cat-yawn-mouth-feline-465210

20170724 – TÔNICA DA SEMANA: SONECA, COPOM E IRBR3

A Tônica, Moedas
SONECA….

Semana passada começávamos com aquela expectativa de que as coisas estavam se ajeitando..bolsa tinha subido seus 4% com recuperação de preços de commodities e certa meirelles-dorme“calma” no contexto político….tanta calma que o ministro Meirelles até dormiu no discurso do Temer recentemente…quem não viu:

Meirelles na pescaria

Pois então…mercado tirou a semana passada pra dar um cochilo mesmo..uma descansada depois de subir morro acima dos 62k pros 65k…justo.

 

“ENTRANDO VOLUME”

Piadinha infame de mesa de operação: aí Will ta entrando volume?

Well well…em mim não … mas como sempre o grande motor das altas recentes foi o fluxo estrangeiro para emergentes que resolveu dar uma passada aqui…dá uma olhada na “embicada” que nada mais é do que recursos vindo pra cá (fonte: @IIF)

 

E no mês já são mais de R$ 2BI!  (fonte: @LucasGeneve)

 

 

O que eles viram aqui? Well calma política dado que os congressistas nos deram férias; e um valuation atrativo relativamente. Itaú tem um gráfico bacana que mostra o P/L do Brasil versus emergentes. O resultado? Estamos 10% descontados da média deles…

 

Poisé…era meio que visível isso…comentei na semana passada que os emergentes por aí estavam todos esticados..quem não viu, tá aqui:

Brasil: Left Behind?

Estávamos tipo o Nicolas Cage no filme “Left Behind”…mas isso foi sendo corrigido.

Logo o que está havendo é um ajuste. Penso que tem mais pra ajustar e podemos seguir um trend positivo nos próximos dias … tudo parece continuar muito calmo lá fora e isso é bom pra nós!

Junto a isso temos 2 fatores que podem ajudar a bolsa: (i) safra de balanços começam a ser divulgados e a julgar pelas prévias de construtoras, pelo resultado da Localiza (RENT3), e algumas conversas que tive, acho que podemos ter surpresas positivas que afastem aquele mau humor.

O segundo ponto abaixo:

 

COPOM 

Quarta teremos a divulgação da nova taxa de juros no Brasil…penso que se vier uns 125 bps de corte pode dar um “gásinho” pra nossa bolsa….aparentemente os 100bps que jogariam nossa taxa para 9,25% ao ano é algo dado, por isso digo que seria necessário um estímulo extra.

Vale a ressalva que com uma inflação controlada e um PIB definhando resta ao governo se valer da política monetária pra tentar fazer a roda girar. Focus não me deixa mentir:

 

 

DÓLAR 

Queda recente chama atenção, mas calma lá…na real essa queda toda é reflexo do fluxo que citei acima, mas também de um movimento global que temos visto…abaixo comparo o Real x Dol com o índice Dol … dá pra ver que essa queda de agora tá só ajustando com a realidade lá fora.

Então o call de compra de dol ainda que tentador, não sei se chegou a vez ainda não…

DOLAR JUL 17

 

 

IPO

Outra coisa importante que vai acontecer essa semana é que temos os últimos dias pra reservar 2 IPO´s que estão rolando.

#Omega

Não tenho uma opinião bem formada a respeito…aí nesses casos me vêm a mente a frase do gênio Peter  Lync “invista naquilo que você conhece”. Logo, cou ficar de fora…mas torço pelos amigos que vão se aventurar.

#IRBR3 

Em suma acho uma boa empresa e pretendo tomar pagando até o mid-range de preço da oferta. Empresa consolidada, grande share, bom histórico, margem e retorno elevado, setor descorrelacionado a PIB, com yield estimado bom e saindo relativamente barata. Risco é o sócio governo e a queda da Selic remunerando menos o caixa. Abaixo os pontos positivos e negativos:

image011

Como disse, o valuation relativo me parece bem honesto:

image012

 

AGENDA:

Segunda: dia de PMI´s na Europa e US

Terça: dia da confiança…ou da falta dela…dados de confiança do consumidor no BR e US.

Quarta: dados de housing no US, estoques de petróleo e a tão aguardada reunião do Copom!

Quinta: pedidos de bens duráveis nos EUA,

Sexta: dia de maldade! Temos divulgação de dados de emprego e das contas nacionais no BR! Isso sim é maldade! Temos também o PIB do US.

 

BALANÇOS…

Mils balanços…tem pra todos os gostos…safra começa realmente e pode movimentar muito papel…

agenda de balanços 2T17

 

PRA NÃO DEIXAR PASSAR BATIDO…

Só pra lembrar quem não vi, fiz 2 posts semana passada (mandei na sexta) que modestamente ficaram bons e merecem ser lidos. O primeiro é uma crítica a esse agente chamado governo; o segundo é uma análise num papel que me chama atenção:

SÓCIO GORDO? POMBO? Muito prazer eu me chamo GOVERNO!

TEND3 – O PROFETA ISAÍAS NOS DÁ O RECADO

 

Era isso aquele abs!

 

4 comments

Leave a Reply