EMPIRICAMENTE

Curiosidades

Bueno…não gosto de parecer negativo ou crítico..sou do time dos otimistas e que gostam de pensar positivamente…pensar coisas boas…pensar que o ser humano é bom. Mas tem certas coisas que incomodam um pouco de vez em quando. Quando sai do sell-side (analista de research que escreve e “vende” sua ideia para um trader ou um gestor) lembro-me que fiquei bastante na dúvida, porque gosto de escrever e dividir minhas ideias e “THOUGHTS”… então eu digo que eu sai do sell side, mas o sell side não saiu de mim…rs…Acho que foi isso que inconscientemente me levou a fazer o BUGG.

Pois bem, indo ao assunto….

Em fevereiro de 2016, quando o Bugg não passava de um email enviado para alguns amigos, escrevi algo a respeito da Empiricus. Naquela época algumas pessoas vieram perguntar minha opinião com o frenesi marketeiro criado por certa ideia de CALOTE difundida pela sua newsletter, relatório, etc. Os pontos levantados para a tese do calote da dívida brasileira eram interessantes…mas algo que Stuhlberg, Bill Gross e a consultoria Tendência, entre outros, já haviam chamado atenção. Então basicamente eles condensaram a ideia de outros researches paResultado de imagem para herbalife quer perder peso? pergunte me comora criar a sua própria tese … ok, no problems.

 

Agora o que realmente me incomodou foi o cenário dantesco criado (Fim do Mundo) no qual as únicas soluções propostas são direcionadas para a compra de relatórios…é uma linha meio Herbalife que não me agrada. Mas agora o que me chocou mesmo, foi que em seu email lá no passo 4 eles citavam um ativo que seria uma importante defesa para o portfolio de qualquer investidor, caso o cenário se materializasse…eles escrevem:

 

xoniricus2

xoniricus3

 

Ok. O ativo é terra. Não comprei o relatório, não sou gênio e nem deduzi de primeira…simplesmente achei o que estava ecrito num site gringo! Isso mesmo um CTRL+C , CTRL+V traduzido de um site gringo…com a vantagem que os gringos não me cobraram nada pra me dizer que o ativo era investir em terras/fazenda! Do site gringo (qualquer semelhança é mera coincidência):

 

xoniricus4

 

Do site gringo:

During World War II, for example, when millions of European families lost their entire life savings through inflation or government seizure, farmland was the one asset that enabled some families to protect, preserve, and grow their money.

Multimillionaire investor Barton Biggs wrote this idea in his book Wealth, War, and Wisdom, and concluded that throughout history, a farm “protected both your wealth and your life.”

Da Empiricus: 

A respeito desse ativo, o famoso investidor multimilionário Barton Biggs certa vez escreveu: “ele protege tanto sua riqueza quanto sua própria vida.” É algo realmente à prova de bala.

Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, quando milhares de famílias perderam a totalidade de seu patrimônio para a inflação ou para a atuação do governo, esse foi um dos poucos ativos que permitiu às pessoas preservarem e até aumentarem sua riqueza.

Os links abaixo: 

What’s the #1 Investment You Can Make in Just About Any Financial Crisis?

O Calote – Empiricus

 

Relato de um leitor…

Bom mas os caras tem vários acertos…só me incomoda a forma que escrevem mesmo…tal qual quando falam em estratégias milionárias, na qual é só você seguir para ver seu patrimônio multiplicar exponencialmente….nesse sentido ACHO IMPRESCINDÍVEL a leitura do relato de um leitor recentemente publicado no site da Verios.

De R$ 1.500 a R$ 227.000? O que aconteceu quando assinei a Empiricus

Na minha opinião esse relato deveria ser o disclosure desses relatórios mais “megalomaníacos” que indicam possibilidades de ganhos absurdas.

 

 

Copiando e colando aqui do relato do leitor para fazer o gancho para última parte: 

Uma coisa que depois me falaram e eu acho que faz todo o sentido: se essas estratégias são tão boas assim, por que os donos da Empiricus não estão aplicando seus próprios recursos nelas, em vez de perder tempo vendendo os relatórios pra mim?

Pois é…certa vez numa discussão acalorada um amigo usou uma expressão em inglês para me confrontar, ele disse: put your money where your mouth it is! Algo como: coloque seu dinheiro nisso que você tanto fala…foi tipo a conclusão do leitor aí. 

Pra quem não sabe a Empiricus já teve seu fundo…isso mesmo…o IGUATEMI GALLEAS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES….que na verdade na sua gênese era EMPIRICUS GALLEAS e que foi rebatizado posteriormente. No site da Verios fiz uma comparação de performance, dá uma olhada, acho que não deu muito certo:

xoniricus5

xoniricus6

 

 

Segue a ultima lâmina do fundo:

Lâmina do Fundo Empiricus Galleas

 

Se vocês procurarem acham mais coisa a respeito do fundo e das historias…esse não é meu intuito aqui…não to pra bater ninguém…como diz um amigo, “meu compromisso é com a verdade, só isso”…faço de bom grado, coração aberto e o mais importante é de graça e sem sensacionalismo! 

 

No mais sigo, as vezes cansado, mas com o discurso de jogador de futebol:

tamo aqui com muita humildade, sempre respeitando o adversário, trabalhando duro, buscando o resultado positivo, com fé em Deus que vai nos ajudar a vencer!

 

 

 

13 comments

  • Lembro quando a empiricus recomendou efusivamente a compra de HRTP3 e depois escreveu cartinha se desculpando. Recordar é viver.

  • Meu caro conterrâneo de POA, como iniciante na Bolsa assinei os relatórios da Empiricus para começar a aprender sobre ações e mercado, uma vez que não tem custo não muito alto e “pequenas” leituras diárias. Após quase um ano de leituras, coincidentemente hoje pensava criticamente sobre eles, agora com um pouco mais de conhecimento (outras fontes também), ao ver este seu post, isso porque, também incomoda-me o exagero (mega, milhões, última chance, fim do mundo…) das chamadas para vender novos relatórios, além de muito blá blá e mi mi mi de alguns relatórios, bem como a opinião e defesa de governo A ou B, sei que não há neutralidade Ok, mas levantar bandeiras e defesa de A, quando, penso eu, deveria ser mais técnico e menos emotivo por partido A ou B, afinal, seus clientes são de A e B.
    Enfim, Parabéns pelo seu trabalho, pelo compartilhamento de suas ideias e conhecimento. Sucesso!Abraços!

    • Legal ler isso Teixeira.
      Visão crítica e vdd acima de tudo…aqui no BUGG vai ser sempre free, honesto e sendo crítico, com os outros e comigo mesmo!
      No que precisar estamos aí!
      Forte abs

      • Willlian, apenas salientar que os relatórios ajudam e ensinam, em especial aos iniciantes, minha crítica é quanto ao formato e exageros do marketing, que, por vezes, descolam-se da realidade empirica que se vivência.
        Abs!

  • Sem dúvidas! O mercado precisa de profissionais sérios, que não vendam ideias mirabolantes.
    Acabam confundindo os leigos ao invés de orientá-los que deveria ser o papel deles.
    É um alerta muito válido!
    E o Bugg em geral é bem divertido e espontâneo, muito bom!

Leave a Reply