pexels-photo-437716

20170828 – TÔNICA DA SEMANA

A Tônica

Vamos lá…semana do mercado testar seu otimismo! Bolsas lá fora em baixa, mas aqui está tudo tranquilo….Anyway o foco é a semana e não o dia e pensando na semana, vamos começar de traz pra frente, ou seja, falando dos eventos que podem mexer.

 

O que tá pegando essa semana: 

A meu ver temos o PIB dos EUA na quinta e do Brasil na sexta. O dos EUA podem ajudar a reforçar ou mudar a visão acerca dos juros por lá esse ano. Por lá os valuations continuam esticados e toda a torcida do Dallas Cowboys, Buffalo e SF49 sabe disso! Veja que essa pesquisa da Merril:

 

 

E isso preocupa ainda mais pensando que historicamente setembro é uma mês ruim para bolsa nos EUA:

 

 

Mas ainda assim tudo calmo….

 

E o nosso PIBzão da massa (sexta) deve confirmar o bom momento vivido pela economia no 2T, mas lembro que isso é olhar retorvisor…tivemos uns Chapolins Colorados nos últimos meses…me perguntei muito e listei alguns candidatos a Chapolin Colorado aqui nesse post:

HIGHLIGHTS ECONÔMICOS: ACHANDO OS CHAPOLINS COLORADOS

 

Ahh na quinta tem dados de emprego, os quais o presidentO está ansioso pra receber e poder twitar algo a respeito.

 

Outra coisa que “tá pegando” é a tempestade tropical harvey que parou 15% da capacidade de refino dos EUA…não é pouca coisa e fez preço na gasolina que subiu por lá…mas o petróleo segue comportado! Reportagem abaixo fala um pouco a respeito:

Atingida por inundações devastadoras, Houston decreta ordens de retirada

 

Voltando ao Brasil é relevante também a mudança na meta fiscal que vai ser votada na terça e o final da votação acerca da TLP  na quarta…há certa pressa nisso porque isso precisa ser votado no Senado, já que a medida provisória (MP) que cria a TLP expira em 6 de setembro.

 

E hoje tivemos o Focus, com redução das estimativas de Selic…de fato a falta de crescimento está pegando tanto na inflação que só há um caminho para os juros: 

 

focus

 

 

Saindo do daily basis e voltando a pergunta de 1MM, eaí é para comprar ou pra vender? 

Lá em setembro de 2016 falei que nosso ciclo havia mudado…que tínhamos entrado em um novo ciclo. E veja que falei isso após a forte alta da bolsa acumulada em 2016!

STOUT BEER, BLUES, VÔOS DE GALINHA, PAPAI MAMÃE E YIELD DA BOLSA…

 

Até fui ler e achei legal esse quadro aqui…pensando mais numa linha de longo prazo:

 

ciclos

 

O que me dá medo é quando Sell Side começa a revisar target pra IBOV…dá frio na espinha!! XP mandou um rel nesse sentido…nada que já não tenha falado aqui, mas com a vantagem de ter alertado bem antes e não agora no meio da festa! Pra quem não lembra, até comentei do P/L foward da bolsa….lá o dia 20/06 … ANTES de alta recente e dos sell side atrasados se pronunciarem:

20170619 – TÔNICA DA SEMANA

 

Porque tenho medo desses rels? Na verdade não é medo, é que não vejo muita validade mesmo….Primeiro porque qual o valor de um target pra IBOV? Se o cara errar será chacotado, se acertar, grandes bosta! Vo comprar BOVA então?

Segundo que um target baseado em P/L esperado pode ser qualquer um! Basta tu dizer que é plausível que lucros crescam 20%, 30% e pronto tu acha mais valor.

E Terceiro que tem o imponderável (vide 18 de maio) que sempre aparece e bagunça tudo na bolsa.

 

Sobre essa visão geral penso que mais do que nunca tem que ser seletivo! Bolsa não tá barata a menos que tu assuma P/L do Ibov foward pra 12M bateu acima da média histórica…lembram do gráfico:

Então, atualizando:

7cb00dc7-f9ad-4c57-878f-8e7461d42bbd 

 

Enfim sigo otimista, especialmente com um fator forte positivo para a bolsa que é a taxa de juros. Tenho receio com o 3T pois acho que podemos experimentar um slowdown da economia…2T foi bem, daqui pra frente falta trigger…por isso escrevi o post dos potenciais Chapolins. Seletividade maior do que nunca. 

Mas pra semana estamos ok….vamo que vamo! 

 

 

SHOWTIME Sports sports showtime money boxing GIFSHOWTIME Sports sports showtime money boxing GIF

 

 

 

Leave a Reply