out17 pic tonica

20171016 – TÔNICA DA SEMANA: OS PASTOS SEGUEM VERDEJANTES

A Tônica, Emergentes

Voltando a mil pelo Brasil…e dando aquele update básico… 

S&P não cai nem por um C****

S&p out17

VIX segue nos lows e nada parece abalar os mercado

vix out17

E pra ajudar os discursos da pomba Yellen tem tem ajudado…a recuperação da treasurie foi tímida ainda que os indicadores sigam mostrando alguma inflação nos EUA. 

tbonda 10y eua out17

 

E obviamente que isso é música para as commodities que seguem para o alto…

dj commodities out17

E se é bom pra commodities é música para nossos ouvidos emergentes (Ibov é a linha verde)…. Bom pra Rússia, China, Tailândia, Polônia…e por aí vai….os emergentes (linha cinza)

emergentes e BR out 17

 

Sim sim sim…seguimos surfando a abundante liquidez global e nada parece afetar ou colocar risco nisso…(fonte: @Schuldensuehner

world markee cap out17

 

Nunca antes na história desse mundo o valor de mercado das empresas de bolsas no mundo esteve tão alto … e não isso não tem nada ver com LULA ou Dilma…rs

Ainda que muitos bradem que existam bolhas, elas seguem sendo infladas, caso de fato existam…nem quero entrar nesse mérito,… o fato é que seguimos com um cenário favorável para ativos de risco no mundo e apostar contra isso pode  ser perigoso. 

Essa segunda mercado abriu em alta lá fora…então tudo segue normal (ao menos agora as 6hs da manhã). 

Aí obviamente o leitor se pergunta: tá não quer falar de bolha, mas não tá caro já? 

Poisé o Instituto de Finanças Internacionais postou esse gráfico que é interessante. Confesso que não sei explicar como se dá o tal ajuste pelo ciclo econômico, mas o gráfico mostra a relação Preço/Lucro de diferentes mercados, ajustados pelo ciclo econômico e os compara com suas médias históricas …. mostrando que sim US e EURO estão caros…já os emergentes nem tanto não é mesmo?

 

PE ciclico bolsas

 

Poisé mas sabe como é sou desconfiado e quando olho esse PE (relação Preço/Lucro) foward (lucros esperados para os próximos 12 meses) do IBOV fico um pouco receoso… 13,2x na linha de +1 desvio ante a média de 12x. 

 

PE foward IBOV out 17

 

Mas, contudo, entretanto, no entanto, todavia….existem outras empresas além do IBOV…aliás me arrisco a dizer que justamente as mais interessantes estão fora dele!

E apesar do receio de estar comprando algo esticado, sigo achando que temos vivido um momento de virada estrutural de ciclo, o qual foi inicialmente trigado (dado a largada) com o a denúncia contra Lula (março 16) e o avanço do impeachment, foi confirmada quando da escolha do “dream team” da equipe econômica, seguiu avançando com a queda de inflação e consequentemente dos juros esse ano a qual deve seguir ajudando em 2018….mas que precisa de uma cereja no bolo, que a meu ver é a confirmação de um governo sério e comprometido com as reformas estruturais que precisamos…..obviamente que, assim como postei acima, o cenário externo tem ajudado também.

E aí me deparo com esse gráfico que, a meu ver, mostra o potencial enorme que temos de dar uma guinada bizarra e termos um aumento de alocação em bolsa nunca dantes visto! (ok ok ok, tomei muito café agora pela manhã…da um desconto aí). Mas a questão é que existe muito espaço para que recursos que hoje estão represados e empoçados em renda fixa, possam migrar novamente para bolsa. Atualmente a alocação em bolsa da industria de fundos é de apenas 8% em bolsa!! Já foi 22%! Mas que seja 16% por exemplo, já significa DOBRAR os recursos alocados em bolsa…é fluxo comprador na veia!

