Giro pelo mundo

GIRO PELO MUNDO

EUA, Europa, Lá Fora, Thoughts
EURO

Estive recentemente na Europa…2 semanas atrás…Portugal pra ser mais exato. Sem palavras! A terrinha é formidável! Cada foto mais linda que a outra. Tenho 2 amigos portugueses que curtiam orgulhosos de cada foto que eu postava, também pudera o sul de Portugal é um paraíso!

Voltando a realidade, vejo que todo mundo quer Euro! Por isso tava caro!!  Posição especulativa na moeda vem aumentando significativamente!

 

E aparentemente a moeda esta sim overvalued. Esse gráfico da BMI Research mostra que o diferencial de juros não sustenta uma valorização tão alta assim da moeda (comparação com o dólar)

 

 

Sell Off a vista?

Quem sabe…deixa passar o verãozinho e aí veremos…por enquanto é época de aproveitar a Europa e suas belezas…Europa no verão é demais…depois no inverno nego volta e bate no Euro…rs

Ahh antes de passar para os EUA, vale chamar atenção que o dado de produção industrial da principal turbina europeia, a Alemanha veio bem forte:

GUT! GUT!

EUA 

Lets make America great again!!

Well, pelo pemos o payroll mostrou que sim a America segue mais great do que nunca. foi uma chinelada nos ursos e vendidinhos da porra 9sem ofensa please, sou apenas ácido). Não torço pra nenhum lado porque não sou comprado nem vendido nos EUA…inclusive sou viesado a achar que em algum momento essa maionese desande, assim como comentei aqui:

UMA NOVA BOLHA A ESTOURAR?

Mas enfim, de fato o dado de payroll surpreendeu muita gente –> 187k vs. 170k de forecast.

 

E olhando outros pontos, chama atenção o fato de que em junho o número de americanos movendo do “fora da força de trabalho” para “empregado” atingiu recorde! Contundente não é verdade?!

 

 

E ainda que possa parecer preconceituoso, não é…sério mesmo, não leve isso pelo lado errado, mas o desemprego entre jovens afroamericanos vem atingindo mínimas, outro sinal de que há sim uma certa pujança da economia americana.

 

 

UK

Parece que o otimismo com o Brexit nao está mais presente nos dados macroeconômicos … esse indicador abaixo compila diversos indicadores macro…em geral eles tem decepcionado os economistas. Seria culpa dos atentados que vem ocorrendo por lá?

 

 

 

CHINA

me chamou atenção essa melhora nos preços de commodities, espeicialmente metálicas na China … normalmente são associadas a melhora do ambiente macro de crescimento e, mais recentemente, resultado de alguma política de expansão de crédito ou injeção de liquidez.

Aí me deparo com esses gráficos que contrapõe essa ideia, mostrando que recentemente os bancos puxaram o freio por lá:

 

 

Mas falta uma coisa nesas minha equação….na verdade um agente chamado governo! E é exatamente aí onde fecha a conta! Governo por lá está atento e já vem injetando dinheiro na economia haja vista a recente queda das taxas de juros de curto prazo.

 

 

Não é tão simples assim, como numa relação causa-efeito…mas DUVIDO não haver relação entre a alta recente de commodities metálicas e estímulos do governo.

Enfim…bom pra nós…bom pra GGBR, USIM, CSN, VALE…

 

Well fico por aqui…espero que tenham gostado desse giro…

 

Leave a Reply