GIRO PELO MUNDO: make the world great again!!

EUA, Europa, Lá Fora
EUA – AMERICA BECOMING GREAT AGAIN!

Estávamos eu e outros discutindo num grupo de Whatsup sobre a economia americana e Trump.  Você pode té argumentar que o cara é isso ou aquilo…e que Obama deixou boa herança, mas passados um ano a maior economia do planeta esta voando e isso é inegável! Pra quem achava que ele ia estragar tudo o desempenho tem sido um belo tapa na cara da sociedade…rs

PMI da indústria vai muito bem obrigado.

PMI us nov17

E ao que tudo indica o natal será gordo por lá, com as vendas no varejo bem fortes

E os pedidos de auxílio desemprego seguem sua tendência para baixo após o furação recente.

Não por acaso o índice das condições do mercado de trabalho calculado pelo FED de Kansas estão nas máximas!

E aquele indicador que eu gosto, que compila diversos indicadores num só aponta para uma única direção: MAKE AMERICA GREAT AGAIN

Para quem quer saber mais sobre o índice esse esse link explica direitinho:

CITI ECONOMIC SURPRISE INDEX

Mr. Trump já está dando seu toque…. já projetam crescimento de 4% para o 4T17!!!

donald trump GIF

 

 

EUROPA – A TARTARUGA ACELERANDO 

Comecei a escrever o BUGG lá por 2016 quando preço do minério e petróleo estavam no chinelo…Brasil tinha acabado e alguma merda grande ia estourar na China…mundo com juros negativos e economia não respondia.

Incrível como as coisas mudaram!!

A velha tartaruga Europa esta voando! Banco Central Europeu revisou targets de crescimento para 2,3% para 2018 e 1,9% em 2019!!  Sim ao que tudo indica eles crescerão mais do que nós em 2018!!! O segundo gráfico é o que mostra o que comentei aqui…o primeiro é variação trimestral.

E os PMI’s por lá seguem firmes e fortes, o que sustenta essa visão de crescimento sustentado que o Banco Central comenta:

E tu confirma que a fase é boa quando até o CDS grego não para de cair….hehee…ou  seja, cada vez mais longe a probabilidade da Grécia dar um default em seus títulos…seguro contra alguma “M” por lá ficando cada vez mais barato.

 

JAPÃO – ATÉ O JAPÃO?! 

Seguindo na linha de um mundo que cresce, veja que o PMI japonês também está nas máximas…

 

Indo para o mundo dos emergentes,

CHINA

Crescimento arrefecendo…o que no caso deles é bom! Produção industrial se estabilizou nos 6% … pelo bem da poluição mundial! E não podemos esquecer que 6% são sobre uma base cada vez maior!

Vendas no varejo cresce “só” 10% lá…rs

Não vou falar nada sobre endividamento chinês pra não estragar o momento positivo acerca do cenário macro até agora desenhado por aqui…rs

 

CHILE

Já que estamos entrando no ano das eleições, convém olhar pro lado e ver o que o Chile está passando.

Segundo turno será nesse domingo … por ora a reação dos investidores tem sido a mesma de outras eleições na nossa querida América Latina…medo! Sai fora e espera “esses loucos” decidirem seu futuro!

VEja que os yields dos bonds vem subindo bem…é a precificação do medo:

E a bolsa também sofreu um baque quando o mercado soube que haveria segundo turno e que o candidato conservador Piñera não terá vida tão fácil assim….

bolsa chile

bolsa chile2

Imagina como seria o price reaction de um segundo turno com Lula e Ciro aqui no Brasil! G-ZUIS!! BATE NA MADEIRA!! DEUS DEFENDA como diria minha santa vózinha que está no céu a olhar por mim. 

 

CONCLUSÃO

Caminhamos para um anos de 2018 muito bom para economia mundial com as principais economias crescendo e nada que assuste no radar internacional. EXCELENTE! 

Olhando internamente também já disse que vamos ter um ano bem melhor em termos de economia do que tivemos outrora nos últimos anos. EXCELENTE

Mas, contudo, entretanto, no entanto, todavia….temos uma eleição! E essa com um peso indesejavelmente elevado sobre os preços dos ativos! PÉSSIMO!

 

 

Leave a Reply