 

disposição dos recursos investidos no BR

 

Então depois disso…sigo como um otimista incorrigível que sou … sigo vendo belos pastos verdejantes assim como o salmista no Salmo 23 … tal qual essa foto de capa no Lake district inglês … e sigo alocando em ações como vocês podem ver na minha Carteira Will

 

Highlights em papéis… 

Meirelles foi mais um a comentar a intenção de privatizar a ELET3 … papel pode seguir andando com esses comentários…

Todos querem SANB11? BTG e CS dando buy e colocando como top pick?  Temos 3 opções: (a) resultado vem forte e querem se antecipar; (b) banco vai fazer um follow on (SANB tem 10% de free float) e BTG e CS não querem ficar de fora desse bom mandato; (c) ambas alternativas estão corretas. Fico com a opção “c”. 

Saiu reportagem por aí dizendo que IRBR3 pode surpreender positivamente no resultado e guidance de crescimento no ano…papel é bom pacas!

irbr repo

Será que vale mesmo a pena toda essa balburdia por conta da entrada da Amazon? Não me surpreenderia uma boa recuperação dos papeis que caíram semana passada por conta dessa new.

Rebound nas commodities? BHP e Rio Tinto sobem 2% lá fora … segura a VALE!

Sigo duvidando que BRSR6 possa ser privatizado…façam a pressão que quiserem….ainda assim tudo tem seu preço né…agora o yield ficou bom hein.

Quando PETR4 vai corrigir seu descolamento ante o IBOV hein? Ok que agora o papel está mais correlacionado com o petróleo, mas muita coisa mudou lá não?

E a busca pelo BTC de MOVI3 não para hein…teve gente alugando o papel com taxa de 30% no ano!

 

 

Em termos de agenda…. 

Começamos a semana com dados de inflação mais forte que o esperado na China o que é sempre um fator de motivação para commodities e para economia como um todo. 

Ainda na Segunda temos: Empire State de atividade nos EUA e dados do Caged no Brasil

Terça: europa ganha espaço com dados de inflação, índice Zew de percepção econômica no motor do continente (Alemanha) e alguns discursos de dirigentes do BCE; nos EUA produção industrial. 

Quarta: discursos de Mario Draghi e de diretores do FED, dados de housing nos EUA, estoques de petróleo; livro bege. Ahh não dá pra esquecer o importante IBC-BR no Brasil. 

Quinta: apertem os cintos pois acordaremos já com os dados de PIB e produção industrial na China…temos ainda pedidos de auxílio desemprego nos EUA e dados do FED Filadélfia

Sexta: dia mais ameno depois de uma semana cheia…dados de vendas de casas usadas nos EUA; mas também temos o importantíssimo IPCA-15 que sempre ajudam a balizar os juros.     

2 comments

  • Boa tarde Will , sou novo no mercado , estudante universitário ainda mas gosto demais e acompanho bastante o blog , teria alguma análise sobre TCSA3 ? Estou pensando em entrar no papel para LP , sei que há ações com indicadores melhores no setor mas pensando no baixo capital disponível , o que acha de um posicionamento ?
    Gestor tradicional , controle de divida e qualquer recuperada alcança o VP ? Ahh, se puder indica algum livro ou material para quem interessa em aprender mais os demonstrativos e esses indicadores de macro economia .
    Obrigado , abraço !

    • Legal Rafael!
      Sobre um livro sobre indicadores macro eu confesso que não conheço nenhum…inclusive é um projeto que tenho…rs…espero em um futuro poder dizer que tem o meu livro sobre isso…rs
      Por ora o que tenho é um curso de análise fundamentalista que ministro em alguns lugares, inclusive vou divulgá-lo em breve aqui no site.

      Sobre TCSA penso que o setor todo de construção deve passar por uma grande virada estrutural nos próximos anos e que deve se acentuar em 2018. Juros baixo, recuperação da confiança e melhora da economia são uma mola propulsora para esse setor. Dito isso, acredito que os papeis possam performar bem daqui pra frente. Minha opção por TEND3 e CRDE3 se dão momentaneamente porque a TEND não tem dívida e vem operando muito bem (lançando e vendendo) e a CR2 tem uma assimetria grande sobre valor de seus ativos….mas TCSA é uma boa empresa sim é pode ser uma boa aposta.

Leave a Reply