Buggpedia: O QUE É O GDP?

Buggpedia
GDP – Gross Domestic Product

Para que serve o GDP? Como interpreta-lo?

(by Breno Bonani) 

GDP – Gross Domestic Product. Em tradução livre, é o PIB – Produto Interno Bruto. O GDP é o valor de bens e serviços produzidos pela economia do país menos o valor dos bens e serviços usados na produção. Embora o GDP seja calculado anualmente, ele pode ser calculado trimestralmente (como é visto no gráfico abaixo).

O GDP inclui todo o consumo privado e público, gastos do governo, investimentos, estoques privados, custos de construção pagos e a balança comercial (Diferença entre o valor das importações e exportações num determinado período) externa. De forma simplificada, é uma medida ampla da atividade econômica global de uma nação.

O gráfico abaixo mostra o GDP dos EUA em bilhões de dólares no primeiro trimestre desse ano.

 

Como esse indicador é determinado então?

Existem 3 métodos, sendo eles:

  • GDP – Baseado em gastos
  • GDP – Baseado em produção
  • GDP – Baseado em renda.

Vou explicar rapidamente cada um.

  • O Baseado em gastos: É o método mais comum, calcula os fundos gastos pelos diferentes grupos que participam da economia. Ou seja, os consumidores gastam dinheiro em vários bens e serviços e as empresas gastam dinheiro à medida que investem em suas atividades comerciais (Como compra de máquinas, matéria-prima e etc). Essa abordagem mede essencialmente a soma total de tudo usado no desenvolvimento de um produto acabado para venda.
  • O Baseado na produção: Essa abordagem, ao invés de medir exclusivamente os custos de insumos que alimentam a atividade econômica, ela estima o valor total da produção econômica e deduz os custos de bens intermediários (Produto usado para produzir um bem final ou um produto acabado) que são consumidos no processo. O interessante é que enquanto a de gastos projeta além dos custos intermediários, a de produção olha para o já aconteceu, a partir de uma perspectiva de um estado de atividade econômica completa.
  • O Baseado em renda: Essa é baseada na renda nacional. Os rendimentos alcançados por todos os fatores de produção (São insumos usados na produção de bens ou serviços) de uma economia incluem salários pagos, rendimentos em zonas rurais, retorno sobre o capital sob forma de juros, dentre outros. Tudo isso constitui a renda nacional.

LEITURA.

O GDP pode ser usado para indicar se uma economia está expandindo ou contraindo. É muito simples a analise, se durante 2 trimestres consecutivos for de crescimento positivo, pode se dizer que ele está em tendência de expansão. Já no declínio, geralmente se define com dois trimestres consecutivos de crescimento negativo.

Várias empresas também usam o GDP como um guia para decidir a melhor forma de expandir ou contratar sua produção e outra atividades comerciais. Além disso, os investidores também se guiam nesse indicador para se ter uma estrutura para tomada de decisão nos seus investimentos.

E qual a sua importância? É comumente usado como indicador da saúde econômica de um país, bem como um indicador do padrão de vida de um país. Como o seu modo de mensuração é uniforme de país para país, ou seja, são praticamente idênticos os dados que compõe o seu cálculo. É possível fazer comparações de produtividade entre vários países com um alto grau de precisão.

ONDE ENCONTRO ESSE DADO

Pois bem, o GDP vem da Bureau of Economic Analysis (BEA) a partir de dados apurados por meio de pesquisas de varejistas, fabricantes, construtores e etc.  Vale frisar, que os dados sobre o GDP no site da https://www.bea.gov/index.htm são divulgados de duas formas. Uma delas é “estimativa antecipada”, depois dessa vem a “segunda estimativa” e por fim “terceira estimativa”. Todas elas são anunciadas nos finais de cada mês, entre os dias 26-30.

Para finalizar, vou falar rapidamente sobre o PIB do Brasil. A definição é a mesma da GDP, o cálculo do PIB considera somente bens e serviços finais produzidos no trimestre ou no ano em questão. Os dados são divulgados pelo IBGE (Como Contas Nacionais Trimestrais) 3 vezes ao ano, sendo eles nos meses de maio, agosto e novembro sempre no dia 30. As informações podem ser encontradas no site https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/economicas/contas-nacionais/9300-contas-nacionais-trimestrais.html?=&t=o-que-e

Abaixo segue só como exemplo, uma série histórica do PIB.

Espero ter ajudado. Até a próxima.

Leave a Reply