Buggpedia: O QUE É O S&P 500?

Buggpedia
S&P 500 – Standard Poor’s 500 Index
O que é o S&P 500 ? Para que serve esse índice? 
(by Breno Bonani) 

Como tudo mundo já deve ter percebido, se trata de mais um índice. Mais não qualquer índice, o “Standard and Poor’s 500”, abreviado como S&P 500 por muitos. É um dos índices mais importantes e amplamente cotados dos EUA.

LEITURA

O S&P 500, não tem esses 500 atoa rsrs… Ele representa o índice com as 500 maiores empresas de capital aberto e mais líquidas dos EUA. O interessante é que o índice usa uma metodologia diferente, a partir de ponderações de capitalização de mercado (Valor de Mercado), ou seja, as empresas que possuem uma capitalização de mercado maior possuem uma alocação (Em %) maior no índice.

O índice foi criado pela empresa Standard and Poor’s. Sim, a mesma empresa de “rating” dos EUA. Indexando ou referenciando ao índice mais de $ 9,9 trilhões.

Abaixo o gráfico dos últimos 10 anos do S&P 500.

 

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS

Os dados podem ser encontrados no site S&P DOW JONES INDICES. Outros índices também podem ser encontrados no mesmo site, inclusive o gráfico abordado.

Segue o site: https://us.spindices.com/indices/equity/sp-500

Também pode se encontrar no site Investing:

Segue o site: https://br.investing.com/indices/us-spx-500

 

Espero ter ajudado, e até a próxima!

2 comments

    • Relação não é direta Pedro, mas como referência mundial acaba que em momentos de aversão a risco global o S&P cai e os investidores dificilmente se arriscarão a investir no Brasil (maior risco) que os EUA…e logo nossa bolsa também cairia.
      Mas a relação não é perfeito e a correlação nem é tão alta assim….fosse alta nos teríamos surfado toda a alta que eles vem percebendo desde 2009!

Leave a Reply