pexels-photo-346885

GIRO PELO MUNDO – CHINA, BURACO DO JACKSON, TARTARUGA RADICAL E MAIS

China, EUA, Europa, Lá Fora
CHINA – GIGANTE ALAVANCADO 

O gigante alavancado…vamos começar nosso giro por ele … fazia tempo que não postava nada nessa linha então resolvi relembrar, trazer a memória aquilo que todos sabemos, mas que nunca é demais alertar que não vai acabar bem…

Começando pelo shadow banking … banco das sombras? Na verdade o que se entende por “shadow” é todo o crédito que é feito fora do sistema bancário e não regulados…aí tu já vê que boa coisa não é …rs … sim tem os agiotas, tem uma galera que se junta e dá crédito para algum projeto (tipo cooperativa)…tem de tudo … eh tipo nugget da Sadia...colocam tudo que presta e o que não presta ali.

Enfim, o fato é que o crescimento desse eleva o risco do sistema como um todo e ainda a alavancagem geral da nação…logo = +risk!

E veja que ele está mais gordo do que nunca!! Ou seja, o governo pode frear o sistema bancário, mas como frear o crédito estilo nugget Sadia?

mauldin 1

 

Mas alguns advogam que é um mal necessário face a peremptoriedade do crescimento imposta pelos comunistas….veja que o nível de alavancagem em relação ao PIB dobrou nos últimos 10 anos (especialmente no segmento corporate)

mauldin 2

 

E um agente mais endividado deveria pagar mais juros não ? Sim, tanto que taxa por lá já tem apontado para cima…essa é a de curto prazo e mede mais os estresses de mercado…mas a tendência é clara não?

 

 

Isso não tem como acabar bem!

Mas Will e se os caras desvalorizarem sua moeda?

Boa pergunta! Nesse caso se por um lado essa dívida possa ficar ainda mais elevada em dólar frente a moeda interna, por outro lado os caras ganham MTA competitividade externa! Sim isso é um fator que inclusive já tem ajudado dado que eles vem desvalorizando sistematicamente sua moeda. Veja o gráfico abaixo que mostra o diferencial de preço das exportações chinesas para o US…

 

Sobre China eu sugiro que oremos todos os dias para que as coisas permaneçam sobre controle!

“Perdoai nossa alavancagem, mas livrai-nos de estoura da bolha amém”

Resultado de imagem para chinese praying

 

 

EUA – BURACO DO JAKSON E A DONA JANETE 

Well nada de novo do grand non-event da semana que passou que foi o Buraco do Jackson (Jackson Hole)…o fato é que mercado já não vem dando tanta atenção assim para o que dona Janete fala pois vê que seu mandato tem vida curta e não espera nenhuma manobra radical da vózinha…pesquisa da bloomberg mostra isso, ou seja, que muita gente acredita que ela não dure pra 2018:

YELLEN

 

Na verdade os oficiais do FOMC (diretores) parecem bem menos preocupados com inflação e/ou crescimento…isso só reforça a tese de que o esperado aumento de juro não vem mesmo…ou será atenuado.

 

No mais confesso que não vi mais nada realmente relevante sobre economia dos EUA….S&P segue se sustentando nas máximas, VIX voltou (redução da volatilidade e risco) e a treasury segue baixa em 2,17% com o mercado não apostando muitas fichas numa elevação de juros nos EUA.

Isso tem fundamentação na economia americana que não vai tão porrada assim como Trump gostaria ou arrotou durante sua campanha…veja que o PMI da indústria segue fraco…não fosse o forte setor de serviços acredito que ia ter gente querendo a cabeça de Trump.

 

Ahhh e faltou falar que nesse cenário seguimos vendo uma certa repulsa ao Dólar…hein? Poisé se não querem deem pra mim!! Mas é sério, dólar vem perdendo espaço contra diversas moedas! O gráfico mostra o desempenho do índice dólar contra uma cesta de moedas (linha verde), mostrando que ninguém quer as verdinhas….

dol x real e dol x mundo

 

A linha azul é contra o Real…ou seja, comparado ao mundo o Real poderia se valorizar ainda mais (linha azul poderia cair)…. não sei se fura os R$ 3,00 mas mantendo as coisas calmas poderia ter espaço…mais uma questão de fluxo mesmo. 

 

 

EUROPA – A TARTARUGA ANDA RADICAL! 

Não consigo olhar por mundo e não fixar os olhos na Europa…ai ai bons tempos…sou nostálgico sim dos tempos que por lá vivi, falem bem ou mal os caras sabem viver!

Mas enfim, voltando a economia, a indústria vai bem obrigado veja o PMI:

 

Não por acaso os PIB’s vem se recuperando bem e de fora relativamente espalhada/diversificada:

 

E obviamente que a consequência disso tanto as ações das empresas europeias (gráfico de candles) quanto o Euro como moeda se valorizaram bem esse ano…dá uma olhada:

 

eur x eurostoxx

 

A grande questão é se isso persistirá.  Em relação a Euro acho esticado e se eu tivesse uns na gaveta eu venderia!

A redução das compras de títulos pelo ECB seriam o grande trigger para que esse trade dê uma minguada … não por acaso toda torcida do Barça, Manchester, PSG, Bayer, Milan, etc estão de olho…gráfico abaixo mostra que aumentou a percepção de que o Euro está sobreavaliado:

 

Em tese isso poderia ocorrer agora em outubro, com a redução de compras de títulos pelo ECB…

 

 

Tem que acompanhar…acho isso importante porque gera um certo portfolio rotation que pode ser bom pra nós emergentes! 

É parece que a tartaruga subiu no skate e ta voando! (ps: pra quem não lembra eu escrevi aqui intitulando a Europa de tartaruga…velha, caminhando lentamente, mas avançando sempre).  Se outrora não crescia, hoje os bons ventos voltaram!

Resultado de imagem para tartaruga radical

Leave a Reply