CARTEIRA WILL – 20180115

Carteira do Will
CARTEIRA

Simmmmm depois de um bom tempo eu zerei minhas NTN-B’s 2024 as quais comprei lá em fevereiro de 2016 a uma taxa de IPCA+7,28%!!! Com o fechamento de curva (queda de juros) o ganho acumulado nesses 2 anos foi de sonoros 40%!!! Não dá para reclamar! Agradeço ao meu assessor de investimentos, pois na época estava voltando ao Brasil, vida se rearrumando e ele me chamou atenção para a oportunidade. Obrigado ED!

No mais penso que um gestor de portfólio, seja próprio ou de terceiros, tem que ser diligente. Tenho aumentado minha posição de caixa (fundo caixa que rende CDI)…aproveitado esse bom humor com Brasil pra reduzir ou zerar posições em ações e/ou títulos que me renderam bons ganhos como foi o caso da B24. Posso estar errando, pois ex-ante é muito mais difícil acertar do que ex-post não é mesmo? Talvez o mercado vai continuar otimista com juros fechando e bolsa subindo, mas por ora prefiro ser diligente…um amigo me disse uma vez “cash is king” … dinheiro em caixa não cai ao menos…rs.

Carteira Will jan18 3 A

 

FUNDOS

Mas como vocês sabem gosto de risco …tenho um perfil pra isso… por isso não espere alocações muito conservadoras não…apesar dos 31% em caixa atualmente, sigo com meus 35% alocados em fundos multimercados que também “chacoalham”. Nesse mês a performance tem sido muito boa com a minha parcela de fundos rendendo 0,84% até agora, o que considerando o CDI atual , seria algo como mais que 250% do CDI. Vamos aguardar o fim do mês, mas até agora “so far so good”. 

Carteira Will jan18 3 B

 

AÇÕES

Além do clube de investimentos da Valor Gestora de Recursos a qual faço parte do time de gestão, tenho ações a parte … “na física”. Tento seguir a Carteira #NotBad que comento mais abaixo, mas nem sempre consigo pois as emoções são F… Veja por exemplo o caso de Ferbasa (FESA4): não posso reclamar, ganhei 80% de agosto pra cá e essa última semana que passou zerei minha posição…o ativo segue nessa minha carteira teórica #NotBad…quem garante que não pode subir mais 80% e eu ficar chupando o dedo? Esse é o dilema entre emoções e a razão (embutido numa carteira teórica) .

Enfim, zerei Ferbasa (FESA4) nos 25. Empresa negocia a múltiplos ridículos de barato mesmo após toda essa alta. Isso se deve a um ano muito bom que foram esses últimos 12 meses. Muita gente no mercado duvida que conseguirão manter isso e/ou que o ferro cromo e ferro silício (principais produtos) irão se manter nos patamares atuais e consequentemente o lucro dos próximos 12 meses não será tão parrudo assim… confesso que não achei nada muito consistente que aponte para essa tal realização tão esperada no ferro cromo e silício…a ver … por ora preferi colocar no bolso.

No mais sigo confiante mesmo após já acumular 99% de ganho em minha posição em Unipar (UNIP6) comprada nos 20,80! Ação ainda tem espaço para andar na esteira de resultados ainda consistentes e fortes. Sigo carregando.

Magazine Luiza (MGLU3) e Vulcabrás (VULC3) são empresas de elevado ROIC e ROE e com bom crescimento…a combinação ideal para expansão de múltiplos e reprecificação das empresas…vejo pelo menos 20% de potencial para cada uma nos atuais preços.

LogIn (LOGN3) é uma carne de pescoço que sigo roendo…situação complicada mas a inflexão na produção industrial vai pagar a pena. Mas se minha opinião não vale de nada ouçam a lenda Luiz Paes de Barros…sim ele mesmo…o cara do fundo mais rentável do ano passado, gestor do Alaska…ele comenta de LogIn no Valor de hoje.

logn3

Carteira Will jan18 3 C

#NOTBAD

Sem comemorações precipitadas… mas essa carteira está TOP! Retorno de 16,9% em um mês! 13 p.p. de alfa não é pouca coisa. Apesar dos sustos e chacoalhadas da PRIO3, não há do que reclamar não é mesmo?

Mas como disse, vamos aguardar o fim do mês para comemorar. até agora “so far so good” … realmente NOTBAD!!

Carteira Will jan18 3 D

 

Era isso.

Aquele Abs.

 

9 comments

  • Fala Will, bom… primeiramente parabéns pelo trabalho educativo, show de bola!
    Com relação ao comentário do LA no Valor de hoje também li a matéria e ali aparece sobre Login na parte ilustrativa, no entanto no decorrer da matéria ele não fala da empresa, estranho né! De qualquer modo, qual o valor justo do papel pra ti? Obrigado e um grande abraço!

    • Po mto obrigado!
      Sim não apareceu nada sobre a Log In realmente, mas se tu fores no site da LOGN3 vai ver que a Alaska 26% da empresa.
      Em relação a valor justo é realmente difícil falar especialmente pela dívida elevada que eles tem….mas é papel que pode valor o dobro na minha humilde opinião!

  • Will tirou a ferbasa da carteira e hoje caiu 10%. Isso que é ter felling rs. Mas ainda confio que a empresa vai dar um lucro:

    – maior cliente (china) veio com números melhor que o esperado;
    – crescimento da produção não acompanha o crescimento da demanda;
    – alguns clientes brasileiros indo bem ou em recuperação, como a Vale;
    – relatório da Forbes indicando crescimento global, ou seja, mais gente para comprar;
    – ferro cromo ainda está longe da mínima histórica. E mesmo na mínima a empresa deu bons números.

    Vamos ver o que vem por aí…

    • Oh meu caro…sorte boa … tinha zerado metade no 23 e depois 100% dos 25.
      Acho que é normal depois da alta uma respirada com gente que entro mais recentemente se apavorando.
      Quanto a qualidade da empresa não questiono, mas de fato essa queda forte de preço assusta e antevê um cenário menos promissor…mas como tu disse vamos ver mesmo.

    • ahahaha…bah é verdade! Mas na real é dinheiro que considero como caixa mas está aplicado 3m um fundo DI com liquidez diária…então táme rendendo o CDI ao menos, o qual paga a inflação.
      Obrigado pelo elogio.
      Forte abs!

Leave a Reply