carteiraWILL

CARTEIRA WILL – 20170522

Carteira do Will

Bom vamos atualizar isso aqui depois ta paulada da “JBS STORM”….como cidadão acho válido e talvez necessário…ainda que tenha algumas dúvidas sobre a real motivação em torno de todo esse barulho que está paralisando o país e praticamente derrubando o governo Temer…mas enfim…isso é papo pra outro post.

O fato é que minha carteira apanhou feio. O que me consola? O fato de que praticamente todo mundo apanhou no mercado! 

Vamos por partes, quem não apanhou? Quem tinha dólar via ações (tipo uma FIBR) ou via fundo cambial; quem tinha puts (derivativo que funciona como um seguro) de qualquer coisa…

De resto muita gente boa de mercado apanhou feio!

 

Mas indo a minha carteira….o que NÂO foi mal: meu FII o BCRI11 e as minhas VALE que estão lá a espera de um rebound pra eu vender e aportar no clube de investimento o qual faço parte da gestão…foram a salvação da lavoura!!

Clube de Investimento. Sobre a exposição em clubes eu perdi sim uma grana, afinal estamos falando de ações, esse negócio varia mesmo…e tivemos um dia de cão com circuit breaker e tudo mais…logo, tirando a sorte de ter VALE na carteira, o resto tivemos perdas no dia. Mas por sorte ou competência nosso clube se recuperou muitíssimo bem no dia seguinte e no mês estamos praticamente zerados! Comento mais aqui:

Clubes Valor Gestora

 

 

Carteira will mai17 3a

 

Títulos Públicos. Por sorte tinha vendido recentemente minhas .NTN’s longas…tinha a 2035. Por serem de mais longo prazo, carregam mais risco em si, estava com um bom ganho e botei pra dentro questão de semanas atrás….elas sofreram e muito com a elevação da curva de juros (gráfico abaixo). Curva fez um spike monstruoso pra cima, jogando preços de títulos para baixo.

Mas eu ainda tinha minhas NTN’s 2024 que sofreram…tomei uma paulada uns -6% na cabeça. Portanto, para quem não sabe É SIM POSSÍVEL PERDER COM TÍTULOS PÚBLICOS. Sim eu já sabia disso, até porque vinha acumulando um ganho de uns 30% desde fev/2016 quando comprei esse título…então ok…faz parte…mas doeu!!

 

juros10y

 

Fundos. Aqui foi show de horrores. Interessante que mesmo diversificado levei ferro em diversas frentes…diversifiquei as perdas…rs…Rir pra não chorar. Mas é fato que o evento pegou o mercado inteiro na contramão…muita gente boa tinha um pouquinho de bolsa, exposição para queda dos juros e alguns se arriscavam na venda do dólar.

2 Fundos performaram bem…mas isso porque tem que performar bem…digo são de um perfil de risco menor e que devem, por mandato, “chacoalhar” menos. São eles: XP Ref DI e o Modal Institucional. O XP L&S não vai muito bem no ano, mas nessa confusão toda também apanhou quase nada. Então tive uns 40% da carteira perdendo pouco ou nada…#notbad.

O ARX Extra também não foi mal…mas algumas mudanças na gestão estão me fazendo repensar minha alocação nele…provavelmente deve sair do meu portfólio.

3 fundos foram muito mal! Mauá Macro, Canvas Enduro e o Gripen….com destaque negativo para o primeiro. Fiquei P da vida…até porque tenho 42% do meu PL de fundos nisso…ou ainda mais de 20% do meu dinheirinho suado nisso…enfim…c’est la vie…os caras são bons e tem um puta histórico…vamos dar o voto de confiança

Carteira will mai17 3b

 

O QUE FAZER EM MEIO A ESSA INCERTEZA? 

Não se mexer muito…tentar recuperar perdas no curto prazo pode gerar mais desgastes e mais perdas…por isso não estou tranquilo, mas tento manter a calma sem fazer estripulias. 

 

CARTEIRA DE AÇÕES

Sobre Ações algumas pessoas pediram uma carteira sugerida e/ou ideias em papéis. Sei que se consehlo fosse bom a gente não dava, mas cobrava…rs…tem uns analistas aí ganhando muito vendendo relatório, mas não é muito minha praia não.

Mas ok, com uns filtrinhos aqui e ali dá pra pensar numa carteira…vou postar aqui e acompanhar isso daqui para frente…podem me cobrar…vamos ver se bate o IBOV.

Coisa simples…5 ativos cada um com 20%.

 

CARTEIRA MAGICA

 

Leave a Reply