VULC3 3T17

VULC3 – OLHA O BALANÇO DO BALANÇO 3T17

Europa

Com essa Grazi como garota propaganda não tem como não comprar as ações da empresa. Tah loko! Deusolivre! E dizer que já a vi ao vivo lá em meados de 2013 na XP…sim ela é linda!

Assim como esse resultado da VULC3! Coisa linda!

Pra quem não conhece a empresa dá uma olhada nesse post aqui: Re IPO de VULC3 … uma boa ou não?

 

Indo aos belos números…

Apesar da Grazi e toda propaganda tentando reativar a marca Azaléia e torná-la cool e descolada, o carro chefe e quem segue puxando as vendas da Vulcabrás são os tênis da Olympikus. Seja pela maior capilaridade de vendas alcançada pela empresa, ou seja pela campanha encabeçada pelo Bruno Gagliasso (prefiro acreditar na primeira opção). Receitas cresceram 11% YoY (ante o 3T16) com os calçados esportivos (respondem por 73% da Receita) crescendo 21% e as vendas da Azaléia caindo 20%.

Custos cresceram 6%, ou seja, menor que o crescimento de receita e com isso eles ganharam margem bruta que saiu de 36,3% para 39,5%. As despesas com vendas se mantiveram estáveis ante a receita; as despesas com propaganda e marketing caíram bem (-23% YoY) ; e as despesas administrativas cresceram um pouquinho acima da inflação mas menor que receita (+6%).

Isso fez com que a Vulcabras entregasse um Ebitda de 84MM, um crescimento de 50% YoY!!! Uma margem saltando de 18,2% para 24,4%!!! São 6,2 p.p. de melhora de margem!!  Nos 9M17, mesmo excluindo itens não operacionais que impactaram positivamente esse ano, chego a uma margem Ebitda de 22,5%! Só pra comparar, a Arezzo entregou uma margem de 15,2% e a Grendene de 21%… ou seja Vulcabras esta entregando esse ano a MAIOR margem Ebitda do setor de calçados entre as empresas listadas! 

Esse forte resultado operacional aliado ao $ do Re-IPO, ajudaram na forte redução da alavancagem (gráfico abaixo):

VULC3 3T17 1

 

Com maior resultado operacional, menos dívida e queda de juros o resultado não podia ser outro: um salto do lucro! Seja no trimestre ou na comparação dos 9M17 x 9M16: 

 

VULC3 3T17 2

 

E um ROIC (retorno sobre o capital investido) anualizado e ajustado de 35% (desconsiderei os efeitos não recorrentes dos ganho de créditos tributários provenientes de adesão da Companhia ao PRT no segundo trimestre de 2017). Isso é um retorno MMMTTOOO alto! ROIC da ARZZ3 foi de 24% por exemplo.

Empresa migrando para novo mercado….

Negociando a 12x Lucro pra esse ano (~191MM)…10x pra ano que vem (~210MM)…EV/Ebitda de 8,7x esse ano(~300MM)…uns 7,8x pra 2018 (~330MM)…sendo conservador!  Me parece bem honesto! Upside interessante a meu ver 

Eaí é “bai” ou não é?

Azaleia-Grazi-Massafera-Noiva-e-Festas

6 comments

  • Boa noite Will ! Ótimo post ! O que acha do modelo de vendas dela , acha que pode ser um entrave para o desenvolvimento da marca ? estou analisando o case , despertado pelo blog , ao meu ver esse modelo de vendas foi um dos motivos da marca perder share anteriormente , não vi nenhum sinal de mudança nesse sentido no release , o que acha ?
    ahh , achou a agulha na fesa4 ? kkkk
    Abraço !

    • O que tu diz com o modelo de vendas?
      Eles são industria e focaram muito em melhorar a entrega e o atendimento a loja que a meu ver é o que tem que fazer…inclusive passaram a Nike e retomaram a liderança do mercado nacional.
      Tu diz se eles não deveriam abrir lojas? Não acho necessário não…risco é grande, é outro business e necessita k investido…penso que não é o momento.

  • Isso Will , na questão da distribuição própria , será se não foi esse posicionamento e dependência das lojas multimarcas que a fez perder mercado anteriormente ?

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