man-person-people-emotions

GIRO PELO MUNDO EMERGENTE: QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA?

China, Emergentes, EUA, Europa

Já disse 1573 vezes que não somos uma ilha … que na verdade somos colocados num pacote chamado “MUNDO EMERGENTE” ou “MERCADO EMERGENTE” pelos investidores no mundo. 

É tipo aqueles pacotes de biscoitos sortidos .. quem lembra? No final é tudo biscoito, mas tem uns que o cara gosta mais e que acabam sendo demandados primeiro … tem outros bem ruizinhos que por vezes ficam lá largados no armário.

Imagem relacionada

 

Veja o que tem acontecido all over the world com Bonds e bolsas….

 

BN-VQ727_Dshot_NS_20171018022243

 

MSCI Emergentes

 

De fato muito parecido com o Brasil….

Temos no Brasil um juro em queda, assim como CDS; inflação controlada e surpreendendo para baixo; uma bolsa em alta….então veja algumas semelhanças…

 

RÚSSIA

Tenho certeza que se não tivesse título nem nada escrito vocês achariam que essa era a curva de juros de 2Y brasileira não?? Qualquer semelhança é mera coincidência??

 

curva de juros russo

 

ÍNDIA

E olha que engraçado, não é só a curva de juros de outro país emergente que apresenta alguma semelhança com o Brasil…veja que a inflação indiana vem surpreendendo de forma negativa….não é só o IPCAzão da massa que está pra baixo….como digo sempre, apesar de ser um case especial no mundo macroeconômico, não somos uma ilha nem tão descorrelacionados como o mundo como muitos imaginam.

 

ARGENTINA

Talvez seja pela boa atuação do Messi e a consequente classificação da Argentina para o Mundial da Rússia …  ou simplesmente reflexo da boa condução de política macro do presidente Macri … seja por um ou por outro, tal qual no Brasil com Neymar e Temer, a Argentina tem visto seus CDS’s (titulo que confere proteção contra bancarrota do país) ficar cada vez mais barato, mostrando confiança dos agentes na macroeconomia dos hermanos.

 

Só 3 exemplos pra salientar que o movimento que temos visto internamente pode ser visto também em outros lugares pelo mundo….

 

Só pra não deixar passar batido, queria citar aqui o México …

MÉXICO

O peso mexicano vem sofrendo com as especulações de que o US vai desembarcar do NAFTA….”nobody say it was easy Mexico” … se acontecer esse vai ser o pior muro construído por Trump!!

PesoMex x USD

 

Enfim, 2017 foi o ano dos mercados emergentes! Bolsas pra cima, juros para baixo, inflação controlada e retomada ou continuidade de crescimento em diferentes mercados. Exceção aqui aos países do Oriente Médio que sofreram com receios com sua situação fiscal num ambiente de preços de petróleo mais fracos.

Me pergunto se esse movimento continuará em 2018….não tenho respostas….mas também não vejo nenhuma grande yellow flag que possa mudar consistentemente esse cenário… se petróleo andar talvez os árabes fiquem mais atrativos no relativo… 

All in all seguimos usufruindo e nadando nessa liquidez global que tem sido tão boa pra nós

 

Leave a Reply