trem-maria-fumaca

HIGHLIGHTS ECONÔMICOS: ON TRACK

Brasil

Quem acompanha esses posts que faço sobre economia tem visto como sou cético e criterioso para não entrar no oba-oba dominante quando a bolsa sobe…sou preocupado com os fundamentos…com a realidade…tanto que em julho publiquei:

HIGHLIGHTS ECONÔMICOS: O conselho de Mr.Walt Kowalski

 

E depois fiz a pergunta: quem poderá nos defender? trazendo a ideia de que o crescimento percebido no 1T e 2T poderia não se sustentar. Comentei o seguinte:

Bom sigo com esse sentimento de que temos sido salvos pelo super e quase anti herói mexicano colorado. Alguns eventos que me parecem pontuais…e se a safra falhar? Se os estoques tiverem recompostos? Se o $ do FGTS acabar? Como disse não gosto de ser pessimista não…só estou tentando digerir bem os dados e ver o fundamento por trás…

HIGHLIGHTS ECONÔMICOS: EU CHAPOLIN COLORADO!!

 

E logo após listei 3 potenciais heróis de crescimento: (i) volta do crédito com juros mais baixo; (ii) recuperação do setor de construção aliado a recuperação marginal da industria; (iii) retomada do investimento a medida que o cenário político comece a clarear.

 

Fato é que para minha surpresa e alegria a economia tem reagido muito bem! Talvez seja reflexo do que vemos vendo na América Latina como um todo….dá uma olhada nesse gráfico da Capital Economics sobre o PIB dos Latinos:

 

 

E o nossa proxy do PIB o IBc-BR foi beeeemmm forte ante o que estava sendo esperado…excelente!! +0,41% em agosto/17 ante julho/17 e ante 2016 o crescimento foi de 1,48%!! Devo mencionar o Rafael Bevilaqua da Eleven Financial que postou esse gráfico … mas mais que isso ele tem sido uma voz dissonante nas projeções de crescimento .. acredita em 1,5%!!! Se acertar vai ser sozinho!

 

A título de curiosidade, mas interessante para fomentar nossos bairrismos, achei esse gráfico do jornal Valor  Econômico sobre o desempenho do PIB pelos estados brasileiros…. meu Rio Grande até que vai…meus pêsames aos meus amigos cariocas…

 

 

Outro indicador que considero bom apesar de ter vindo abaixo do esperado foram as vendas no varejo…cresceu 3,1% pô não é pouca coisa não! Manteve o track de crescimento e isso pra mim é o que está valendo!

 

prod ind ago17

 

E veja que a Cielo reportou seu indicador de varejo o qual corrobora ao dado de cima! Segundo a Cielo:

A receita de vendas do comércio varejista brasileiro apresentou crescimento de 1,5% em agosto de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado, após descontada a inflação.

“O desempenho de agosto foi puxado principalmente pelo setor de Supermercados e Hipermercados (VAMO CRFB3!!!), que possui grande peso no índice e apresentou aceleração. Além disso, a queda da inflação geral também influenciou positivamente para o resultado do mês”, afirma Gabriel Mariotto, gerente da área de inteligência da Cielo.

 

cielo dados de varejo ago17

 

E pra acabar outro indicador que vale ser citado foi a PNADpeguei o gráfico da boa carta de gestão da XPG. Veja que a evolução da população ocupada tem sido positiva e isso é bom para economia como um todo…especialmente consumo!

pnad pop ocupada

 

No mais juros para baixo….inflação controlada…. presidento trabalhando bem!

Resultado de imagem para temer rindo

 

Óbvio que algumas preocupações persistem para 2018, em especial a questão fiscal que precisa ser endereçada….se nada for feito teremos mais aumento de impostos o que é MUITO contraproducente…enfim seguimos esperando.

Resultado de imagem para temer bravo

 

Ainda assim, finalmente entramos na rota do crescimento internacional (digo, seguindo o que temos visto lá fora)…estamos num ponto de inflexão importante…coisas seguem on track mas nada de comemorações….sobre as coisas on track comentei aqui semana passada:

 

HIGHLIGHTS ECONÔMICOS: TURBINAS LIGADAS?

 

Era isso.

 

 

2 comments

  • Mas Will, não estaríamos tentando recuperar quando ciclo liquidez mundo afora pode estar no fim?

    E se commodities não recuperar, Brasil sofre.

    Somente após Trump NASDAQ subiu quase 30%. DJI e SP500 cerca 25%.

    Vão conseguir esticar até quando?

    Parabéns pelas análises.

    • Sim o ciclo de EXPANSÃO de liquidez acabou….o que temos agora é uma redução da liquidez…mas vale salientar que estamos longe dos padrões de outrora, ou seja, mesmo enxugando aos poucos ainda tem mto $$ por aí pedindo e buscando bons retornos….bons retornos esses que podem ser encontrados em um país emergente de população de 200MM que passou por 2 a 3 anos de forte contração.

      Sobre commodities sim elas são cíclicas e temos uma dependência a elas…logo não acredito num ciclo tal qual 2003-07 … portanto os players e vetores de crescimento teriam NECESSARIAMENTE q ser outros….

      Justamente por lá fora ter esticado que os emergentes estão tendo um ano excelente em 2017.

      Tenho receios com 2018 com a eleição que pode travar a bolsa, por outro lado tem muita empresa que vai ter descompressão de margens e bons resultados e isso tende a gerar boas oportunidades…seletividade acima de tudo.

      Obrigado pelo elogio! Forte ABS.

Leave a Reply