Buggpedia: O QUE É O DOW JONES?

Buggpedia
DJIA – Dow Jones Industrial Average 
O que é o DJIA? Para que serve esse índice? 
(by Breno Bonani) 

O Dow Jones Industrial Average (DJIA) é um índice que compõem as 30 ações mais significativas (Ponderadas pelo preço, vou explicar mais adiante) negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE) e na Nasdaq. Foi inventado por Charles Dow e seu parceiro de negócio Edward Jones em 1896.

LEITURA

É um dos índices de ações mais antigos existentes no mundo e inclui grandes empresas americanas como GE (General Electric), Exxon Mobil, Microsoft Corporation. A ponderação do índice ocorre através dos preços das ações que compõem o índice, ou seja, as ações com os preços mais altos recebem um “peso” maior na composição do índice.

O DJIA muitas vezes é lembrado como um índice do setor industrial, isso por que, logo na sua criação incluía apenas 12 empresas que eram quase puramente industriais. Os primeiros a fazerem parte do índice eram praticamente empresas de algodão, ferrovias, gás, açúcar, petróleo entre outras…em suma empresas industriais e de basicamente commodities.

Porém, como a economia muda ao longo do tempo, o mesmo acontece com a composição do índice que passou por mudanças ao longo dos anos e hoje comporta 30 empresas. A Dow muda sua composição quando uma empresa passa por dificuldades financeiras e começa a se tornar menos representativa da economia.

Abaixo segue a tabela com as empresas incluídas no índice.

 

Segue também um gráfico dos últimos 10 anos do DJIA.

O Dow Jones por se tratar de um índice ponderado, é calculado basicamente via uma média, ou seja, pega-se o preço de cada ação que compõem ele, soma tudo e divide total de empresas que compõem o mesmo para chegar no valor do índice. Vale lembrar que ações com os preços mais altos, receberam um peso mais significante nessa “carteira teórica”, que no caso é o Dow Jones Index.

Basicamente se você tem um portfólio idêntico a composição do Dow Jones, você pode usar o índice para acompanhar a sua carteira. Caso o índice suba, isso pode ser um indicativo que sua carteira está performando bem e vice-versa.

A grande crítica ao Dow Jones enquanto índice é sua metodologia orientada pelo preço. Ou seja uma ação com um valor de US$ 100,00 assume uma importância 10x maior que uma ação cotada a US$ 10,00 por exemplo o que distorce a análise ou, para muitos, não representa bem o mercado.

 

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS

Os dados podem ser encontrados também pelo site S&P DOW JONES INDICES.

Segue o site tanto para o DJIA, quanto para o gráfico: https://us.spindices.com/indices/equity/dow-jones-industrial-average

O Investing também mostra as cotações do DJIA. Segue o site: https://br.investing.com/indices/us-30

Lista das ações: https://money.cnn.com/data/dow30/

 

Espero ter ajudado, e até a próxima!

Leave a Reply