no Brasil, ao menos no tocante as expectativas .

msciemergentesJAN2017

 

 

Não por acaso, temos 2 indicadores que ajudam a sustentar/explicar esse movimento visto em emergentes. Na verdade, o gráfico acima seria muito mais efeito dos 2 indicadores abaixo.

O Primeiro é a alta observada no petróleo e nas commodities: 

 

DJIcommodities

 

O Segundo é a falta de eventos de estresse que aumentassem a volatilidade e fizessem com que o dinheiro fugisse do risco dos emergentes. Veja que o VIX ta nos lows de outrora…

 

vixjan17

 

Mas cabe a mim chamar atenção que volta e meia temos eventos que mudam rapidamente o status quo de mercado e que normalmente a corda acaba arrebentando do lado mais fraco, ou seja, dos emergentes.

Não é call baixista não, mas é só pra ter cuidado com o “oba-oba” de mercado…lembram que ao final de outubro muita gente jurava de pé junto que o IBOV acabaria nos 70k ao fim do ano…enfim vamos com calma e parcimônia!

 

Leave a Reply