EUA – COMPASSO DE ESPERA

EUA

Bom a economia americana estará novamente no foco essa semana.

Ok Will tell me something new!

Sério mesmo…vai ter uma porrada de diretor do FED falando essa semana, logo o cenário de juros americano volta a tona…tem inclusive a Janet falando. Será que veremos alguma mudança na tendência observada recentemente:

 

10y treasurie mar17

 

Semana passada, após a decisão de juros, pareceu claro que o FED ainda segue esperando pra ver se irá aumentar mais 3x o juros esse ano…por ora 2x é o que está “contratado”

“The committee will carefully monitor actual and expected inflation developments relative to its symmetric inflation goal,” the Fed statement said. “The committee expects that economic condition will evolve in a manner that will warrant gradual increases in the federal funds rate.”

 

DOTS FED FUNDS

 

Apesar de muitos do mercado apostarem e jurarem de pé junto que o FED irá aumentar 3x, o core da inflação esta tranquilo…da uma olhada na linha azul do gráfico abaixo:

 

 

 

E o PMI de sexta também não deu muita munição aos touros da taxa de juros… setor privado contratando a um ritmo mais lento e setor privado se expandindo ao ritmo mais lento dos últimos 6 meses!

 

 

 

 

Com esses dados a probabilidde de 3 hikes caiu bem no mercado de apostas….

 

 

E obviamente que esses dados mais fracos da economia americana (fracos = aquém do esperado, pois a economia segue crescendo) afetou o dólar, o qual ficou mais fraco contra uma cesta de moedas….

 

dolar mar17

 

 

Mas nem tudo está perdido e o último dado de venda de casas mostrou isso … número bem forte!

 

 

E isso é ainda mais relevante quando se leva em conta o espaço que tem pra crescer…oferta de casas novas ainda se encontra bem aquém da média….frutos de 2008 ainda em curso.

 

 

Não obstante, o sentimento do consumidor americano segue firme e forte, o que é deveras relevante …seja para o consumo, seja para o mercado de ações:

 

 

Nada muito conclusivo aqui…li algumas coisas de US e o sentimento é que a economia vai bem…o mercdo ficou muito eufórico e deu uma “caída na real” com essa realização recente; Trump começa a cair na realidade de que ser presidente não é ser dono de uma empresa e vai ter que aprender a negociar. Mas all in all a economia está bem…não está voando, mas cresce bem.

Por ora mercado está todo focado na questão da aprovação da questão de healtcare nos EUA como algo emblemático para a nova administração…o jeito é aguardar…

 

Leave a Reply