radar

HIGHLIGHTS ECONÔMICOS: RADAR LIGADO, “L”, “U” OU “V”

Brasil

Quem acompanha esses highlights econômicos sabe que o objetivo aqui é fazer leitura dos dados macroeconômicos que saem…é uma forma de manter o radar em tudo que acontece…tipo aqueles radares da década de 80…é tipo helicóptero do Rambo

 

Resultado de imagem para radar anos 80

 

Serve para eu ver se alguma coisa chama atenção ou aponta para algo novo….faz parte da chamada análise Top Down…saber o que se passa na economia, pois isso tem reflexos no dia dia das empresas.

Got it?

 

PIB

Então, avançando, viram o que o Meirelles falou a respeito do PIB?

Na fala dele ficou subentendido: realmente o Will está certo e vamos precisar de algum Chapolin para nos salvar no 2S17

Ele disse que o número de PIB não ia ser forte porque o setor da agricultura, que cresceu muito no primeiro trimestre e puxou o PIB de janeiro a março para cima, teve um desempenho bem inferior no segundo trimestre, o que levou a variação geral para baixo.

“A agricultura cresce muito no primeiro trimestre e, no segundo, cresce menos, é até negativo. O efeito disso é que o número que será divulgado na sexta-feira será baixo, próximo do equilíbrio”, afirmou Meirelles após participar de uma reunião ministerial no Palácio do Planalto.

Resultado de imagem para meirelles

 

Poisé …de fato foi fraco…me melhor que o esperado e isso é bom … mercado gostou.

 

Segundo o IBGE, a atividade avançou 0,2% no 2T17 ante o 1T17, resultado acima do projetado pelo mercado (0%). Na comparação anual o indicador subiu 0,3%, também acima da estabilidade projetada….mais do que isso a figura é bonita pois mostra recuperação, uma nova tendência…dá uma olhada:

 

PIB 2T17 br

 

Fazendo a abertura dos dados, algumas coisas chamam atenção:

# Indústria caiu 0,5% com destaque negativo para construção (BAD);

# Agropecuária ficou no 0% (BAD);

# Formação Bruta de Capital Fixo que nada mais é do que os investimentos caíram 0,7% … e a taxa de investimento da economia seguiu baixa em 15,5% do PIB ante 16,7% do ano passado (BAD);

# Comércio bombou! +1,9% … Olha o FGTS aí gente!! (GOOD);

# Consumo das famílias voltou a crescer depois de 9 trimestres! +1,4% (GOOD);

Abaixo a abertura :

859d3244-9f45-431c-8737-34a4d00399ce

 

O resultado é que no semestre (1S17) o PIB apresentou variação NULA em relação ao 1S16 … pra ser honesto acho ruim isso … fico me perguntando de onde virá o crescimento do 2S17 ?!?!!? O Focus fala em 0,37% no ano … mas tem gente boa e que respeito como o pessoal da ELEVEN Financial falando em +1,5% em 2017….gostaria MTO que acontecesse isso, mas não vejo como…se alguém souber me responda pois adoro notícia boa! 

2T foi bom, mas sigo a procura dos Chapolins…

 

Avançando… 

 

ATIVIDADE

Não sei de onde virão, mas de fato os indicadores de atividade seguem surpreendendo para cima (tabela abaixo do gráfico) … nada de espetáculo, mas a tônica é sim boa! Veja que o PMI que saiu na semana passada foi bom e mais uma vez acima dos 50 (o que denota expansão da atividade):

 

PMI BR ago17

PMI BR ago17b

 

E apesar do dado do PIB não ter sido bom para a indústria, ela está se recuperando! Destaque para os setores de: eletrônicos, autos e textil:

 

 

Sigo batendo nessa tecla…a questão é de amplitude de formato de inflexão…ou seja: parou de piorar…está melhorando, mas em qual velocidade…é isso que estou tentando entender…parece mais uma melhora em “L” ou “U” do que em “V”. 

 

Avançando…

 

CONSTRUÇÃO

Não teno muito a agregar aqui, mas queria dividir esse reportagem que achei muito interessante! Isso vai ser trigger para o setor de construção! Anotem aí…demora um pouquinho mas com taxas de 8% aa e a demanda reprimida que existe por imóveis, o setor vai andar!!

Bancos baixam juros do crédito imobiliário a menos de 10% ao ano

 

radar2

 

 

EMPREGO 

Boas novas do lado do emprego … talvez isso seja um motor para consumo e crescimento … OREMOS! 

Mas enfim, a taxa de desemprego teve queda de 0,8%, e atingiu 12,8% no 2T17….mercado esperava 13%…. a população desocupada (13,3 milhões de pessoas) caiu 5,1% (menos 721 mil pessoas) frente ao 1T17 ainda que tenha crescido ante o 2T16 (mais 1,5 milhão de pessoas). O número de empregados sem carteira assinada que deu um salto (10,7 milhões de pessoas) crescendo 4,6% ante o 1T17.

Desemprego jul17 br

 

Avançando

 

DÍVIDA

Gosto de falar de coisas boas, mas apitou aqui no radar algo que sabemos…é só pra lembrar que existe … só pra lembrar que NADA de consistente ou efetivo foi feito para resolver essa que é a maior questão e o maior vetor de risco acerca da economia brasileira, que é o descontrole de sua situação fiscal. Dado que saiu essa semana que passou só traz a memória aquilo que não quer calar: de que precisamos resolver isso logo!!!

 

DIVIDA PIB AGO17

 

CONCLUSÃO

A bagunça que foi criada em anos de péssima gestão dos últimos governos leva tempo para ser ajustada….a casa segue bagunçada e não tem como arrumar tudo…enquanto tu ajeita a cozinha a sala segue uma bagunça…o quarto sujo e por aí vai…tem que ter paciência….minha visão é de que já inflexionamos, ou seja, paramos de piorar e estamos melhorando.

Aparentemente a retomada é em “U”, mas vejo mais risco de cairmos para o “L” do que termos sorte e vivenciarmos um “V”. Penso que tem muito mais risco de o PIB estimado para 2017 e 18 (+0,34% e +2%) ser revisado para baixo do que o contrário….

EU JURO QUE QUERO ESTAR ERRADO!! Eu juro que quero escrever aqui, em janeiro 18 e dizer que errei e que 18 será porrada monstra, mas por ora segue difícil.

Meus candidatos a nos ajudar a “salvar a pátria” do crescimento e atividade foram endereçados na semana passada no final desse post aqui, confira:

HIGHLIGHTS ECONÔMICOS: ACHANDO OS CHAPOLINS COLORADOS

 

No mais sigo com meu radar ligado….

 

 radar GIF

 

Leave a Reply