trump me deu onda

EUA – TRUMP DEU ONDA!! (VERSÃO FULL!!)

EUA, Lá Fora

Novo hit do verão nos EUA…todos analistas macroeconômicos deveriam cantar isso para o Trump! : Resultado de imagem para TRUMP RINDO

 

Eu preciso te ter / Meu fechamento é você TRUMP / Eu não preciso mais prever / Um crescimento que envergonha / Que sua presença me deu onda! / Você twitando Trump / me deu onda / o seu governo mozão / meu deu onda …. tan tan tan taran tan …VAI!!

 

Aiiiii “barbalho”!!

HEHEHEH…

 

Faz algum tempinho que não dedico um post exclusivo a macroeconomia americana….vamos lá…. Já já o que escrevi acima vai fazer sentido!

 

Pois bem, algo que eu comentei aqui algumas vezes se materializou no último dado de PIB americano (semana passada se não me engano)! Foi o fato do dólar apreciado afetar suas exportações…foi o “vilão” de um PIB mais fraco por lá…1,6% de crescimento no ano…menos que o UK?! Pode?!

 

 

 

Importante que se diga que isso não foi nenhum desastre…mas houve queda líquida nas exportações americanas. É algo relevante e serve para mostrar que a economia real reage a conceitos básicos…tipo uma moeda muito apreciada, como vinha sendo pós a definição de Trump como presidente, iria bater na competitividade do país externamente.

 

 

 

E isso também explica o PMI de Chicago mais fraco…

 

 

 

Nesse sentido, ao menos vimos o dólar dando uma arrefecida, o que ajuda a controlar esse move…portanto, aparentemente tudo muito sob controle!

 

Pelo lado positivo, os investimentos cresceram, e isso gera um efeito positivo sobre as expectativas do crescimento desse ano, que seguem elevadas!

 

 

 

Também tivemos um Dallas manufactuting bem positivo por lá, o que corrobora a ideia de melhora na atividade…..

 

 

E o mesmo trend de aumento de investimentos, conforme comentei acima, também foi observado no dado do Texas, onde há um grande número de empresas do setor de Oil&gas…nada como umas altinhas no petróleo para animar a galera…

 

 

Outro indicador MTO positivo foi o PMI que mesmo com o dólar mais forte mostrou que a industria segue avançando por lá.

 

PMI americano

 

Agora, me chamou atenção mesmo foi o comentário acerca deste PMI…um resumo em bom português: a atividade industrial ta porrando, ninguém tá nem aí pro dólar mais forte porque a demanda ta vindo da galera aqui de dentro (EUA)….ta impressionante mesmo, maior nível em 2 anos e galera se estocando também…então o PIB vai dar porrada…e se isso acontecer o FED vai ter que subir bem os juros……é mais ou menos isso que tá escrito aí…rs 

 

PMI americanob

 

 

Corroborando, o último Payroll foi forte. Criação de empregos foi acima do esperado, mostrando que economia esta nos trilhos.

 

PayrollEUA

 

Como disse a presença da o “mozão” Trump vem acelerando as expectativas de crescimento, especialmente impulsionadas no mercado doméstico….isso tem sustentado o dólar relativamente forte, a treasury pra cima, assim como o S&P.

 

Mas é INDISPENSÁVEL que cresçam!! Não só pelo bem do mundo, mas para aquele que é de longe o MAIOR RISCO relacionado aos EUA! Sua relação dívida do governo/PIB que segue crescendo! Dá uma olhada:

 

 

Ainda acho que isso vai ser grande tema de estresse forte no mercado em 2017…anotem isso!

 

Fora isso, a inflação segue forte por lá….

 

 

Inflação +  crescimento ajudam a sustentar a treasury (gráfico semanal abaixo). Conversei semana passada com algumas assets de Multimercados…algumas boas casas seguem apostando numa treasury mais forte…ao menos acima do patamar de 3%!

 

treasury10y fev

 

 

Por fim, só pra não deixar passar batido a discussão MURO e “guerra” com o México, veja que muitos americanos tem seu trabalho linkado ao México…será que os EUA podem se dar ao luxo de bater tanto nos “xicanos”??

 

 

 

Não obstante, com uma economia pujante e fronteiras fechadas, como os pequenos empresários vão contratar? Algumas estatísticas mostram que já tem sido difícil achar gente….

 

 

 

All in all US segue muito bem…digo nas expectativas econômicas ao menos…no geopolítico e no relacionamento com a imprensa, nem tanto, pois o cara mete o pé na porta e vai pra briga mesmo!

Mas enfim….o importante é que: PAPAI TE AMA! 

 

 

wwe trump

Leave a Reply