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POMO4 – OLHA O BALANÇO DO BALANÇO 3T17

Empresas

Resultado da Marcopolo não foi feio…foi HORROROSO!! MTO FEIO!!

 

 

Mas, contudo, entretanto, no entanto, todavia….tem uma explicação plausível para PARTE desses números horrorosos do 3T….Um incêndio! Quem não lembra, foi em setembro…seguem algumas fotos:

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Incêndio é considerado de grandes proporções (Foto: Greici Mattos / RBS TV)

Tem vários vídeos até na net sobre esse incêndio…Não foi pouca coisa não meus caros! Até comentei aqui no Bugg lá no dia 04 de setembro : TÔNICA DA SEMANA e incêndio na Marcopolo

O sinistro forçou a empresa a paralisar a produção na unidade de Ana Rech por 2 semanas e na unidade Planalto por 1 semana….essas 2 plantas respondem por mais de 60% da produção no Brasil.

 

Feita essa consideração importante vamos aos números… 

Receita. Empresa teve uma produção praticamente estável, mas vendeu mais no mercado interno…beeeem mais! Tipo  89% a mais que o 3T16 principalmente puxado pela venda de ônibus rodoviários! Significativo! Os Volares também venderam bem (+55%). Questão é que o mercado externo é hoje mais significativo para POMO (~56% de sua receita)….e nele a empresa teve uma queda de 42% na venda de Rodoviários e 19% em urbanos!  No consolidado um crescimento tímido de 4% de receita.

Margens. Margem bruta foi boa, cresceu 4,2 p.p., muito por conta da maior venda de rodoviários que tem melhor margem. Mas o estrago mesmo veio na linha de despesas… o incêndio custou R$ 17,7 MM a empresa!  Ah mas não tem seguro? Para parte sim…tanto que a empresa cita:

“Adicionalmente, a Companhia está avaliando os impactos relacionados aos ativos fixos e estoques sinistrados nesse evento, entretanto, com base nas coberturas contratadas no seguro, não são esperadas perdas significativas.”

Mas calma tem outro evento BIZARRO…um chinês maldito!!!! Como assim??????

A Marcopolo provisionou R$ 14MM para cobrir desvios de recursos financeiros identificados pela Marcopolo China decorrentes da conduta irregular de um colaborador daquela unidade.  É mole????

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Já estão atras do dinheiro e tal com as autoridades chinesas….mas que urucubaca hein!!

 

Voltando…

Vale lembrar que lá no 3T16 a empresa teve um resultado não operacional da venda da New Flyer Industries que impactou positivamente em R$ 226MM aquele resultado. Mas mesmo tirando isso…e tirando essas não recorrentes do 3T17, ainda chego numa queda de Ebitda de 18%….ruim! 

 

A fotografia final e horrorosa é essa aí debaixo:

 

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Apesar dos pesares as plantas onde o incêndio ocorreu já voltaram ao normal..a força total segundo a empresa…isso foi agora em outubro…e também não houve muitos cancelamentos de pedidos, o que é bom.

Adicionalmente a recuperação no Brasil que se fez sentir na venda de rodoviários traça um cenário menos nebuloso para empresa. Outra boa notícia é que para os Urbanos, o programa federal denominado Refrota, que experimentou entraves burocráticos, começou a destravar financiamentos a partir do 3T17, mesmo que de forma morosa.  

Então apesar dos pesares, penso que parte desse resultado negativo já era esperado pelo mercado…a história do desvio na POMO China preocupa, sem dúvida e vamos ver se no conference eles esclarecem melhor isso. 

Acho que o cenário pra eles não é ruim não e se tiver paúra por conta desse resultado talvez até me anime a comprar….vamos ver. 

 

Conference hoje 07/11/2017 as 11hs. 

Urbanos:

Mais otimista com economia do que eleição…economia retomando é muito bom e tem percebido isso já. O modelo Torino S pode ajudar a recuperar share.
Mas mercado urbanos difícil por conta da compressão de preços. Estão tentando descomprimir margem. Mas queda no 3T foi mais por conta do incêndio.

Provisão do Chinês:

Conduta irregular de empregado…empréstimos rotativos que eram desviados para contas dele. Identificaram e vão atrás de ressarcimento.

Retomada de operações e moldes na planta de Ana Rech: 

Voltaram a produção diária de 18 ônibus por dia.

Queda no externo:

Produziram 40% a menos em setembro por conta do incêndio; outubro 86% do original; novembro mais que 100% do plano original….ou seja, está normalizado. Redução de exportação foi por critérios de priorização dos pedidos pela própria empresa…não foi mercado.

Incêndio atrasa a transferência da Planalto pra Neo Bus? 

Incêndio não atrasa a transferência que deve ocorrer no 1T18.

Ônibus elétrico? 

Protótipos por enquanto mas nada de negócios efetivos até agora. Estão olhando como alternativa para os próximos anos.

 

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