Previsoes-2017

HIGHLIGHTS ECONÔMICOS: WILL DINAH?

Brasil

Escrevi semana passada que nossa melhora macroeconômica se dá “STEP BY STEP” … não é do dia pra noite … não existe milagre na economia…inclusive aquilo que chamamos de Milagre Econômico Brasileiro com os militares foi apenas o resultado de algumas políticas bem sucedidas no campo econômico, mas que que não se sustentaram por “n” motivos…nada de milagre….Deus não é brasileiro!

Estou calmo…não se assuste.

Apenas pra dizer que apesar de um ou outro dado decepcionar na margem sigo otimista.

 

O que vai acontecer em 2018?? Vou dar a largada nas previsões….

WILL DINAH lhe informa:

WillDinah

Brasil crescendo (+2%), inflação dentro ou até abaixo da meta, juros em 7%, empregos sendo gerados no maior ritmo dos últimos 4 ou 5 anos com empresas expandindo significativamente seus lucros (10%, 15%, 20% ou mais%). 

E também acredito que VAMOS APROVAR UMA REFORMA DA PREVIDÊNCIA ANTES DO NOVO PRESIDENTE! Ainda que seja uma meio capenga, mas vamos ! Anotem aí e me cobrem!

Isso vai ser bom pra nossa percepção de risco país, juros e tudo mais….

 

Ok.

Voltando a macro…

 

Dados de veículos…

…tem sido porrada atrás de porrada!!

As vendas de veículos que a Fenabrave reportou algumas semanas atrás seguiu muito forte nesse 3T bom para as empresas do setor: TUPY3, FRAS3, RAPT4, POMO4, MYPK3, LEVE3…..gráficos do BTG ajudam a visualizar isso:

vendas de veículos set 17 2 vendas de veículos set 17

 

 

Petrobras.

E pra quem não viu, é emblemático ver os bonds da Petrobras seguirem se valorizando. Explico: o gráfico abaixo é da taxa de juros implícita ao comprar o Bond de Petrobras lá fora. Quanto menor a taxa maior o valor do título.

Feita a explicação, acho relevante porque gostem ou não é uma empresa emblemática e identificada com o Brasil…gringo olha ela e vê o Brasil….com mulatas dançando, capoeira rolando e políticos com maletas de $$…bem clichezão mesmo!

Bond de Petro já foi visto recentemente como Junk…lixo! Emblemático a meu ver.

 

 

Juros

Obviamente que os juros brasileiros também seguem cedendo como já postei algumas vezes aqui….

Como ganhar $$ com isso Will??

Uma opção é ir para a curva longa de juros….é basicamente apostar que o Brasil vai dar certo no médio/longo prazo…ou seja, um baita risco!! Rs… Mas tem $$ pra ser ganho aqui! Uma dica seria a NTN-B 2035 ou ainda 2050. 

Abaixo o gráfico da taxa de juros de 10 anos e a de 2 anos. Após o evento JBS a curva curta (cinza) corrigiu bem e hoje negocia na casa dos 8% … já a longa reflete o receio com a sustentabilidade fiscal num ambiente sem reforma de previdência, ou seja, juros tenderiam a seguir altos … como acredito que algo será feito em 2018, penso que essa boca de jacaré tende a se fechar e dá pra ganhar algum din-din num título longo. 

 

juros 10y x 2y

 

Atividade.

Mas ok…meu compromisso é com a verdade e não posso deixar de olhar ou citar o IBC-Br que veio fraco…a proxy do PIB decepcionou bem na semana passada… Interrompemos 2 meses bons … -0,38% ante -0,15% esperado na comparação mensal. Mas aparentemente o mercado leu como pontual mesmo. 

 

IBC-Br set17

 

E ainda assim, na comparação anual seguimos crescendo ante 2016 … saindo do atoleiro … +1,6%! 

 

 

Apesar desse IBC-Br mais fraco, estamos retomando a atividade…coisas estão andando… ABPO (papelão ondulado) vem elevando previsões de alta de demanda; último dado de concessão de crédito mostrou elevação de concessão para empresas depois de meses (comentei aqui semanas atrás); Fenabrave veio revisando estimativas de elevação de crescimento…

Enfim penso que estamos plantando para colher um bom 2018…mas aí tem eleição…fudeu…rs

 

Era isso.

Aquele abs.

WILL

 

5 comments

  • Will, como sempre, ótimo post! Você é muito bom nessas análises.
    Dúvidas:
    Entendo o pq de olhar os juros, atividade econômica e Petrobras. Mas, pq olhar pra venda de automóveis? Históricamente tem uma correlação forte? Maior que o fluxo de veículos pesados nas estradas, por exemplo?
    Gostaria de saber só pra seguir a linha do seu raciocínio.
    Abs

    • Legal, boa pergunta.
      Industria automobilística é deveras representativa no Brasil e movimenta uma cadeia enorme: aço, plástico, peças, etc…portanto é importante olhar sim.
      Fluxo em rodovias é um indicador interessante para PIB pois no Brasil grande parte do transporte é feito em rodovias e não via mar/rio e/ou trem … então quanto mais caminhão na estrada maior a probabilidade da economia estar aquecida.
      P.S: Esse “Highlights Econômicos” é uma coluna no BUGG onde busco olhar o que tá pegando com a economia…então tento ver de tudo.
      P.S 2: Ele não estava finalizado quando tu leu…rs

  • Parabéns pela análise Will!
    Sobre a curva de juros, tira uma dúvida de leigo, por favor… Quando a selic cai os títulos ntn-b valorizam… Como vc comentou a previsão é a selic ficar em torno de 7%, então o movimento mais forte pra “especular” nos títulos longos já passou e essa boca de jacaré seria uma última chamada? rsrs
    Já que o título do post é Will Dinah, qual seria o ganho estimado com essa posição na ntn-b e qual o horizonte de tempo?
    Valeu

    • EXCELENTE pergunta!
      Dá pra especular com a curva longa sim, mas saiba que ela é mais arisca…ou seja, qqualquer merda que der no Brasil a taxa sobe e o preço dos títulos caem mais que um título curto…a lógica é que tem mais incerteza ate 2045 do que até 2019…faz sentido não?
      Acho que quem quer ganhar algum nos juros teria que ir pra longa…na curta não vejo mto espaço não.
      Seguindo na linha Mãe Dinah…penso que essa taxa pode fechar pelo menos uns 100bps, ou seja, 1% … Hoje a B45 ta em IPCA+5,1…então estaríamos falando nela a IPCA+4,1…arredonda pra 4% então. Se isso acontecer tu teria ainda uns 30% pra ganhar no título…obviamente que não do dia pra noite, mas seria um carrego bem interessante.
      Aqui vai um link bom:
      https://calculadorarendafixa.com.br/
      Espero ter ajudado.
      abs!

Leave a Reply