previdencia-1

PREVIDÊNCIA PELO MUNDO

Curiosidades

Já que o assunto/tema do ano é previdência vou começar a postar algumas coisas a respeito…nada do mainstream que vocês acham por aí…querem saber algo sobre a reforma da previdência no Brasil, abre a Exame, Folha…eles vão te explicar melhor…

Meu foco é mais fazer comparações internacionais…sou um curioso do mundo…ainda mais com cafeína no sangue e um The Hives no fone de ouvido.

Bom, primeiramente vamos ao assalto aos fundos de pensão de empresas estatais…. é um bom exemplo de quando uma análise gráfica diz MTOOOOOO! Tipo, uma imagem vale mais que 1000 palavras. Nessas horas fico satisfeito de não ter ouvido meu pai quando este me dizia pra fazer concurso público! Imagina que merda, tu vê nego metendo a mão na empresa que tu trabalha e ainda afundarem o fundo de pensão teu e de teus colegas!! #EuJáSabiaPai!!

Tava la no meu twitter ontem: Twitter do WILL

 

 

Segundamente, ou melhor, falando desse segundo gráfico…mais ameno, café com leite…só uma comparação entre nações de quem financia a previdência…tipo quem paga pro trabalhador ter a renda no futuro. Em grande parte dos casos é uma divisão não igualitária entre: imposto de renda, empregador e empregado (este último, normalmente com a menor parcela).

Não acho que exista modelo perfeito mas me parece que países com menor contribuição do empresário na conta, possuem economia mais dinâmica…casos de USA, Canadá, Austrália, Holanda, Irlanda… me parece fazer sentido…tributa a renda e retira a pressão sobre o empreendedor (seja ele o Zé da esquina que emprega 1 cara no food truck dele, ou o Jorge Paulo Lemman!).

 

 

Leave a Reply