91522-970x600-1

OLHA O BALANÇO DO BALANÇO…CIEL3

Bolsas, Brasil

É engraçado que além do nome Cielo a empresa e o nadador parecem ter algo mais em comum… 

Explico…ambos eram unanimidades…ambos eram pontos for da curva, cada um em sua atividade. Como empresa a Cielo sempre foi “ameaçada” por concorrentes, mas sempre provava sua qualidade a cada trimestre. O nadador da mesma forma provava seu valor em cada competição e recorde quebrado…e olha que não foram poucos.

Ambos Cielos reinaram durante anos…o nadador despontou lá por 2007 e seguiu entregando bons resultados pelo menos até 2014, 7 anos de mtas vitórias, medalhas e recordes….engraçado que a empresa também teve ao menos uns 7 anos de glórias… de 2009 a 2016 reinou absoluta nas maquinetas e lojas por aí … em diferentes estilos ela bateu seus oponentes e se mostrava imbatível.

Como é normal com atletas, a idade chega e torna-se difícil se manter na ponta, ainda mais no nível de Cielo….mas olha que engraçado, com a empresa parece acontecer o mesmo!

Receitas não crescem…

ciel 2t17 2

 

E nesse 2T não foi diferente…

ciel 2t17 3

 

As margens já vinham caindo há muito tempo…mas com crescimento a resultante era um lucro e geração de caixa maior … problema que quando para de crescer o negócio muda.

ciel 2t17 1

Nesse trimestre a empresa cortou forte as despesas com marketing e propaganda e conseguiu garantir margem…esforço louvável…mas cortar tais despesas pode afetar esse crescimento de receita não?

 

ciel 2t17 4

 

E all in all Ebitda caiu…e na real contra o 1T17 teve queda de margem então não dá pra dizer que isso foi bom.

Com maiores recursos em caixa, ou seja investidos, e com menores despesas com juros, a linha do resultado financeiro ajudou bastante e o Lucro Líquido final cresceu 1% ante o 2T16 e se manteve estável ante o 1T17.

Ainda assim, um destaque negativo a meu ver foi a rentável operação de recebíveis que minguou..queda de 11,2%. (Operação na qual o portfólio de recebíveis do lojista é adquirido diretamente pela Cielo ou através de um FIDC a uma precificação acordada).

 

Resultado de Cielo foi ruim…fraco. Mas não sou daqueles que sai metendo o pau na cia. Assim com César essa empresa é uma campeã e merece respeito. resultado fraco é 1BI de lucro, não é pouca coisa. Seguem sendo rentáveis, seguem rendendo dividendos honestos…mas com esse padrão de queda nos números e lucro apresentado me parece MTO bem precificada. Fico fora, mas respeito os campeões CIELO’s

 

 

2 comments

Leave a Reply