Buggpedia: O que é a NASDAQ?

Buggpedia
NASDAQ – STOCK EXCHANGE
O que é a NASDAQ? Quais suas diferenças entra a NYSE?

A Nasdaq (Nacional Association of Securities Dealers Automated Quotations), não à necessidade de traduzir isso rsrs… É um mercado eletrônico global para compra e venda de títulos e ações. Criada em 1971 atraiu desde cedo empresas do setor de tecnologia como Apple, Google, Microsoft, Intel, dentre várias outras.

Em 2007 a Nasdaq se juntou a um grupo escandinavo chamado OMX para se tornar o Grupo Nasdaq OMX, que é a maior empresa de intercâmbio global, alimentando 1 em 10 das transações de valores mobiliários do mundo. Com sede em New York, a Nasdaq OMX opera 26 mercados, principalmente ações, incluindo também opções, renda fixa, derivativos e commodities. Sua tecnologia de ponta é usada por 70 bolsas de valores em 50 países.

A rápida evolução da tecnologia tornou o modelo de comércio eletrônico da Nasdaq o padrão para os mercados em todo mundo. Como líder em tecnologia em negociação desde o início, era justo que as gigantes da tecnologia decidissem fazer a listagem ou seja, a abertura de capital nela. A medida que o setor de tecnologia cresceu, Nasdaq virou a referência mais amplamente adotada para esse setor. Acolhendo empresas recentes como SnapChat Inc, Facebook, Amazon e Netflix.

 Dessa forma, a Nasdaq já começou se diferenciando da sua principal concorrente na época (NYSE), por ser totalmente eletrônica… A cena de corretores gritando no telefone nunca existiu ali rsrsrs… já que todas as operações eram feitas de maneira eletrônica e automatizadas. Outra diferença entre a NYSE é que os códigos das ações na Nasdaq são de quatro letras, enquanto na Bolsa de New York as ações têm seu código em três letras.

 

BIG NUMBERS

O principal índice é A NASDAQ COMPOSITE, que reflete o valor ponderado de pouco mais de 3.300 ações de empresas listadas na Nasdaq (3321 em junho/18 para ser mais exato). É um índice muito amplo e muito usado pelo mercado como indicador do setor de tecnologia. Já a Nasdaq 100 reúne as 100 maiores empresas listadas na Nasdaq.

A lista completa de ações você encontra aqui: lista completa.

Atualmente ela é a segunda maior bolsa do mundo ficando atrás apenas da NYSE. O valor de mercado das 3321 empresas somava em junho/18 mais de US$ 10 trilhões.

Em junho de 2015, o Nasdaq Stock Market tinha acumulado uma taxa de crescimento média anualizada de 9,24% desde a sua abertura em fevereiro de 1971. Desde o final da recessão em junho de 2009, no entanto, aumentou em 18,29% ao ano.

A Nasdaq também tem ações negociadas no mercado sob o código NDAQ. Seu valor de mercado era de US$15,8 bilhões (em julho/18). Abaixo o gráfico que compara a ação da Nasdaq o o índice Nasdaq:

 

FUNCIONAMENTO

Seu horário de funcionamento atualmente é de 10:30 até 17:00, horário de Brasília.

 

ONDE ENCONTRO ESSE DADO

Muitas informações sobre a Nasdaq, sobre o seu funcionamento, sobre sua história e muito mais, podem ser encontradas no site oficial dela.

Segue o site: https://www.nasdaq.com/

Segue o site sobre a história: https://business.nasdaq.com/discover/nasdaq-story/index.html

Mais informações sobre a Nasdaq enquanto empresa:

http://ir.nasdaq.com/investor-relations

https://finance.yahoo.com/quote/NDAQ?p=NDAQ

 

Espero ter ajudado, e até a próxima!

 

Leave a Reply