wagnermoura

GIRO PELO MUNDO: TRANQUILO PERO NO MUCHO!

EUA, Europa, Lá Fora, Moedas

Primeiramente #foraTemer

rs.

Segundamente…

És que todo se parece mucho tranquillo companero ?Resultado de imagem para wagner moura pablo escobar

– Si Patrón 

– Humm…

Voltando para o giro pelo mundo, começo pontuando uma coisa importante. O mundo está crescendo…a economia mostra melhora, avanço…o comércio internacional melhorando! Veja esses 3 indicadores abaixo: volume importado no mundo, pedidos a indústria (subíndice do indicador PMI) e a variação do uso de containers pelo mundo.

GiroPeloMundo jul17

 

E os PMIs apesarem de crescerem menos, seguem acima dos 50, o que por si só é bom pois representa crescimento! Não só nos Developed Markets (DM) mas também nos Emerging Markets (EM).

 

GiroPeloMundo2 jul17

 

Fora isso vivemos um momento histórico de baixa volatilidade…algo que vcs já leram aqui umas 558x provavelmente…só pra lembrar esse é um gráfico mensal do VIX (indicador de volatilidade)…são só 24 anos de vol apresentadas num gráfico…e advinhem se o atual momento não é um dos de menor vol na história?!

 

GiroPeloMundo3 jul17

 

E se está tudo tranquilo lá fora é óbvio que o $$ fluiria para os mercados emergentes…sim e isso tem acontecido. Comentei na Tônica dessa semana e já tinha apresentado os gráficos das bolsas de outros países emergentes…todas na máxima…aqui o indicador que compila-as, o MSCI Emergentes:

 

GiroPeloMundo4 jul17

 

E apesar dessa alta recente os mercados emergentes como um todo ainda não parecem caros relativamente….E isso porque como eu também já comentei aqui umas 558x o S&P se apresenta muito caro…por qualquer métrica que você olhe ele parece caro!

 

GiroPeloMundo5 jul17

 

E vale a ressalva que em termos de alocação os mercados emergentes de ações ainda ocupam beeem pouco espaço nas carteiras aí pelo mundo…ou seja, há muito espaço para expansão…ou pelo menos voltar ao patamar de 20% que vivemos outrora

GiroPeloMundo6 jul17

 

E isso é muito importante porque relativamente somos um destino barato comparativamente a alguns mercados como China, Chile, México, entre outros.

 

PERO….

– Siento olor de mierda…

– Pero tudo está tranquillo Patrón … no pasa nada Resultado de imagem para wagner moura pablo escobar

Todo esse cenário bonito e de paz preocupam! Vivo com aquele sentimento de receio de que dê uma merda grande pelo mundo que jogue pra baixo os mercados de renda variável e de risco. Tenho $$ meu nesse troço cara! É tipo como levar um soco sem ter culpa de nada! As grandes e graves crises mundiais não começam ou são geradas por Brasil, Índia ou até China…não até hoje ao menos…então quando olho lá pra fora da certo receio ver algumas coisas

Por exemplo…

Commercial Real Estate nos EUA de novo com bolha?

GiroPeloMundo7 jul17

 

Canada, Australia e Nova Zelândia então nem se fale!

GiroPeloMundo8 jul17

 

Indicador de surpresa econômica não vem mostrando nenhuma animação…na verdade podemos dizer que quase TODOS indicadores tem surpreendido na ponta negativa!

 

 

E OLHA QUE INTERESSANTE ISSO AQUI:

Demanda por crédito bem mais baixa também não é um indicador positivo para previsão de crescimento futuro…

 

 

O que os bancos fariam nesse cenário? Captar muito dinheiro para emprestar quando a demanda está baixa? Não né…poisé o que fizeram recentemente… emitiram muitos bonds…será que estão antevendo algo e querem aproveitar o juro ainda baixo?

 

 

Outra coisa que preocupa é que toda essa pujança do mercado de ações nos EUA tem sido sustentada pela compra massiva de ações pelas próprias empresas…ous buy backs! Dá uma olhada:

 

 

Enfim…muitos gurus e outros “guris” tentando prever uma grande catástrofe…justo após tamanhas altas…os caras do Big Short ficaram 2 anos ao menos sendo ridicularizados e inclusive questionados por seus cotistas….Não sei de onde vem, mas sim tem um cheiro estranho. 

 

 

One thought on “GIRO PELO MUNDO: TRANQUILO PERO NO MUCHO!

  • e agora Will, continuamos no mercado ou corremos pras montanhas? kkkkk como diz o Galvão, “haja coração”…..

Leave a Reply