Buggpedia: O QUE SÃO AS FEDERAL FUND RATES ?

Buggpedia
FFR – FEDERAL FUNDS RATE
O que são as Federal Funds Ratse? Para que servem?
(by Breno Bonani) 

Federal Funds Rate traduzindo seria Taxa de Fundos Federais. É a taxa na qual instituições depositárias (Bancos) emprestam o dinheiro que “sobra” para outros bancos durante a noite.

Vou exemplificar para facilitar a compreensão….

ENTENDENDO…

Por exemplo, suponhamos que o Banco X tenha 500 milhões em deposito e pague apenas 475 milhões para seus clientes, 25 milhões ficaram para o banco para atividades diárias (transações diárias e outras obrigações). Se muitos clientes de repente recorrerem por seu dinheiro de volta ao mesmo tempo, o banco não irá conseguir honrar e muito provavelmente irá quebrar, levando possivelmente alguns outros bancos com ele e afetando a economia inteira. Para que isso não aconteça, a grosso modo, o Federal Reserve Bank (Banco Central Americano) estabelece um montante mínimo (dinheiro) que o banco precisa guardar para se sustentar contra uma possível quebra. Essa reserva se chama “Reserve Requirement”, traduzindo “Reserva de Requerimento”, e é 10% dos depósitos que o banco recebe (ou seja, de cada $100, 10$ tem que ficar em reserva). Os bancos comumente guardam esse dinheiro de “reserva” no Federal Reserve Bank, mais especificamente nos “Federal Funds”, ou “Fundos Federais”. Então numa situação onde um determinado banco possui pouca reserva para atender os requerimentos estabelecidos pelo Federal Reserve Bank, ele pode pegar dinheiro emprestado pelo próprio Federal Reserve Bank ou de outros bancos que tenham dinheiro no Federal Reserve Bank, para fechar seu balanço. Diariamente essas compensações são feitas de modo que o sistema permaneça em equilíbrio.

Mas ai você deve estar se perguntando, qual taxa eles usam para esses empréstimos? Existem na verdade 2 taxas para cada empréstimo.

  • Se o banco preferir pegar com o FED Bank, a taxa usada será a taxa de desconto – conhecida no Brasil como taxa de Redesconto.
  • Caso ele queira pegar dinheiro com outro banco que possui dinheiro no FED Bank, a taxa usada será a Federal Funds Rate.

 

LEITURA

A Federal Funds Rate é uma das taxas de juros mais importantes na economia dos EUA pois afeta as condições gerais de liquidez da economia americana e, consequentemente, acaba influenciando outros aspectos, como emprego, crescimento e inflação. Essas taxas são definidas pelo FOMC  que se reúne 8x ao ano para definir as metas para as taxas. A imagem abaixo mostra as Taxas ou as Faixas estabelecidas como “alvo” pelo FOMC para a Federal Reserve Rate:

A partir da definição da taxa, o Banco Central atinge a taxa estipulada através de operações no mercado influenciando a oferta de dinheiro. Ou seja, o Banco Central calibra essa oferta para que haja mais ou menos dinheiro circulando na economia. Ao vender muito títulos ele toma dinheiro e devolve títulos (reduz a oferta de moeda); ao comprar títulos ele toma títulos e devolve dinheiro (aumentando a oferta de dinheiro). Ao fazer isso em grandes quantidades e sendo o agente que define as taxas ele consegue alcançar a taxa estabelecida nas reuniões. Por fim essas taxas servirão de base para todos tipos de empréstimos na economia…desde a compra de um carro até o cartão de crédito por exemplo.

Notem, em 2008 a faixa (0 – 0,25%) está sublinhada de vermelho, eu quis chamar a atenção de propósito. Em resposta a grande recessão causada pela crise “Subprime” de 2008 o FED decidiu reduzir as taxas dos Federal Funds para um nível recorde nunca antes visto. Taxa zero! No intervalo de 12 meses as taxas americanas foram reduzidas em 425bp. (pontos-base)…uma tentativa de ajudar a estimular a economia. Se foi devido a isso ou não é difícil dizer, mas de fato a economia se recuperou…até que em 2015 o Banco Central americano voltou a elevar a taxa pois entendeu que a economia já havia se recuperado e algumas pressões inflacionárias pairavam no ar. Então com essa história que acabei de narrar deu pra sacar que para estimular a economia o FED anuncia uma taxa menor, consequentemente abaixando a taxa de desconto e forçando os demais bancos a diminuírem suas Federal Reserve Rates para alcançar a “meta”.

Abaixo o gráfico histórico das Fed Fund Rates:

 

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS

Os dados podem ser encontrados no site do FED – Federal Reserve, mais especificamente na aba de “Policy Tools”, em portuga “Ferramentas de Políticas”.

Link para o site: https://www.federalreserve.gov/monetarypolicy/openmarket.htm

Vou deixar também o calendário do FOMC.

Link para o site: https://www.federalreserve.gov/monetarypolicy/fomccalendars.htm

E o gráfico:

Link para o gráfico acima: https://fred.stlouisfed.org/series/FEDFUNDS

 

Espero ter ajudado!

Leave a Reply