Buggpedia: O que é o CPI Americano?

Buggpedia
CPI – Consumer Price Index. 
O que é o CPI?  Para que ele serve? 
(by Breno Bonani) 

O CPI mede a variação dos preços pagos pelos consumidores por bens e serviços….em bom português ele nada mais é do que o índice de preços ao consumidor, ou ainda, para tornar mais familiar aos brasileiros, ele é o indicador principal de inflação…o velho dragão que conhecemos muito bem.

Baseia-se nos gastos de quase todos os residentes de áreas urbanas ou áreas metropolitanas. Ele não inclui os gastos com pessoas que vivem em áreas rurais não-metropolitanas, famílias de agricultores, e instituições como prisões e hospitais psiquiátricos. Esse indicador engloba os preços de uma “cesta” de bens de consumo, quanto serviços, podendo ser subdividido em: transporte, alimentação, assistência médica, Lazer, Educação, Habitação, dentre outros.

As mudanças no CPI podem ser usadas para avaliar as mudanças associadas ao custo de vida, uma vez que ela mede o preço de vários bens e serviços, certo? Além de ser uma das estatísticas mais utilizadas para identificar períodos de inflação ou deflação.

Leitura. 

A leitura é simples, quando por exemplo lemos que o CPI foi de 2%, significa que a inflação americana foi de 2% nos últimos 12 meses…a menos que seja indicado que o dado se refere ao mês. Aumento de preços que resultam em inflação indicam que a economia se mostra aquecida e que a demanda por produtos vem superando sua oferta a grosso modo. Além disso, ao persistir índices elevados a tendência é que o banco central intervenha elevando juros.

Uma outra forma de ver é pelo poder de compra … em outras palavras, o poder de compra do dólar diminui quando os preços aumentam e vice-versa.

Só para exemplificar, o gráfico abaixo mostra os dados de inflação medidos pelo CPI nos últimos 12 meses.

E aqui os dados de inflação anual desde a década de 70 nos EUA.

O CPI é usado como indicador econômico. É a medida de inflação mais utilizada pelo governo para mensurar a eficácia da política econômica do governo. Lembrando que o CPI segue uma meta, que já foi previamente determinada pelo FED (Federal Reserve) – que é basicamente um sistema de Reserva Federal dos EUA, que é o sistema norte-americano de “Bancos Centrais”. Atualmente está estipulado pelo FED a taxa inflação de 2% a.a.

Como é calculado.

O cálculo em tese é “simples”:

O cálculo normalmente é expresso com alterações percentuais em vez de mudanças nos pontos de índice, para facilitar a leitura.

Onde encontro esse dado. 

Ele calculado e divulgado pela Bureau of Labor Statistics, porém, o site para encontrar os dados é esse https://www.bls.gov/home.htm

Outro link: https://fred.stlouisfed.org/series/CPIAUCSL/#0

Periodicidade.

É esse dado é divulgado de mês em mês.

 

Espero ter ajudado, e até a próxima!

2 comments

Leave a Reply