pexels-photo-321552

China + Emergentes – ALGUNS HIGHLIGHTS

China, Emergentes

Giro pelo mundo emergente para não perder o costume…bom saber o que se passa na grama de nossos “concorrentes” pela atração do tão desejado capital externo…

 

CHINA

Essa semana tivemos uma Balança Comercial chinesa que surpreendeu pela ponta positiva, mostrando que (como se diz na minha terra) “não ta morto quem peleia tchê!!”

Imagem relacionada

 

Destaque para as importações…um contraponto a todo o mau humor recente com commodities e em especial o minério de ferro…cara escrevi tanto que era bolha que cansei…só subia…mas era bolha mesmo…demora mas estoura…minério acumula queda de 35% desde a máxima.

 

iron_ore_jun17

 

E sobre isso o que realmente me preocupa em relação aos seus efeitos em commodities… são os menores lucros no setor industrial…não é legal…não pega bem…. Tipo se os caras realmente lucrarem menos isso pode bater na demanda por commodities as quais somos bons vendedores.

 

 

Junto a isso sentimento de pequenos negócios também não vai lá essas coisas, o que acaba por ajudar a ser um banho de água fria nas commodities, especialmente metálicas.

 

 

 

E outra coisa que já falei zilhões de vezes se refere ao endividamento dos caras que não é baixo…pelo contrário, altíssimo demais e isso joga contra a sustentabilidade e solvência do país de longo prazo…não por acaso tem um monte de gestor macro apostando no Dólar contra o Yuan chinês…

Aqui uma atualização de sua dívida/PIB.

 

 

E olhando só o débito privado assusta ainda mais…

 

 

 

MÉXICO 

Quem tem medo de lobo mau?? Os mexicanos não…e quem apostou na recuperação do Peso e cagou para o risco Trump está se dando bem!

 

 

 

FLUXO PARA EMERGENTES

Mas o que nos interessa mesmo é saber se vai vir $$ para cá…digo Brasil. Como o mundo nos coloca no balaio de gatos chamado “mundo emergente” entendo que é uma decisão de alocação estratégica. Gráfico abaixo mostra como houve outflow forte de emergentes (foca no círculo preto nos anos de 2014 a 2016).

Aparentemente o fluxo mudou e tem sido positivo (seta em linha preta)….#oremos

capital inflows do emerging markets forecast

 

CORÉIA

Se tem $$ indo para algum lugar esse lugar é a Coréia

 

coreia

 

Leave a Reply