pexels-photo-175936

20171113 – TÔNICA DA SEMANA: keep calm and drink coffee

A Tônica

Começando por AVISOS IMPORTANTES:

  • Vamos lá…meu foco esses dias tem sido nos balanços. Tenho feito um esforço grande para postar o máximo que posso sem perder a qualidade…espero que esteja sendo útil….por isso não postei nada muito macro essa semana.
  • Estou com um canal de youtube…vou postar cada vez mais coisas nele, pois é uma forma mais direta e rápida de se comunicar…se inscrevam…repassem…cheguei a 100 inscritos, o que é show! Mas quero MTO MAIS! Meu objetivo é único: ser referência em se tratando de investimentos…não quero seu dinheiro…apenas ser uma referência pra vcs!

Canal do WILL:  Clique aqui! 

 

Indo a Tônica….

Semana passada, na segunda, me perguntei o que mudou para toda aquela celeuma vista a bolsa e a conclusão que cheguei é que nada muito relevante…foi Fluxo mesmo…veja que os gringos resolveram sair do Brasil (fonte: @lucasGeneve):

Mas essa semana agora que passou, de fato tivemos uma mudança importante a meu ver que foi essa inflexão nas treasuries…aumento de juros nos EUA encarece o Dólar o que não é bom para nós que somos exportadores de commodities…além disso, passa a ficar mais interessante investir num juro real de 2,5% no US versus ~3% no  arriscado BR (7,5% – 4,5% de inflação).

treasuries 10y us

Outro warning signal comentado por alguns foi esse aqui: queda forte nos bonds high yields nos EUA. Isso porque esses títulos seriam semelhantes a ações em termos de risco…logo um sell off neles seria um precursor de um sell off em ações? Confesso que não sei dizer, mas me chamou atenção.

warning sign

Não por acaso em geral vimos o VIX subindo bem e queda dos emergentes na semana que passou…mas ainda ainda me chama atenção o fato de nossa bolsa ter sofrido bem mais que a média dos emergentes.

msci x BR nov17

 

E nem preciso dizer que os juros brasileiros apontaram bem pra cima…acredito que muito por conta da saída dos fundos que estavam alocados nos juros…tipo: deu o que tinha que dar e a porta ficou estreita.

Mas de resto as commodities não caíram não…petróleo firme e forte pra cima…então tenho uma coisa muito séria pra dizer:

Não sei pra onde a bolsa vai essa semana nema na próxima…e tenho raiva de quem ACHA que sabe. 

Resultado de imagem para meme ui ui

 

Anyway…pra você que não quer se deixar levar pelo pessimismo, aqui vão argumentos do “copo meio cheio”:

  • Reformas estruturais como a flexibilização da lei do trabalho que recentemente foi aprovada aqui…isso gera um ambiente melhor para negócios …sim eu sei que não somos um bom spot para isso, mas ainda assim sejamos realistas, a aprovação melhorou as condições!
  • A desinflação percebida aqui tem gerado a descompressão monetária (queda de juros) que em última análise gera um ambiente melhor pra investimentos produtivos.
  • Apesar da alta em emergentes e no Brasil, nossa bolsa está longe de ser considerada cara quando olhamos com a ótica do relative valuation (Ex: nosso P/Earnings é um dos menores entre os emergentes e nem se compara com os desenvolvidos).

 

Outro ponto interessante é que estamos num momento de inflexão de lucros e resultados das empresas…Blackrock montou um gráfico que achei muito bacana…. veja que existe uma correlação entre o retorno sobre o patrimônio líquido (linha verde) e o desempenho dos mercados (MSCI na linha azul)…logo se de fato continuarmos a ver resultados consistentes como temos visto em grande parte dos números do 3T, me parece bem plausível acreditar que as ações seguirão sua tendência maior de apreciação.

 

roe x msci

 

Então da minha parte vou seguir acompanhando as empresas … seus resultados…a economia real, que de fato acontece…aqueles que realmente carregam o país nas costas…a atividade produtiva.

E tentar aproveitar as quedas para comprar boas empresas a preços mais razoáveis…veja que a relação Preço/Lucro para 2018 ajustou bem…ou seja, se estávamos caros para nossa média, agora não mais…estamos muito próximos a média, o que a meu ver é bom para quem pensa em ir as compras.

PE ibov2018e nov17

 

Quanto a política meu comentário vem em formato de gif:

sleepy good night GIF by MLB

Reforma de previdência é mais que necessária..todos sabemos…presidente do ano que vem só Deus sabe..então não vou perder o tempo de vocês com isso.

 

O meu recado final em meio a toda essa paúra que vemos vendo na bolsa é a foto de capa…

“keep calm and drink coffee” 

Até porque o preço do café no mercado vem caindo bem! 

 

AGENDA

Além da continuidade de uma enxurrada de balanços temos:

Segunda: preparação para o turbilhão de eventos da terça.

Terça temos eventos para todos os gostos! De China temos: aProdução Industrial, Vendas no Varejo e Concessões de Novos Empréstimos. Nos EUA tem discurso da Yellen e o PPI (inflação ao produtor). Na Europa temos Mario Draghi falando, PIB do 3T17, Produção Industrial e Percepção econômica medida pelo índice Zew. E no Brasil as Vendas no Varejo.

Quarta é um olho no peixe e outro no gato…lá fora não será feriado e nos EUA temos a divulgação do CPI, das Vendas no Varejo e do petróleo.

Quinta é a vez da Europa divulgar seus dados de inflação. No Brasil temos a prévia do PIB medido pelo IBC-Br. Nos EUA o índice do FED de Filadélfia da atividade Industrial, o dado da Produção Industrial e discurso de diretores do FED.

Sexta Mario Draghi fala novamente ; temos dados de housing nos EUA e no final da noite antes de ir pra gandaia, a China vai divulgar preços de imóveis por lá.

 

Era isso

Aquele Abs

WILL

 

Leave a Reply