pexels-photo-40077

TÔNICA DA SEMANA – 20170123

A Tônica

Vamos lá começando a semana chamando atenção para o marasmo americano…sim marasmo…até agora o mais interbillthedogessante acerca da posse de Trump e tudo mais, foi o vídeo do bom e velho “cão de caça Bill” supostamente dando aquela conferida na filha do Trump…e o pior, com Hillary só filmando ele…kkkk…viralizou, dá uma olhada:

Bill Clinton caught ‘checking out Ivanka Trump’ by wife Hillary – and she doesn’t look happy about it

 

 

Fora isso o mercado americano parece bem parado mesmo…dá uma olhada no S&P:

 

S&Pparado

 

Com isso muitos investidores vem apostando no VIX…apostando que algo vai acontecer e acabar com esse marasmo todo…veja que o VIX chegou a se animar saindo dos 11.23 da semana passada quando comentei a respeito…ainda timidamente, mas andou.

 

vixjan17_2

 

Não por acaso a compra de call’s (opções de compra) no VIX e puts (opções de venda) no S&P só aumentam…

 

90e185ca-0452-44bf-a872-ec872d65cc01

 

E a falta de esclarecimentos acerca dos incentivos e dispêndios fiscais por Trump colaborou pra dar uma enfraquecida no dólar ante outras moedas no mundo…lembram que umas semanas atrás comentei que o Real estava descolado das demais moedas porque vinha se valorizando ante o dólar? Pois é, agora essa descorrelação diminui e o dólar veio caindo.

Mas penso que é mais correção mesmo..mercado sempre exagera não é mesmo?

 

doljan17

 

 

INTERNAMENTE…

A tônica segue sendo de dólar e juros para baixo e bolsa para cima! Diria que 2 fatores de curto prazo explicam: (i) com congresso e STF fechados, o tema político fica de lado e isso traz uma certa calma nos agentes; (ii) isso aliado ao marasmo americano atrai capitais para cá, não por acaso o saldo estrangeiro no mês já é mais de R$ 3bi! Veja no gráfico abaixo que a linha verde voltou a apontar pra cima…é o fluxo de capitais que voltou a fluir para emergentes…

 

 

Tem muita coisa não resolvida ainda, como reforma da previdência e lava-jato como principais atores do ano em remos de volatilidade política que será refletida no mercado…como ambos estão de férias, o mercado aproveita e, a meu ver, segue “traidando” a esperada melhora na economia no 2S17 crendo que Temer não será atingido e a reforma da previdência sai…penso que é isso que tem sido colocado nos preços.

Itaú, em seu Latam BigBook 2017, apresenta o gráfico de P/L 2017E que está em 12,2x…acima da média de 10,8x e argumenta que vê espaço para esse múltiplo ir lá pra perto de 15x…concordo que se tudo der certo poderia mesmo…o problema é combinar com os russos, ou melhor com os caras lá de Brasília…penso que teremos muito ruído e incerteza com relação a essa reforma da previdência e isso tornará o caminho para cima mais tortuoso.

 

PEbolsajan17

 

Para esse cenário de 20% de upside o Itau considera:

(i) otimismo em relação as reformas fiscais; (ii) queda de juros; e

(iii) melhora de resultados das empresas após anos de contração de margens e controles de custos.

Esse último ponto é fundamental, central a meu ver! Se de fato ocorrer alguma melhora pela recomposição de estoques das cadeias produtivas, e isso se traduzir em ganhos de margem, aí sim eu diria que teríamos fundamento que sustentasse uma expansão de múltiplos. Abaixo o gráfico da expectativa do Itaú e que eu confesso que gostaria que se tornasse verdade.

recuperaçãomargem2017

 

 

Em termos de agenda, temos o feriadin em SP na quarta. Alem disso, temos:

Segunda: Mario Draghi discursa hoje; CAGED trazendo dados do mercado de trabalho no Brasil…sem grandes expectativas aqui;

Terça: PMI’s nos EUA e Europa e vendas de casas usadas nos EUA.

Quarta: feriado na bolsa brasileira e estoques de petróleo.

Quinta: PIB do UK, vendas de casas novas, balança comercial, pedidos de seguro desemprego e PMI de serviços nos EUA.

Sexta: Começa o feriado do ano novo lunar na China, o qual dura uma semana! Além disso, temos o PIB, pedidos de bens duráveis e confiança do consumidor de Michigan nos EUA;

 

 

 

 

Leave a Reply