BOV-VLID

OLHA O BALANÇO DO BALANÇO…VLID3

Bolsas, Brasil

Não sei o quanto vocês conhecem ou não a Valid, mas a ideia aqui não é fazer um relatório ou coisa do gênero…tenho pressa…tenho coisas a fazer, não me levem a mal. Então quem tiver interesse em entender melhor o case (que não é simples) sugiro passar o olho nessa apresentação aqui do link:

Apresentação Apimec – VALID DEZ16

Então indo ao resultado…

Primeira consideração: o resultado do 1T17 foi uma “meleca” (pra não dizer uma bosta!). Foi tão tuim que eles até lançaram um programa de recompra pois, além da ação desmoronar, queriam passar certa segurança aos investidores…do tipo “foi ruim mas tamo junto bro”…não por acaso as ações desmancharam…ahh isso e sua correlação com dólar dado que parte das suas operações tem um link com dólar (gráfico de 12 meses aí)…

vlid3

 

Enfim…

Empresa não é ruim não…longe disso…tem bom histórico de geração de valor, com bons resultados e boa governança. Uma empresa que se reinventou…de uma impressora de cheques para banco, hoje ela é uma empresa diversificada em tecnologia…sim cards, cartões de banco e certificação digital.

Voltando ao resultado o breakdown de Receita e Ebitda ajudam a entender a empresa..

vlid3 2

 

Aí a explicação do resultado é simples com exceção do segmento Sistemas de Identificação, tudo mais foi ruim. Na tabela abaixo “pintei” de verde o que foi bom e de vermelho o que foi ruim…

vlid3 3

No agregado a receita caiu 10% na comparação com 2T16 e o Ebitda 16,6% e margem 1p.p. inferior…isso no 2T17 ante 2T16…análise do semestre fica pior ainda….Não por acaso os Sistemas de Identificação aparecem com maior relevância na pizza da geração de caixa….foi único segmento que apresentou melhora.

 

Mas o ponto que acho MTO relevante salientar é: melhorou ante a meleca (bosta mesmo) que foi o 1T! Teve crescimento de 9% de receita e 19% no Ebitda. 

A empresa veio tomando medidas para melhorar eficiência…isso demora e não é simples, ainda mais com a falta de volume/receita. Exemplo: concluíram a consolidação das plantas no Brasil e EUA, implementaram iniciativas referentes ao resultado da análise da cadeia de suprimentos (diretos e indiretos) e na frente de padronização dos processos fabris com foco na produtividade na ordem de R$ 25MM.

Mas é um avanço anyway.

Outro ponto foi a sinalização de que a empresa espera melhora no importante segmento de Meios de pagamento. Segundo eles:

“Esperamos um crescimento para o segundo semestre de 2017 devido à expectativa de maiores volumes (principalmente nos EUA devido à diminuição do estoque de cartões dos bancos) e do impacto nas ações de redução de custos.”

Eles até comentam que o 2T começou fraco e foi melhorando nos meses subsequentes.

Nessa linha o pessoal da Plural acredita numa melhora de receitas e que isso se refletirá positivamente nas margens, o que justificaria manter o Outperform, ou seja, compra para o papel…

vlid3 4

Enfim minha opinião é que VLID é boa empresa e essa tendem a dar bons frutos para quem investe …sua operação está “pegando no tranco” digamos assim…é cedo sim e quem investir nela precisa de paciência. Vejo ela negociando a 6,8x Ev/Ebitda pra esse ano, o que não me parece barato, mas com grandes chances disso ser 5,5x pra ano que vem…parece que 2018 será melhor, por isso citei a paciência. Por ora acho que é comprar futuro e tenho certos receios…

Teleconferência amanhã pode dar uma cor melhor nos números e perspectivas.

 

Leave a Reply