Adria-Cookies

OLHA O BALANÇO DO BALANÇO…MDIA3

Bolsas

Estava eu saboreando um cookies da Adria, afinal “cookies é bom” neh?

Trocadalho do carilho…

Mas enfim, estava eu olhando os números de MDIA3 sem entender o porquê da porrada de -5% no papel até que me deparo com esses 2 pontos:

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Despesas cresceram 15,7% o que é bem acima de qualquer índice de inflação… veja que como proporção da receita avançou de 23,9% no 2T16 para 26,7%. Aumento de despesas sempre é recebido com reserva pelo mercado. Nesse caso existe explicações que me parecem bem plausíveis:

(i) Empresa fez campanha de marketing para algumas marcas, a qual inclui incentivos para conquista de pontos extras nos grandes clientes e ampliação do quadro de degustadoras. Gasta no primeiro momento pra ter aumento de volume de vendas…justo!

(ii) Fretes…ouve aumento de volumes como mostra o gráfico abaixo e teve reajuste de combustíveis, então também em parece honesto…tipo ok.

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(iii) E a empresa contratou uma consultoria de supply chain…aqui confesso que não sei o qual o impacto específico desta em termos financeiros.

O segundo dado “negativo” (não considero negativo, mas sim menor que o mercado esperava) é que o crescimento de volumes e receita não foi nenhuma porrada… 2,5% e 3,7%… ou seja, empresa não conseguiu repassar a inflação para seus preços. Bom não é, mas quem está conseguindo repassar???

 

Mas, porém, todavia, no entanto, entretanto, contudo…. olhando pelo lado positivo posso facilmente listar:

 

  • Custos decresceram 2,1% e o lucro bruto aumentou 12,1%, com uma margem 3,1 p.p. maior;
  • Apesar das despesas maiores, o Ebitda subiu 7% e com margem levemente melhor que o 2T16;

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  • Última linha teve uma ajudinha do resultado financeiro e lucro cresceu 8,3%;
  • Empresa vem conseguindo reduzir sua dependência do mercado do nordeste, e segue entrando no sudeste;
  • Manteve share em massas (sem principal produto); ganhou share em biscoitos;

 

Enfim mercado pode estar errado em MDIA….mas acho que a melhor explicação reside no preço. Ela tem um bom negócio, rentável, boa empresa…mas seus múltiplos embutem uma certa dose de crescimento que quando frustrada desagrada….fica tipo aquela cookies que tu deixa no armário sem fechar direito…perde a graça. 

Anualizando esse resultado chegamos a um salgado múltiplo P/L de 21,6x e um EV/Ebitda de 16,9x. 

Nos 45,00 esse cookies ficam mais atrativos a meu ver. 

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