chuva-de-dinheiro-fortuna-milionario-dinheiro-caindo-do-ceu-loteria-megasena-1402338753112_615x300

CHUVA DE DINHEIRO DAQUI PARA FRENTE?

Brasil, Emergentes

Esse é um daqueles textos que todos touros adoram…um típico texto falando porque bolsa é bom, porque os gringos vão investir aqui, porque todo mundo vai comprar ações .. ou seja vai chover dinheiro para bolsa! Aquele textão bem bullish e viesado mesmo…OK?

Feito o disclosure necessário, mãos a obra!

Porque falo isso? Sim o momento de bolsa para cima nos influencia é aquele viés cognitivo de auto afirmação…até vim um pombo sem asa e nos atingir…até vir uma denúncia, algum escândalo aqui e acolá, etc…por ora o mundo tem vivido um momento de apetite a risco e isso nos tem sido facorável…já postei aqui que a alta recente é um simples catch up por termos ficados “atrasados”…o dia 18 de maio atrapalhou a boa performance da, então pra quem não lembra, dê uma olhada nesse post onde falo isso:

Tônica do dia 31/07                  Tônica do dia 06/08

E veja que acertei! Não é pra ficar me achando não…é só pra ver que fez sentido a análise! Dá uma olhada como nos aproximamos e a “boca de jacaré” vem se reduzindo (só comprar com os gráficos que postei nos posts dos links acima).

$$ para RV 6

Aí li isso num email falando de mercado…se não me engano é do CS:

Ainda falando de GEMs, o Alex Redman e Arun Sai destacam no report de fluxo de sexta-feira que no mês os fundos de GEM continuaram reduzindo sua exposição para India, Thailandia, Turquia e Koreia, enquanto que aumentaram a exposição em Brasil (de 33% para 35% overweight), Mexico (13% para 15% overweight), China, Africa do Sul e Russia.

 

Na MOSCA!

Avançando…

O CrediSuisse listou 10 motivos de porque investir em mercados emergentes, tipo o nosso…vejamos.

1) Mercados emergentes somados representam uma parcela maior da economia mundial (representam 58% do PIB global) … logo um gestor global TEM que ter investimentos em mercados emergentes

2) Além de uma parcela maior os mercados emergentes crescem mais! Simples assim.

$$ para RV 1

3) Apesar dos pesares e apesar do Brasil especificamente não ser bem o caso, EM GERAL houve uma melhora da situação fiscal dos países emergentes nos últimos anos. Aliás não só fiscal como também externa com diversos países incrementando suas reservas.

4) Inclusão financeira e acesso a crédito também tem um papel relevante na dinâmica das economias emergentes e é outro fator positivo para tais países.

$$ para RV 2

5) Demografia favorável e urbanização geram potencial de crescimento.

6) Existem ainda oportunidades imensas para ganhos de produtividade nos países emergentes….na China a produtividade media do trabalhador saltou 7,5x nos últimos 25 anos, 3x na Índia e 2x na Turquia…novamente o Brasil não é um bom exemplo… o crescimento aqui foi de apenas 20%.

$$ para RV 3

 

7) Com menores custos de mão de obra as empresas de mercados emergentes conseguem entregar margens e lucratividade maior

$$ para RV 5

8) Governança e todo o arcabouço regulatório avançou bastante nos últimos anos, provendo maior segurança ao investidor internacional.

9) Atualmente as moedas de diversos países emergentes se apresentam descontadas segundo o conceito de Paridade do Poder de Compra. Logo, ao investir num país emergente, o gringo pode ainda ganhar na moeda.

10)  Os estímulos monetários dados pelos BC’s ao longo dos últimos anos reduziu bastante as taxas de juros nos países desenvolvidos, mas isso também surte efeito nos emergentes. Com taxas de descontos mais baixas, ou com um custo de capital mais baixo, as empresas de países emergentes poderiam ser reavaliadas … levadas a outro patamar de valuation … em outras palavras, seria possível encontrar ainda mais valor nas empresas atualmente. O gráfico abaixo ilustra ainda que o spread médio entre o custo de equity (custo de capital) de empresas de países desenvolvidos e emergentes está num patamar alto…se reduzir é BUY emergentes!

$$ para RV 4

 

Bons os motivos não? Algo mais estrutural e de longo prazo que me parece sim fazer muito sentido! 

 

Avançando….

 

 

Enquanto isso outro indicador muito importante e que ajuda a medir o apetite de risco para com o nosso país especificamente é o CDS (um título que funciona como o seguro)…veja que a queda do CDS representa mais apetite e ainda uma menor sensação de risco ao se investir no Brasil!

 

CDS BRAZIL ago17

 

Não por acaso o fluxo estrangeiro tem sido positivo nesse mês de agosto…o Lucas Ribeiro faz um acompanhamento bacana disso no twitter : @LucasGeneve

São +2,1 BI em agosto e um total de +8,9BI no ano!!

 

$$ para RV 7

 

E pra quem acha que a chuva de $$ já foi bastante, saiba que não… é possível que muito mais grana ainda venha… Isso porque com os juros baixos e uma meta atuarial (meta de retorno mesmo) a cumprir, os fundos de pensão e de previdência terão que se “coçar” … sair do conforto de um CDIzão amigo e vir aqui pra fora se molhar com a gente … vir aqui pra selva chamada bolsa! 

Os gráficos abaixo mostram o percentual alocado por fundos de pensão em Renda Fixa e Ações. Veja que historicamente a alocação em ações nunca esteve tão baixa!

 

FUNDOS DE PENSÃO X EQUITY

 

Um resumo é: 

Emergentes baratos x Desenvolvidos  >>  Fundamentos macro positivos para alguma alocação em emergentes  >> gringo investindo em emergentes >> Brasil como uma opção que ficou para trás >> juros em queda aqui >> locais (fundos de pensão e previdência) que tem pouco risco na carteira >>>>>>> CHUVA DE $$$$$

 

Eu não disse que esse era um post viesado?! hehehhe

 

 

3 comments

  • Fala Will!
    Parabéns pelo Post!
    Fora BR, você investe em algum outro mercado emergente.
    Comecei a estudar um pouco sobre o assunto e fiquei com vontade de comprar o ETF de mercados emergentes. Você até alguma experiência?

    • Cara não invisto e nenhum fora…mas tenho desejo sim.
      Mas gosto de investir nas empresas e não numa forma mais genérica como são os ETF’s…e aí é mais difícil.
      A grosso modo a forma mais barata e eficiente disso seria abrir conta numa Scottrade da vida lá fora e fazer isso por eles operando via US e em dólar….

Leave a Reply