tuco-2

OLHA O BALANÇO DO BALANÇO…LOGN3

Bolsas, Brasil

WILL o navio afundou? Naufragou?

Sim…a horas…não foi agora, apesar dos ___MM de prejuízo. Acabou o sonho?

Não vamos lá de forma prática o que ocorreu:

O EISA (estaleiro) está falido há muito tempo…e com ele estão os cascos de navios que não foram construídos. Um ode ao fracasso da indústria naval brasileira. Então a empresa tinha mais de 500MM no balanço, basicamente em cascos e projetos de navios que viraram zero! Isso mesmo, zero! Isso que foi contabilizado:

Logn3 1

A história é longa..caso antigo…do release:

Desde 2007 a Log-In investiu mais de R$ 1 bilhão no projeto de construção naval, que previa a entrega de sete embarcações, sendo cinco porta-contêineres e dois graneleiros. Até hoje, foram entregues quatro navios: dois porta-contêineres e dois graneleiros

Penso que a dura decisão de contabilizar essa pica é sadia e faz parte da remodelação na gestão da companhia … mais que isso, retira uma incerteza monstra em relação ao futuro da cia.

 

No mais o que teve esse balanço: 

Navios Novos. Agora em junho a empresa adquiriu um novo navio porta-contêiner, o Log-In Resiliente que tem previsão para operar agora em agosto. Essa embarcação irá substituir o Log-In Amazônia e o que realmente achei bom é que elevou a capacidade nominal de 2.700 TEU, superior aos 1.700 TEU do navio vendido o Log-In Amazônia. Aumenta a capacidade de transporte e dilui mais os custos custo fixos.

 

Navegação melhorou. Apesar de menores volumes, os quais dependem de uma melhora substancial na atividade (produção industrial), a disciplina de custos (-8%) e um controle excepcional de despesas colaborou pra um Ebitda MTO melhor do que foi o 2T16….tipo da água pro vinho! Crescimento de 192% Ex-AFRMM e veículos. Controle de despesas foi bem forte!  O gráfico de margem bruta abaixo da uma boa ideia:

Logn3 3

 

TVV melhorou. As exportações de granito estão bombando aqui no ES…e isso se fez presente no resultado do TVV. Se por um lado a movimentação de containers ainda segue fraca, por outra as movimentações de granito e carros deram uma bela contrabalanceada. E isso tudo com preços mais altos que propiciaram crescimento de 4,7% de receita.  Mais uma vez, a empresa mostrou um BAITA controle de custos (-1%) e despesas e o EBITDA melhorou 26%, desconsiderando efeitos extras….considerando esses o salto foi de 86%!

Logn3 2

 

E por último mas não menos importante a dinâmica de dívida segue melhorando…94% da dívida é de LP o que dá uma certa folga pra se trabalhar e colocar as coisas em ordem.

Logn3 4

 

Case de LogIn é complexo…BEEEMMM complexo. Meu ponto com ela sempre foi: a empresa não quebra no curto prazo e vejo com muito bons olhos tudo que está sendo feito na empresa…estão colocando ela em curso…mas leva tempo e a ecoonmia não tem ajudado…se soprar um ventinho o navio vai navegar mais tranquilo!

 

 

Leave a Reply