wall e

EUA x MÉXICO x ROBÔS

Curiosidades, EUA

Ta aí um bom motivo para que as industrias sigam migrando para o México…simples, os custos de mão de obra lá são sensivelmente menores…tipo “só” 4x menores!!

Então contra isso o muro me parece que será pouco eficaz…rs

 

 

E se Trump realmente pensa que poderá proteger o emprego de muitos, é melhor que pense em construir um muro contra robôs…ops…mas aí não dá neh?! hahaha

Para os fãs de Trump, não fiquem bravos comigo…quem mandou essa chacota não fui eu….dá uma olhada nesse gráfico da Marril

 

 

Voltando a seriedade, tivemos o Payroll na sexta passada..quem lembra? Fraquinnnnnnn

 

 

 

Mas parece que teve uma explicação no tempo…digo nas temperaturas mesmo…nas nevascas que aconteceram por lá e afetarão as medições… tanto que a taxa de desemprego até caiu, sugerindo que mercado de trabalho segue forte.

 

 

E até entre nosotros…los cucarachas…los latinos, o desemprego está baixo

 

 

Outros indicadores que foram bem vistos foram:

(i) a contínua queda no número de trabalhadores trabalhando no modo part-time…não vou postar pra não ficar enfadonho…mas cabe o registro.

(ii) redução no número de desempregados de longo prazo…aqueles que estão sem trampo por mais de 27 semanas.

 

Agora o interessante no payroll é que mesmo com economia avançando e contratando gente…com um mercado de trabalho supostamente aquecido, os salários não vem demonstrando todo esse cenário de brigadeiro…

 

 

E intriga mais ainda o fato dos indicadores prospectivos..ou seja, olhando pra frente…as expectativas dos consumidores é que vai ter mais consumo no futuro (se é que é possível com esse padrão maluco de consumo americano….ai ai)

Fato é que isso é uma bela inconsistência…salários não crescem e o real consumo cai…”mas vai melhorar…eu sei que vai…they gonna make amrica great again!!”

 

 

 

Talvez seja a expectativa com o consumo de tijolos para os muros…rs

 

Mas enfim…mercado de trabalho americano segue evoluindo muito bem ainda que nem todos esses beneficios tenham se traduzido de fato em melhora ao trabalhador…mas isso também leva tempo. Sustenta a tese de um dólar valorizado (não sobrevalorizado , ok?)…para o mercado de ações por lá, tem outros condicionantes como os tax cuts do Trump e a venda de títulos para reduzir o balanço do Banco Central (anunciado semana passada).

 

 

 

 

Leave a Reply